Pessoal, peço ajuda para quem utiliza impressoras Canon.
A algum tempo atrás participei de um tópico sobre impressoras aqui no MF onde falava do meu uso de uma Epson TX235W onde citava que pelo preço, atendia a expectativa, mas tinha minhas dúvidas em relação à fragilidade.
Bem, quebrou o tracionador da tal Epson e agora estou procurando outra impressora para substituí-la na função de impressora mesmo, já que como scanner ela continua funcionando perfeitamente e serve aos meus propósitos.
Meu uso principal é home-office com um fluxo as vezes razoavelmente grande, mas gosto de imprimir algumas fotos também. É primordial que a impressora aceite bulk-ink ou cartuchos recarregáveis.
Estou em dúvida entre a IX 6810 e a IP 8710. Ambas imprimem em A3+ e aparentemente são rápidas e mais resistentes que as impressoras mais baratas.
A IX 6810 usa 5 cartuchos (CMYK e preto pigmentado para texto). Para esta eu encontro bulk-ink com facilidade.
A IP 8710 usa 6 cartuchos (CMYK + cinza + preto pigmentado para texto). Para esta não existe bulk-ink, apenas cartuchos recarregáveis.
A questão é que acho que não terei paciência para cartuchos recarregáveis, que são pequenos e provavelmente vão durar no máximo uma dúzia de impressões em boa qualidade. Apenas optaria por ela se a qualidade em impressão fotográfica fosse substancialmente maior.
Alguém tem experiência com estas impressoras e poderia dar sua opinião ??
Em tempo, as impressoras Epson com tanque de tinta estão descartadas. Pelo mesmo preço de uma EPSON com 4 cartuchos e tanque de tinta, prefiro a IX 6810 com bulk-ink. E a EPSON com 6 cartuchos tem preço proibitivo para o meu uso. HP também não seria minha escolha já que vejo muitas críticas sobre a qualidade delas em impressão fotográfica.
Cara, não da pra ser feliz em tudo… com dizia Sartre, o problema é sempre a opção
Filosofia de boteco a parte, tenho um colormunk
O SFW dele é muito ruim, pro monitor instalei o Argyll+dispcalgui, só que para impressão tem muita documentação que estou tendo dificuldade em fazer funcionar, acho que ignorancia em informática e um pouco de falta de tempo
Ai, que entra a proposta indecente… vc me ajuda no procedimento e faço o perfilamento pra você
Eu uso a Pixma iX6510 (que já saiu de linha…), e a comprei após alguma pesquisa dessas impressoras de consumo para formato até A3+. O cartucho cinza existe para melhorar a qualidade da impressão em preto e branco, melhorando bastante os tons de cinza nas fotos. Nas fotos em cores não tem influência, segundo declarações na Internet. Como só imprimo em cores, esse cartucho extra é mais uma despesa de R$ 70 que dispenso…
Particularmente no seu caso (uso de tinta a granel), eu não teria dúvidas em comprar uma Epson com tanque de tinta (Ecotank): muito econômica e o sistema já vem de fábrica. A Canon só aceita bulk através de adaptação, se der alguma zica com os chips dos cartuchos adaptados (mantendo a info de tanque cheio permanentemente), adeus à impressora (avariou a minha e o reparo era quase o preço da nova).
Efilho, eu tinha uma TX235W com bulk que,pelo menos externamente, era idêntica a L200, a primeira das Epson com tanque. Usava no bulk tintas Epson e funcionava bem, ela parou por falha mecânica do tracionador de papel.
Minha experiência com bulk-ink é boa e não tenho nada contra. No escritório sempre usei impressoras com bulk sem problemas e tendo-se acesso a boas tintas, não vejo problema em usá-los. Eu estou achando estas EPSON um tanto quanto caras pelo que oferecem, e pior, pela estimativa de vida útil, já que existe grande quantidade de queixas em relação à durabilidade, pelo menos das mais baratas. Neste caso, por preços semelhantes, uma Canon com bulk parece ser muito superior do que uma Epson com tanque de fábrica.
spositon, não entendo absolutamente nada de perfilamento, mas posso tentar ajudar sim. Deixe-me apenas determinar que impressora vou comprar e falamos !!!
Felipe, boa pergunta, mas o fato é que eu pelo menos não encontrei bulk para a IP em nenhum lugar, e falando com as lojas que vendem este tipo de produto, todos disseram que não existe bulk para a IP, apenas cartuchos recarregáveis.
Quanto ao custo x benefício, a IX 6810 custa R$ 615,00 + R$ 150,00 do bulk, total R$ 765,00, mais ou menos o valor de uma L355.
Aí vai de cada um. Como sou fuçador e usuário de sistemas CSS a muito tempo, prefiro a IX que me parece ser superior em todos os aspectos. Tem mais resolução (9600dpi), o tamanho da gota de tinta é bem menor (1pl contra 3pl da Epson), imprime A3 e parece ser mais rápida. O porém é que vc vai ter um produto “adaptado” que vai exigir alguma manutenção periodicamente e em que a probabilidade de dar algo errado é maior.
Já se vc é do tipo que gosta de abrir a caixa e sair usando o produto, ou então precisa de uma multifuncional, aí então a melhor escolha é a Epson.
Como já falei, uso sistemas com bulk a vários anos tanto no escritório quanto em casa, portanto a adaptação para mim não é um problema. Acho que vou encomendar a IX hoje Depois posto minhas impressões.
Depois de muita pesquisa acabei optando pela IX6810. Motivos abaixo:
Em comparação com as Epson, o modelo equivalente em preço seria a L355.
Entre estas duas a Canon tem mais resolução (9600x2400 x 5760x1440) e o tamanho da gota de tinta é muito menor, 1pl contra 3.5pl da Epson. Pelo menos teoricamente, esta diferença impacta positivamente na qualidade da impressão. A favor da Epson, o fato de ser multifuncional e claro, já ter o tanque de fábrica.
Aí surgiu uma informação que considerei bastante importante. O sistema de impressão da Epson é piezoelétrico, e das Canon (e HP) é térmico. Também teoricamente e conforme relatos de vários técnicos das diversas lojas especializadas que consultei, o sistema térmico é bem menos propenso a entupimentos, que é o calcanhar de aquiles destas impressoras. Como minhas impressões serão eventuais e já sofri anteriormente com entupimento de cabeçote das minhas Epson anteriores, reforcei a opinião de descartar as impressoras Epson.
A outra opção era a IP8710. Também conversando com técnicos, é unanime a opinião de que não vale a pena a não ser que vc vá usar sempre cartuchos originais, pelo simples fato que não se encontra a tinta cinza a venda no Brasil, pelo menos não de boa qualidade.
O resultado final é que comprei a IX 6810. De forma complementar comprei um jogo de cartuchos recarregáveis (é possível recarregar os próprios cartuchos originais, mas preferi ter um jogo específico de recarregáveis), e tintas Sensient compradas no revendedor oficial da Sensient Formulabs.
Bom “fechamento” de história; nada pior do que sequência de posts só com “começo” e “meio”…
Essa área de impressão é curiosamente pouco tratada no nível de coisas acessíveis a amadores: normalmente só tem posts complicados sobre uso profissional, desestimulando quem quer ter seu “minilab caseiro” a preços razoáveis. Acho que o fórum está com boas informações para nós, práticas e bem comentadas…
A área de impressão e emolduramento (depois de impressa, vai pro álbum ou vai para parede) não é tratada de forma profissional ou complicada, é tratada de forma certa. As vezes acho que alguns colegas postam duvidas além de sua real necessidade e obviamente tem uma resposta mais aguda, só isso
Aqui por exemplo, o Alexandre pediu opinião sobre dois equipamentos e em nenhum momento foi aconselhado por um terceiro , a única coisa que comentei além disto foi uma troca de serviços para perfilar a impressora, isto pq num post antigo ele comentou interesse em fazer isso, nada mais
Veja o lado bom disto, ninguém nega informação, talvez ela não seja útil naquele momento mas o conhecimento foi oferecido e com um pusta atalho.