Boa tarde, meus caros! Desde já quero agradecer os que tiverem paciência para ler mais este iniciado no ramo.
Em 2015 um amigo trouxe uma Canon 70D dos EUA para mim. Há uns meses, comecei a usá-la por curiosidade e algumas fotografias para uns conhecidos. Alguém sugeriu que se eu fizesse álbuns, poderia ganhar dinheiro. Moro em uma cidade do interior de Minas Gerais e nada sei sobre o know how do mundo fotográfico. Meu primeiro passo foi pesquisar uma impressora. Nos fóruns gringos, a Canon Pixma Pro 100 é muito elogiada. Nos brasileiros, a Epson L800 tem o melhor custo-benefício. A pergunta é ingênua, mas é possível fazer álbuns e fotolivros como este da imagem a seguir com a Canon Pixma Pro 100? Caso contrário, que equipamento é necessário para quem quer fazer álbuns?
Tem que ter uma repetibilidade de cor com um gerenciamento minimo mantendo assim o padrão. sRGB 8 bits, qualquer Kalunga tem. Custo de impressão é o seu fator de decisão.
Veja os tamanhos que pretende fazer e descarte as impressoras que não te atendem
Se preocupe com capa, caixas e acessórios, aliás defina isto primeiro e depois corra atrás do equipamento de impressão
Spositom, obrigado pela resposta! Sou capaz de tirar as fotos e editá-las muito bem, mas não sei como transformá-las em um álbum físico. A capa, por exemplo, que equipamento faz isso? Outra coisa que eu gostaria muito de saber é se alguma das impressoras que citei consegue fazer um álbum como esse da imagem do tópico (com folhas duras). Aliás, qual impressora você recomendaria pra esse tipo de trabalho?
Boa tarde, Vangelismm! Obrigado pela resposta! A princípio os trabalhos serão mesmo esporádicos. Não entendi muito bem a parte de não ganhar dinheiro, mas sei que está relacionada com os custos de investimento e operação. Esse mercado é tão ruim assim? Investiria 2 mil na impressora (a Pixma Pro 100, por exemplo).
Se possível, você poderia relatar a sua experiência de como funciona esse mercado, tipo um cálculo que mostre os prós e contras de se ter uma impressora e porque não se ganha dinheiro com ela e as vantagens de se procurar uma empresa de álbuns. Sei que é pedir muito, mas realmente não sei nada do segmento
Ah, e essas impressoras que relatei no tópico principal conseguem fazer o álbum da imagem (com folhas duras)?
É por motivo comercial mesmo, mas já tem alguns fotógrafos a fazer álbuns na região
Esse é o problema, como novato não conheço o mercado (encadernadoras e gráficas). Parece que é mais vantagem optar por elas do que ter a impressora em casa, pelo jeito. Mas a qualidade delas seria boa igual a qualidade da impressão de uma Canon Pixma Pro 100? Porque no caso pra sobressair aos trabalhos que já são feitos na região, queria ter uma qualidade boa.
Ah, e você pode passar o contato dessa fornecedora que ofereceu o álbum mais barato que matéria prima ou é segredo de Estado?
Não querendo te desanimar.
Eu acho que esse mercado ta pior do que o de fotografia em si, da um put* trabalho, os insumos são caros, o lucro é bem pequeno, e fazer sozinho é bucha.