Esse aqui, é pra quem gosta de REBOBINAR filmes. Quando se pretende reaproveitar um filme original para rebobinar, é necessário cortar o filme com uma pequena sobra para prender nela o filme a ser rebobinado. Se essa sobra for muito curta, não vai ser possível fazer essa fixação com segurança. Se for muito longa, corre-se o risco de danificar o último fotograma do filme original.
Para resolver esse problema, criei um GABARITO de corte. Quando terminar de colocar o filme na espiral do tanque de revelação, encaixa-se o “cassette” no gabarito e pode-se então cortar rente com um estilete.
Até hoje ninguém me perguntou se eu vendia… Deixo o projeto no Printables em domínio público. Se algum amigo mostrar interesse e não tiver como ou quem imprima pra ele, terei prazer em presentear.
Essa iniciativa de deixar o projeto em dominio público para o benefício de outros é muito nobre
Eu mesmo já fiz uso destes projetos por 3 vezes. A primeira foi em um adaptador de filme 135 para utilizar em cameras 120. A segunda foi um parasol para visor traseiro de uma camera Sigma DP2M e finalmente uma trava quebrada para a tampa da bateria de uma Olympus E-M5 II.
Peguei o arquivo, levei em uma ‘gráfica’ e “Voalá”. Feito!
Já imprimi muitos projetos “baixados” também… O problema, é que volta e meia eu - chato que sou - acabo encontrando algum erro e reprojetando… O soft release da Nikon F2 foi assim. Acho que o cara não tinha um original na mão pra tirar as medidas. Como eu tinha, resolvi refazer tudo. O problema foi no dimensionamento da rosca. É um processo entre adivinhação e tentativa e erro pra acertar…