A pergunta parece besta, mas estou meio sem disposição pra gastar tanto (vulgo: sem dinheiro). Olhando meu computador aqui, tenho um SSD de 4 TB, 25% ocupado, um SSD de 2 TB, 70% ocupado e um HD de 2 TB, 85% ocupado. Tô pensando em trocar o HD de 2 TB por um de 8 TB, idealmente 7200 RPM. Seria principalmente pra guardar dados brutos de astrofoto por cerca de 5-6 anos. Claro que sempre tem como otimizar o espaço que tenho, mas não creio que eu consiga livrar nem 300 GB.
Tô pensando no Seagate Barracuda (5400 RPM, $110) mas estou aberto a outras opções confiáveis e não muito caras. Só WD é que estou fora.
Tenho 2 desse Seagate Barracuda de 8 TB. Nada a reclamar.
1 curtida
Felipe, eu tenho um pensamento de sempre que for possível, comprar dois Hds de 4tb do que apenas 1 de 8tb. O ideal mesmo seria você pegar os dois de 4tb e fazer um de backup do outro. Penso eu que, se acontecer algo com um HD desse tamanho, o estrago é imenso. E as empresas que restauram os arquivos cobram por tamanho. Não sei se serve pra você essa dica, mas eu tenho esse pensamento e graças a Deus até hoje não tive problemas.
Compro sempre da Seagate.
1 curtida
Hehe, mas eu preciso de 8 TB. Teria que comprar dois de 8 TB.
Meu PC tem slots pra dois NMVE e dois SATA. Um NMVE com Windows e versões finais das minhas imagens - é o único conteúdo que me traria real prejuízo se perdesse, e pro qual tenho backup; um NMVE com arquivos brutos de astronomia - Seria chato perder, mas não seria o fim do mundo; um SSD SATA com Linux, que só uso quando o Windows tá se compartando mal, e finalmente um HDD com fotos não astronômicas. Daí teria que manobrar meus sistemas operacionais pra um NMVE, o que é um problemão, porque o Windows é ciumento e detesta outro sistema no mesmo armazenamento.
1 curtida
@felipemendes, um backup na nuvem não resolve para você?
@Andre_Sena, um backup de 8 TB? Esses 8 TB seriam principalmente pra arquivos brutos. A intenção é usar os mesmos arquivos pra ir adicionando tempo de exposição ano a ano.
Eu tenho 11 TB no Backblaze (Computer Backup-single user)
No plano que uso do Backblaze não tem limite de armazenamento.
E se precisar recuperar muita coisa rápido tem a opção deles te enviarem um HD com seus dados.
1 curtida
O todo o meu backup no esquema 3-2-1 (3 cópias em 2 dispoitivos diferentes e 1 cópia off-site)
Eu tenho um DAS que é o armazenamento principal. um HD externo para backup do DAS e uma cópia off-site no Backblaze.
1 curtida
Ué, é simples… Se você tem 8TB de dados precisa de uma capacidade de backup de no minimo isso. Se vai custar caro ou não ou de que jeito vai distribuir os dados já é outra conversa.
Aqui tenho uma quantidade bem grande de material que tem que ter backup. Diversas máquinas virtuais, com tamanho médio de 40 GB cada. Tenho que manter uma versão zerada de cada MV, uma de uso e pelo menos DUAS de backup de cada uma. Isso fora 2TB de material fotográfico e muita coisa em documentos diversos, principalmente literatura técnica em PDF. No total, talvez uns 5 a 6 TB.
Optei por dispersar o backup. Não gosto da ideia de HDs muito grandes, tanto pelo custo quanto pela segurança menos. Tenho 2 Raids 1 de 4TB como massa de trabalho mas os backups são fracionados em HDs externos de 2TB, com 2 niveis de backup , ou seja, backup do backup. É um saco ter que lidar com pelo menos 8 hds externos mas me dá mais tranquilidade.
Aqui uso Mac, Linux e W10. Não quero nem vou usar W11 por diversos motivos que não vem ao caso.