Bom dia Jefferson,
Agradeço pela resposta. Quanto as perguntas serei sincero em lhe dizer que sou muito iniciante nisso. Cai meio de gaiato e tô tentando entender mais ou menos para não pegar uma informação incoerente. Vou te falar mais detalhadamente o que tenho e meu objetivo para ver se consegue me ajudar.
Eu começo por tirar uma foto de uma fornada de pães de queijo, esses precisam ter um nível de douramento que segue um padrão de cores específicos contidos numa escalinha de cores(dessas parecidas com de loja de tinta, porém bem mais simples), que vai de 4 a 18 sempre andando de 2 em 2. Com tonalidades mais amarronzadas, lembrando tons de douramento em alimentos.
Na avaliação original um operador deve pegar cada amostra de pão de queijo e colocá-la ao lado dessa escala e escolher qual cor da escala melhor se encaixa na cor final do pão de queijo assado. Meu problema aqui é que cada operador tem um olho e uma avaliação diferente, e sendo minha faixa de aceitação de 6 a 12 na escala, corro o risco de ter aprovações ou reprovações quando os pães de queijo estiverem mais claro ou mais escuros, perto do limite
O uso do GIMP me ajudaria a padronizar essa avaliação de cores, independente do julgador, mas para isso a foto tem que ser tirada de tal maneira que reproduza as cores da fornada da maneira mais real possível e que seja comparável às cores da escalinha de referência.
Meu ponto era justamente esse, ao pegar as cores no histograma, deveria pegar os três canais seprados(R,G e B) ou o canal com as cores sobrepostas(RGB), os canais separados apresentam um desvio padrão menor( outro ponto, esse DP é relativo ao que?) enquanto no canal único tem um desvio padrão bruto.
No final das contas fico com medo de estar fazendo tempestade em copo d’agua pois a minha referência(escala de cores) tb estará na foto, justamente para evitar a variação de foto para foto.
Com relação ao ruído que tenho, pelo menos nas minhas avaliações de sistema de medição o a variação relativa as medidas desses canais são bem pequenos se comparados a todo o processo de tirar a foto, e a diferença entre as amostras numa mesma fornada.
A iluminação que uso é a incandescente, e ajustada manualmente na minha máquina.
Não sei se fui claro, ou talvez tenha até piorado hhahaha
De qualquer maneira agradeço a todos pela discussão que de uma forma ou outra me ajudou a abrir um pouco mais o raciocínio sobre como abordar isso tudo.
Léo