Vazaram os supostos specs da X-E5. Tem coisa que eu espero que seja verdade, e algumas que espero que não. Não vou colar aqui pois é bastante coisa.
https://www.fujirumors.com/leaked-fujifilm-x-e5-full-specs-and-price/
A coisa mais importante para mim:
- A first for X Series cameras, FUJIFILM X-E5 features a customizable Film Simulation dial. Neatly placed under the aluminum top-plate with a circular window providing an easy view of the active mode, the dial provides fast access to Fujifilm’s unique Film Simulation modes that deliver stunning results straight out of camera. Additionally, the dial has three customizable settings, which give users the option to create and save their own recipes for instant recall in the field.
Finalmente a Fuji pelo visto acordou e finalmente vai dar opção do usuário ter um color profile personalizado (film recipe) sem ter de ficar armazenando eles em uma custom slot do dial, o que nunca foi a finalidade deles. Isso (talvez) queira dizer que eles fizeram o que sempre falei para fazerem - criem alguns slots para film recipes dentro do próprio menu das film simulations da Fuji, e permitam que eles sejam selecionados como qualquer film simulation, em qualquer situação. Era o motivo que eu estava pensando em migrar para a Sony (além do AF melhor), pois era irônico que a Fuji, que foi quem inventou a onda dos film simulations, era a marca atualmente mais difícil de usar receitas criadas pelo usuário.
Sim, para quem só usa RAW e faz post processing, isso faz zero diferença. Eu mesmo já fui assim. Mas cada vez menos tenho tempo de ficar tratando RAW no computador, e alguns film recipes dão resultados muito melhores do que eu conseguia processando (atualmente uso uma receita de Portra 400 pra quase tudo, e fica incrível).
Agora as partes ruins:
- Tinha saído uma notícia que o EVF teria um upgrade para 3.69m pixels, mas nos specs consta 2.36m com 0,39" - ou seja, é o mesmo EVF de sempre, da X-E4, X-S20, X-T50.
- LCD com 1.04 milhões de pontos. Isso espero que seja erro de digitação, pois é uma resolução inferior à todos os últimos modelos da Fuji, não tem lógica alguma. Ao menos parece que vai vir com o mesmo mecanismo da X-T5, tilt 3-way.
- O principal problema: preço. 1600 dólares somente o corpo - são 100 dólares só à menos que a X-T5, que tem specs bem superiores (EVF maior e com mais resolução, weather sealing, LCD possível com mais resolução. Se fosse uma X-T5 em outro corpo, ok, mas é uma X-T50 em corpo rangefinder, talvez com LCD pior, somente com um film dial diferente, por 220 dólares a mais.