tenho visto algumas fotos de gotas de água (acho que o autor é Danilo H2O | Flickr) e fiquei maravilhado com a beleza que até então era desconhecida por mim. Tentei tirar fotos de água caindo da torneira e percebi que o negócio não é tão simples como eu imaginava. Gostaria de alguma dicas de como capturar as gotas em queda livre e a superfície de água se deformando. Minha máquina permite a velocidade de obturador de até 1/2000, ISO 400 e macro de até 2 cm. Também tenho um tripé. Obrigado.
Primeiro obrigado pelos elogios as minhas fotos. :thmbup:
Bom, como o Roberto já disse, a fórmula é simples: Flash + paciência. Todos os watershots desse set foram feitos com uma câmera e o seu flash embutido, a maioria com a Canon G5, algumas com uma Nikon D70.
O que eu faço é sempre sincronizar a velocidade do flash na maior velocidade, uso a câmera toda no manual, inclusive o foco. Eu foco a ponta de uma caneta, ou de uma faca mais ou menos aonde a gota vai cair (no caso de splashs), ou aonde quero que o foco esteja, uso quase sempre tripé e quando possível mudo as composições de fundo, etc… porque splash por splash todo mundo faz, o que dá o Q é o resto… composição, cores, corte, etc…
Agora, o negócio é experimentar e ter paciência, eu faço muitas fotos, mais muitas mesmo para uma ficar legal, apartir dai que começa a sair mais fotos interessantes.
Bom, se tiver dúvidas mais específicas é só perguntar.
vou pegar “emprestado” esse post pra tb elogiar suas fotos! Nunca tinha entrado em sua galeria (não tinha esse hábito, que agora percebi ser saudável) e gostei muito do seu trabalho. Parabéns!
vou pegar “emprestado” esse post pra tb elogiar suas fotos! Nunca tinha entrado em sua galeria (não tinha esse hábito, que agora percebi ser saudável) e gostei muito do seu trabalho. Parabéns!
Já bati mais de 100 fotos com foco manual (na ponta do lápis), abertura de f2.8 e obturador 1/100 a 1/500 e ISO variando de 64 a 400. Não estou conseguindo capturar a gota no momento certo. Devo confessar que é muuuuuiiiiiito difícil. Minha esposa já está reclamando que estou sujando a cozinha e o banheiro, sem falar na área de serviço (achei que luz natural fosse ajudar). Vou continuar tentando. Quando consegir uma gota decente eu a exponho a vocês.
Zyk,
Uma das tecnicas para os splashs e usar um flash externo e conttrolado de forma automática por um dispositivo de disparo, o evento que dispara o flash pode ser: o som, mudança no nivel da agua, interrupção de um feixe de laser etc…
Bom, da para fazer também disparar o flash na mão, manualmente.
Coloca a camera com um tempo de exposição alto (1s) e ajusta a abertura para a fotometria correta,
de preferencia, faça isso no escuro, coloque uma toneira para gotejar e tente disparar o flash no momente certo (um pouco antes da gota entrar no campo de visão da camera).
Melhor mesmo e se a camera tiver opção para disparador externo, assim pode sincronizar tudo conforme o evento desejado.
Na mão só com a camera, e quase impossivel conseguir uma foto boa.
Algumas fotos de splash e similares:
Gota pingando numa tampinha.
Bomboms, bateria e bola caindo
As fotos foram conseguido disparando um flash quando um feixe de laser era interrompido.
Acho que tem outros topico sobre o assunto.
Já bati mais de 100 fotos com foco manual (na ponta do lápis), abertura de f2.8 e obturador 1/100 a 1/500 e ISO variando de 64 a 400. Não estou conseguindo capturar a gota no momento certo. Devo confessar que é muuuuuiiiiiito difícil. Minha esposa já está reclamando que estou sujando a cozinha e o banheiro, sem falar na área de serviço (achei que luz natural fosse ajudar). Vou continuar tentando. Quando consegir uma gota decente eu a exponho a vocês.
Deixe o flash no manual, deixe a sincronização no máximo e apartir daí vá controlando pela abertura. Tenta fechar um pouco para ganhar DOF e assim conseguir mais detalhes da água.
O ISO sempre mantenha no mais baixo, na minha opinião, grãos em watershots são inaceitáveis, tiram toda a textura da água.
No mais, tente mesmo, você tem que bater a foto um momento antes da gota cair, eu começo batendo quando ela cai da torneira. Faço umas para ter como referência, se ela tiver atrasada, eu atraso nos próximos e vice-versa.