Pois é… Todo tipo de equipamento é passível de falha, não importa qual. É bom ter isso em mente.
Os meus primeiros externos foram desses com cases genéricos e HD comum, alguns pifaram, problema na controladora do case.
Depois comprei 2 WD MyBook Studio de 1T, firewire+esata+usb2. Os HDs são os originais WD green e já tem mais de 5 anos, mas as duas fontes pifaram. Comprei outras genéricas e estão firmes e fortes já tem quase 2 anos. O terceiro WD, de 2T, tambem firewire/usb está beleza já tem 3 anos.
Já comentei dos Lacie uma vez, mas vale relembrar. Comprei 2 rugged, aqueles emborrachados cor de laranja, de 1T no exterior. Um veio pifado e consegui trocar na loja, por sorte. Continuam funcionando depois de um ano.
Dois meses atras comprei na FNAC numa baita queima de estoque dois Lacie dos de mesa, um de 2T e outro de 3T. O de 2T veio pifado ! Devolvi e estornaram a compra, beleza…
Dos baratinhos desses pequenos, tenho 5 deles, 3 Seagate de 1T, funcionando beleza depois de um ano, um Hitachi de 1T e um Toshiba de 1T. Todos funcionando perfeitamente depois de 1 ano. O Toshiba é lento que só…
Os únicos que tive problema e não foi uma vez só foi com os Samsung, perdi alguns deles, uns 3 anos atras. Tem gente que adora os Samsung, como já disseram é questão de sorte.
Minha recomendação é a de sempre. Compre DOIS externos. Uma amiga precisou de um backup uns meses atras, que estavam num hd externo e adivinhe… O danado pifou justamente quando ela precisou dele.