Pessoal, estou abrindo esse tópico para fazermos comparações sadias em razão das diferenças entre Full Frame e Cropadas.
Diferente do tópico já existente quero propor neste aqui, postar fotos de exemplos, não precisa ser obras de arte mostrando seus dons de artista, mas fotos que mostrem a capacidade do sensor. Que mostre as características que diferem uma FF de uma Crop, ou vice versa. Assim quem precisa de referencias, saber as diferenças entre sistemas podem vir aqui e ter exemplos visuais e práticos do que procura (ou não).
Vamos postar as imagens com informações básicas do EXIF (Câmera, lente, velocidade, abertura e ISO), e caso queira adicionar algum detalhe que contribua com a informação fique a vontade.
Vamos também postar as imagens com o mínimo possível de pós, e descrever o que foi feito, tipo: JPG direto da câmera, RAW com ajustes básicos do LR etc.
Quem postar fotos aqui deve estar ciente que a mesma estará livre para comentários, mas quem comentar por favor mantenha o respeito e a ética.
E para abrir o tópico vou postar uma foto. Cliquem com o botão direito em cima da imagem e cliquem em “ver imagem” para vê-la ampliada.
Pessoal, acho que ficou nas entrelinhas um detalhe que pode passar despercebido, a intenção não é fazer um pixel peeper com “crops” de comparações, até por que isso exige métodos distintos para ter uma veracidade confiável, Também não é preciso fazer Reviews dos dois sistemas.
A proposta é postar fotos cotidianas, uma retrato, uma paisagem, ou qualquer outra imagem que mostre na prática as características do sensor, o que vemos de verdade, a olho nu, sem crop.
A intenção é de comparar fotos de usuários diversos. Vemos muita gente querendo migrar de um para outro devido a insatisfação na qualidade das suas fotos, achando que comprar câmera x ou y vai melhorar, quando na verdade não conseguem aproveitar o que o seu equipamento lhe oferece. Muitas vezes a pessoa está descontente com sua câmera, quando na verdade é sua técnica que precisa de atenção.
A imagem que postei por exemplo, é uma imagem simples, feita com uma D7100, mas que na minha opinião mostra bem a retenção de detalhes na pele do rapaz, está sem crop e nenhuma manipulação, gostaria muito de ver por exemplo, uma imagem semelhante, feita com uma D800 que é uma câmera muito superior.
Muita gente defende Sistema X ou Y não é? Então.
Defensores do sistema FF mostre do que ele é capaz.
Defensores do sistema Crop mostre do que ele é capaz.
Vamos por ordem cronológica.
Nenhuma das minhas imagens recebe tratamento com mais nitidez, apenas ajustes de cor, contraste e níveis.
Logo que adquiri um pouco de conhecimento com a XTi (400D)
25mm| ƒ/10 | 1/100s | ISO 200 só tinha a 18-55, fungada ainda por cima…hehe…(e ainda dizem que ela não presta) :assobi:
Agora entrando na 5D…
Principal diferença notável aos olhos é a suavidade no desfoque que o FF causa. Feita com a 50mm 1.8 II
50mm | ƒ/2.8 | 1/500s | ISO 100
Se observar a suavidade que a 50mm causa em f/2.8 (FF) contra a 58mm em f/2 (APS-C) é absurdamente maior na lente usada na FF. Onde teoricamente deveria ser o contrário.
Eu acho difícil eu voltar por contra própria pro APS-C, embora tenha feito imagens que não dá pra dizer que foi feito com uma XTi velha o FF está me deixando babando a cada fotografia. Sem falar a limpeza da imagem mesmo com ISO alto o ruído é mais limpo e bonito que o sensor cropado. Talvez seja mais uma característica da minha FF.
Vendo algumas fotos FF, eu gostaria de poder ter um desfoque mais acentuado em grandes aberturas. Por exemplo, nessa foto aqui, o fundo até ficou um pouco desfocado (considerando um boto de 2 metros de altura fotografado com uma objetiva 35mm). Mas, pro geral (e pra minha habilidade fotográfica), uma câmera APS-C tá de bom tamanho.
Acredito que não, o golfinho tem 2 metros de altura e ele está com uma 35mm, uma FF não faria diferença ai, nem com ajuda divina ele desfocava essa foto, precisaria de uma tele bem aberta para conseguir um desfoque acentuado.
A sua é um retrato de busto, com uma 35mm rápida da pra desfocar legal o fundo.
Não acho que existam tantas diferenças assim entre FF e sensores menores, salvo diferenças de qualidade intrínsecas a cada sensor. Mas o fato de ser full frame por si só tem pouca influência.
A maior diferença de uma FF em relação a um sensor menor é poder usar lentes grande angulares com desfoque de fundo. Mas até isso está mudando atualmente.
Tenho uma 28mm f/1.8 na minha 5D, e consigo compor imagens onde incorporo muitos elementos na cena e ainda consigo um desfoque de fundo acentuado.
Por muito tempo isso era exclusivo das FF (e essa foi a minha maior motivação para adquirir uma 5D + uma 28mm/1.8), pois nunca existiu uma lente 17mm f/1.8 para APS-C, e se eu montasse uma 28mm em APS-C o ângulo de visão mudaria para 45mm equivalentes, bem mais fechado.
Porém, recentemente a Sigma passou a oferecer umas lentes para APS-C nunca vistas antes, como a 18-35 f/1.8. A partir daí eu vejo APS-C sendo bem mais vantajoso que FF, para meu uso particular.
Também tenho interesse nesta lente, atualmente já consigo me divertir com a 10-20mm 3.5 da Sigma, já dá pra brincar legal com desfoques, mesmo que não tão acentuados…