Galeria analógica

Uma recente. Filme Kodak High Definition 200, vencido há mais de uma década, conservado em freezer.
Negativo fotografado em copy stand e processado no RawTherapee

Para quem gosta em dezembro, aqui no Rio, tem o FCFA 2023 (Festival Carioca de Fotografia Analógica)

https://analogicodejaneiro.com.br/

Vinícola Concha y Toro - Olympus OM-1n - Zuiko 28mm f2.8 - Kodak Pro Image 100

Ilford MG FB print. Leica IIIf, Summaron 3.5cm 1:3.5, Ilford FP4+ 125 @ 100, PMK 1:2:100 8’30" 24ºC.
Leitz Focomat 1c, Schneider Componon-S 2.8/50, Ilford Multigrade developer.

Scan of 17.8x24cm Ilford MG FB print.
Leica IIIf, Summicron 5cm 1:2 collapsible, Ilford Pan 100, PMK 1:2:100 8’30" 24°C.
Leitz Focomat 1c, Schneider Componon-S 2.8/50, Ilford Multigrade.

Nikon F100 + Kodak Portra 160

Uma BEM antiga, de 1988. Escaneada recentemente, nem sei como as cores ainda estão tão intensas.
Filme Agfa Color 400, Camera Ricoh KR5, a lente eu não lembro.

E uma aqui com uma Olympus IS-3 e filme Agfa Optima 100, de 35mm para quem acha que filme é uma m…

Mais uma. Blue hour, filme Fuji Provia 100. Ricoh KR-5

Nem consigo mais me imaginar fotografando com filme, mas excelentes fotos aqui! :clap: :clap: :clap:

Não é complicado, mas hoje em dia é muito caro.
Minha sorte é que tenho um bom estoque e a revelação PB dá para fazer em casa numa boa.
É fácil encontrar quem faça a revelação de negativo C41. Mas filme positivo E6 está muito complicado, não vale mais a pena nem tentar aqui no Brasil, o custo é imenso e não confio mais em nenhum laboratório para isso.

Comprei recentemente alguns rolos de filme Ferrania P30 Alpha, devo usar na próxima viagem.

Óbvio que digital é muito mais fácil e prático, mas filme tem a sua graça. Não curto aquele visual tosco de filme vencido que a galera de hoje em dia adora. Para mim, se for gastar dinheiro e tempo com filme a foto tem que realmente valer a pena.

Devo reativar meu sistema de scanner de filme, só me falta a coragem de arrumar o meu laboratório (devidamente instalado em um quarto de empregada que perdeu essa função). Nesse meu “shack” trabalho com microeletrônica e com filmes.

Nikon F100 + Kodak Ektachrome E100

Paulo, Esse E100 é novo ?

Novo em que sentido?
Se for de revelação recente, eu fotografei em fevereiro de 2021. Essa foto é do mesmo filme das outras fotos que eu postei na página 112.
Se for em relação ao novo filme da Kodak, é sim. Este aqui:

https://www.bhphotovideo.com/c/product/274846-USA/Kodak_1884576_E100G_135_36_Ektachrome_Professional.html

Novo no sentido de “fresco”, fabricação recente… kkk

Aqui não tenho mais nenhum E6. Somente C41 e PB conservados em freezer a -20C

Ah, sim. Fotografei e revelei antes do vencimento (outubro de 2022). rsrs
Eu tenho ainda 5 filmes E6, todos vencidos, mas congelados em freezer antes do vencimento. 2 Velvia 100, 2 Provia 100F e 1 Velvia 50. Este último é o que está vencido há mais tempo (março 2018).
As fotos que eu postei do Portra 160 na página 112 foram feitas com o filme vencido há 6 anos, mas também congelado em freezer. Fotografei esse negativo superexpondo 1 ponto (como ISO 80), não só pelo fato de ter passado do prazo de validade, mas também porque o Portra 160 tem pouca faixa dinâmica nas sombras. Apesar disso, a imagens ficaram mais granuladas que um filme “fresco”.

Acho que já postei uma dessas em algum outro lugar por aqui. Mas está valendo.

Filme: meu último rolo de Agfa Ultra 50 , Camera Fujica GA645 Pro

1 curtida

Nikon F5
Fuji Superia 400

1 curtida

Algumas feitas com uma câmera Zeiss Super Ikonta 521, 6x6 Obj. Tessar 80mm, filme Ferrania P30, revelado em D76.

Digitalização por copy stand, Sony A6300, Macro 50mm F2.8 Minolta AF

2 curtidas

As variações de cinzas entre o branco e o preto (na foto 3 em particular) mostra ser um filme bastante honesto.

Bom saber de mais essa alternativa.

Exposição e revelação nominais?

1 curtida

Sim. Revelado com D76 Stock. O próximo será com HC110.
A câmera que estava com a objetiva mais ou menos…

1 curtida