Estava esses dias conversando com um pessoas em um chat de fotografia e lá pelas tanta entra um indivíduo pedindo ajuda … o povo estava de bom humor e perguntou o que era … olha a perguntinha dele:
-“Eu quero fotografar moda e modelos. Comprei uma Canon 20D com lente e quatro flashes da Atek de 400 watts com tripé e sombrinha. Pensei que pudesse aprender a usar sozinho, mas não estou conseguindo. Vocês poderiam me dar alguma dica ??? Não tenho tempo para fazer um curso de fotografia”.
Gente … esse é lado mais negro da fotografia digital !!!
Infelizmente é com esse tipo de porcaria que temos que conviver, oportunistas que mal sabem o que estão fazendo e acabam prejudicando todo o mercado fazendo com que os preços sejam jogados no chão por uma massa má qualificada.
No mercado de moda isso é ainda mais grave pois esse tipo de indivíduos não tem o menor conhecimento não só de fotografia como de moda (que é fundamental) e além de jogarem o preço no chão tiram completamente a credibilidade do mercado pois as modelos chegam com materiais mal feitos nas agências e são obrigadas a refazerem criando uma insegurança no mercado e uma imagem de mercado prostituído, moda e publicidade não são mercados para se partir sem conhecer detalhes sobre o mundo da moda e da publicidade, existem ramos que ética e conhecimento fotográfico são suficientes, já em outros o necessário não é a ética e sim um conhecimento específico sobre o ramo, o que os oportunistas não entendem e acabam prejudicando a vida de todo mundo, inclusive a deles.
É um tipo de tópico polêmico mas muito bem colocado Charles.