Amigos, tenho uma D40 com lentes Nikkor 18-55mm e Sigma 70-300mm. Gosto de fotografar mas ainda estou engatinhando nessa arte.
Quero fazer fotos num show (movimento, pouca luz) e só disponho dessas lentes. Como conseguir um bom resultado???
O ideal é não deixar a câmera decidir nada. A luz em show é muito pontual e alternada, nós temos que interpretar e fotometrar de acordo com a forma que queremos registrá-la, não dá pra relegar essa tarefa para a câmera.
Recomendo uma lida aqui (precisa de atualização, mas já dá uma ajuda):
É justamente isso q estou dizendo controle total pra cada cena e pra cada luz. Esse tipo de situação é o pior de todos possíveis pra deixar a câmera decidir qualquer coisa.
Como disse sou iniciante nessa arte e estou me preparando pra fazer um curso e me informar mais sobre o assunto. Gosto de fotografar, mas cada vez que venho aqui descubro que há uma longa estrada pela frente e é preciso começar, urgentemente, essa caminhada.
Desculpe, Leandro, havia entendido mal a sua colocação. Achei que vc estava valorizando o controle da velocidade (que de fato é o mais importante em espetáculos, pois lidamos com movimento) e deixando o controle de abrtura como algo menos importante. Mas lendo seu comentário em conjunto com a citação do Tiago, fica claro que vc está complementando a questão.
Wallentina, suas lentes são escuras para se trabalhar em low light. Um bom custo-benefício, para grande angular, é a Tamron 17-50mm 2.8 com motor de auto foco para a sua Nikon D40. Acho que usar iso 1600 na D40 vai granular bastante em low light. A Nikon D90 é show em iso 1600.
Minha pretensão é a D80 ou D90 mesmo, mas por enquanto tenho que me virar com a D40 e essas lentes que tenho. Tentarei fazer o melhor. Estou fazendo testes pra ver no que dá. Espero não fazer tão feio no show.