Grade dos terços no viewfinder da D5100

Amigos, bom dia…

Alguém sabe me dizer se é possível inserir a grade dos terços no visor Viewfinder da Nikon D5100? Alguém teria uma solução? Quase não uso o LCD, e perco muito tempo pra nivelar horizontes e tals…

Quem puder ajudar com dicas ou sugestões, seria ótimo.
Obrigado.

Ela não tem essa opção, nativamente. :frowning:
A dica é utilizar os pontos de foco para fazer o alinhamento. Claro que não é a mesma coisa, mas é uma referência.

:ok:

Outra opção seria trocar a tela de focagem, mas não sei se na D5100 isso é possível.

É o que eu faço.

Tem uma opção de trocar o espelho (ou os despolido, não me lembro mais). ‘Desvantagens’:

1. Não é barato.

2. Fica limitado apenas um ‘sistema de composição’, escolhido previamente.

Assim acabei descartando, e o que eu fiz:

Minha solução ‘tabajara’ foi imprimir algumas regras, visualizá-las no view finder, fazer a foto comparar com o fotografado (pois a cobertura da D5100 não é 100%) e marcar os pontos no protetor do LCD da câmera. :hysterical:

Como tempo até acostumei. Mas naquela revisão rápida, vejo se preciso fazer um acerto mais preciso.

http://www.katzeyeoptics.com/item--Nikon-D3100-D3200-D5100-Focusing-Screen--prod_D3100.html

Dá para pedir a grade dividindo em 3, mais outras opções. :ok:

A solução pra isso é aprender a compor a foto, se nao deu certo use o software da Nikon que vem no CD que ele ajusta o nivel do horizonte.