Impressoras Epson com tanque de fabrica .

Caros -

Resolvi escrever esse texto ; Devido a problemas causados por usuários dessa impressora “” com tanque de fabrica .

Muita das vezes a compra de uma impressora - começa pela necessidade e depois segue os demais quesitos que envolve a tão esperada ou sonhada impressora , . Passando esses anseios - começamos a usar , ver suas qualidade e depois - vem alguns probleminhas , algumas transtornos e por fim ; o “problemão” no equipamento … o que fazer !

Antes de tudo , tudo mesmo - antes de ligar , de por a tinta - Ler atentamente o manual . - É o certo ; Foi motivo de pesquisas - Que a maioria das pessoas que compram um determinado produto , não se atentam para o manual do USUÁRIO . Por fato de saber como funciona … e pronto !!

Sim e ai - vamos a causa ! ;

As impressoras com tanque de tinta - nada mais são que uma evolução dos modelos com cartucho , a própria Epson L800 - é muito similar a T50 - R290 ; não somente a mecânica , mas a eletrônica também - se observar o circuito eletrônico da Epson T50 e L800 são idênticos , o que difere é somente um único chip - até a conexão da placa identificadora dos cartuchos esta presente … o que muda é o Bulk e o O.S - e ai que esta a maioria das complicações …

O circuito e o O.S da impressora “sabe” que tem tinta suficiente - devido a informações passadas pelos cartuchos até um determinado chip - não tem nenhum sensor dentro do cartucho - ; tipo um boia ou qualquer outro meio de “ler” a tinta - mas o cartucho passa esse informação - tudo por lógica .

No sistema de Bulk ink ou tanque de tinta - essa informação é “compartilhada com o usuário” que terá que colocar toda a tinta que esta no refil , e depois acionar a rotina para fazer a carga do cartucho damper . Passando aproximadamente 20Min. a impressora estará apta a começar a fazer o seu trabalho - com isso inicia a contagem da capacidade do tanque …

_ Para que imprime pouco e deixa a impressora semanas sem usar : o maior problemas é a cabeça de impressão ficar com tinta por um logo período - ao começar usar a impressora , irá apresentar falhas de cores ou até mesmo borrão … isso porque a cabeça fica estacionada na unidade de limpeza - esse unidade tem uma espoja que absorve a tinta , que quando não é utilizada por um bom tempo , resseca embaixo da cabeça e deixa resido … por isso é aconselhável , pelo menos uma impressão por semana !!

Isso também é valido para impressoras que usam cartucho de impressão .

Para que usa constantemente - o maior problema ; é com o usuário :eek: :eek: :eek: . Vou explicar …

Ao começar a impressão - no firmware da impressora ; tem um famoso" contador de paginas e estimativas de tinta "… com o tempo de impressão - esses contadores é que vai disparar no gerenciador , junto com o controlador da impressora ( tanto faz se for no Windons ou OS-X ) -que a tinta esta acabando e tem que colocar mais tinta no tanque…

Muita das vezes a mensagem é repetida , mas o usuário cancela , ignora e continua a imprimir - por causa disso aparece bolhas de ar nas mangueiras, que depois vão para no cartucho damper. Ao repor a tinta - a impressora começa a apresentar falhas .
Por que aparece falhas ; devido ao ar acumulado no Damper - ao fazer a sucção da tinta pela cabeça ; essa bolha de ar - vai junto !

Outro problema muito comum nas impressoras “bulk-ink” : é entupimento na cabeça de impressão .

No manual do usuário - o fabricante “informa” que ; compre sempre suprimentos originais …

Isso porque há uma variedade de tintas de vários tipos para as impressoras e vários fabricantes de tintas : as principais tintas usadas na impressoras são : Corante e Pigmentada , há outras como ecosolvente , sublimatica … etc.

Quando a tinta original esta acabando , tem pessoas que faz a troca por uma tinta paralela - por ser mais barata ! - pode ser que tenha a característica e a mesma formula que a original , mas é de outro fabricante . Na mistura pode ocorre sedimentação e esses sedimentos podem ir até a cabeça , e posteriormente o entupimento . Na tentativa de remover o resido da cabeça de impressão - acaba por danificar e entupir de vez ou até mesmo estragando a cabeça - muito comum nas cabeças EPSON L355 e L365 e as outras com tecnologia DX5 .

Na semana passada - um colega trocou a tinta - colocando uma tinta paralela e não deu outra ; cabeça entupida , foi fazer a limpeza com solvente e acabou danificando de vez a cabeça de impressão , a tinta ficou pressa nos furos de passagem - quando foi aspirar , estragou !

Quando desmontei o cabeçote e fui ver a cabeça - ja era tarde …

A cabeça de cima - esta com afundamento nos orifícios do jato de tinta , a de baixo é uma cabeça NOVA … completamente plana e lisa !!

http://s12.postimg.org/n57yh5r25/EPS_1.jpg

MAURO

Olá!
Rapaiz não sei se entendi bem o que houve, mas parece que você não teve muita sorte com essa impressora. Desde o começo ela tem te dado problemas né?
A minha é com bulk adaptado e já faz quase 3 anos que uso ela e nunca me deu nenhum problema com as tintas. Único problema que tem dado é com os roletes, daí quase sempre as folhas passam direto sem imprimir nada.
Até mesmo já fiquei mais de uma semana sem imprimir nada e nunca entupiu os cabeçotes.

Danilo , bom dia !!

Muito pelo contrario - hoje todas as minhas impressoras são Epson : L355 , L800 , Artisan 730Wd ( multifuncional excelente - 6 cores ; igual a L800 - mas muito melhor , tem WIFI e Duplex ) , T1110 e estou esperando a SPh 1400 ( 6 cores A3+)

Comprei no ano passado a XP411 - adaptei com bulk ink … e depois comprei uma L355 (usada ) e depois uma L800 , troquei as XP411 - por L355 …

Fiz o tópico - justamente para alertar a forma de como as impressoras pode apresentar “defeitos” - mais esse defeitos nada mais são que originados pelos usuário que não sabem usar o sistema …

Faço impressão com tintas sublimatica , corante e pigmentada … todas elas funcionam muito bem…

Mas de uma hora pra outra - alguém chega e pergunta se funciona bem - digo “que são excelentes” , ai falam que tem uma Epson XXX - que não presta … e por ai vai !! - quando entende o que acontece - nada mais é um problema causado pelo usuário !!!

Ai um ou outro diz que - a dele deu problema , mas problema por que ??? - mal uso , ou por usar pouco , ou simplesmente por uso indevido … como os que relatei …

Bacana teu depoimento Mauro.
É de experiências assim que um usuário mais incauto ou novato precisa.
:ok:

Acho que entendi agora!

Como eu disse em outra ocasião: Não troco nunca mais a Epson por HP. De longe é melhor, mesmo sem o bulk.

Sou muito mais Epson. Claro que vai do uso de cada um, mas acho que de modo geral Epson é a melhor :slight_smile:

Ja testei HP, Epson e Lexmark. Canon eu já vi funcionando mas isso faz muitos anos. Pelo menos aquele modelo eu também não gostei.

:ok: :ok: :ok:

Muito obrigado …

Olhem o que acontece com as mangueiras … depois de 1 ano de uso - com tinta paralela ( pigmentada ) …

http://s27.postimg.org/acwh9x877/Man_epson.jpg

Solução ???- Trocar mangueiras e os Dampers - se possível lavar bem o tanque !!

http://s10.postimg.org/iedlff3eh/Tan_epson.jpg

Tanque limpo .

MAURO

Mas qual marca de tinta da tinta “paralela” voce usava?

Na boa a tinta bulk da Epson é tão barata e dura tanto que acho uma besteira usar tinta paralela vagabunda.

Exatamente isso - a tinta Epson é muito barata - pela qualidade !

Danilo - eu sempre compro a tinta Epson , até a pigmenta e sublimatica ( é a mais cara delas - 250ml custa 72 reais ) … hora ou outra , tem uns colegas que sabe que uso Epson - e dai ligam pedido pra ver a impressora deles … !!!

Mas essa tinta é só para impressoras que tem o bulk de fabrica né?

Não somente - mas para as outras com bulk genérico !

Há vários fabricantes vendendo tinta inktec como se fosse a original , assim como tintas BM … envasadas em recipientes menores ( de 100 a 250ml ) - mas na verdade é tinta que nem sabe de onde vem - sem nenhuma procederia- há tintas que vem da China que são excelentes , assim como as tintas da Malásia !

Abrs.

Ahhh simm valeuu!!
Eu gosto muito das que eu compro genéricas, mas se caso houvesse da Epson…

Ousam essa :

Vendi minha impressora L1300 - funcionando perfeitamente bem ( e ainda com WIFI - conseguir um AP com barramento usb e servidor de impressão embutido ) - no dia que entreguei ao comprador - mostrei funcionando - Fiz varias impressão - desde 4x6" até o tamanho de 1000mm por 420mm ( 1m X 42cm ) - tudo 100% …

Tirei um relatório do firmware - pra mostrar que tudo estva ok …

Travei o tanque com fita para evitar que não virasse , fechei válvula do tanque e coloquei a proteção dos suspiros … expliquei tudo , o por que fazer isso e quando for usar - destravar o tanque , liberar a torneira do tanque e por fim … instalar no Windows e usar …

Quando foi dois dias depois - o cara me liga - informou que a impressora estava com problema -

fui até la pra ver o que era… : O defeito … falha de impressão ! … os suspiros estava fechados … os damper estavam sem tinta … eu disso o que aconteceu … perguntei - leu o manual ???- NÂO .

Tirei a proteção da cabeça , liberei os suspiros … desmontei os damper , coloquei a seringa - aspirei o vácuo , para a tinta preencher todo o damper , montei tudo e dei uma puxada pelo duto do coletor para a cabeça ficar sem ar … mandei imprimir … tudo ok … não cobrei pela manutenção corretiva !!

Essa semana - outra ligação - não esta imprimindo !!! - começou a ficar chato — fui até lá !
quando vi a impressão : cores estavam “erradas” … quando olhei pro tanque - as mangueiras estavam com cores muito estranha .

Perguntei o que aconteceu - o funcionário dele carregou com tinta … quando fui ver a tinta - um tal de tinta premium ink … fui ver mais ainda - Pigmentada para HP …

Perguntei pra ele , você sabe que tipo de tinta é essa e qual impressora se usa essa tinta - a resposta foi uma HP pro 476dw … expliquei pra ele que tem vários tipos de tinta - e vários fabricantes … ele disse que sempre usou e que nunca teve problema – um detalhe … lá tem um plotter A0 - com a cabeça entupida !!!

Fui até esse colega que vendi - e disse a ele - Cara vai me desculpando - eu te vendi uma impressora excelente , pena que não é aprova de burrice … - te devolvo o dinheiro e levo a impressora - a gente não perde a amizade por causa disso - espero que não … ele ficou perguntado o porque – eu não disse mais nada !!

Trouxe minha impressora - desmonte e fui limpar todo o sistema …

Abrs.

Mauro

Essa história vai longe ainda… hehehhe

Acho que é tipo um pessoal que usava uma impressora com bulk adaptado na minha cidade. Vc tinha que ver a nojeira que estavam os redor da impressora. Eu já fiz umas melecas na parede com a tinta do dispenser, mas nem se compara a daquela loja… Mas fazer o que né?

Danilo - Eu sei como é …

O local é uma gráfica rápida e trabalham com banners e outdoor - o escritório é uma belezura inigualável , mas onde estão os plotters e as impressoras - esta uma sujeirada danada - nos fundo da casa … até sugerir pra gente fechar um contrato de manutenção - a maioria dos plotter estão com cartuchos recarregáveis (HP) e funcionando com as tampas abertas -… tem um outro que o bulk esta colado ao lado com cola - ao invés de usarem fita dupla face de alta de alta capacidade !!! as mangueiras amarradas com elástico látex …
só vendo mesmo - o cara ganha a grana e não faz uma manutenção - somente quando o equipamento quebra !! :aua: :aua: :aua: :aua:

MAURO

Aqui a impressora fica ou ficava atrás do balcão de atendimento a vista de qualquer um. Acho que eles tinham impressora nos fundos também. Mas se a visível é daquele jeito, imagina as la dos fundos. Deve ser igual a que vc falou ou até pior hehehhe

Pessoal, boa tarde.

Desenterrando esse tópico pra perguntar: Alguém tem experiência com a Epson L-375? É boa para impressão fotográfica?

Obrigado! :ok:

Eu tenho a L355 que é praticamente a mesma coisa. Uso quase que diariamente na impressão de documentos, já imprimi centenas de fotos 15x10 que usando um bom papel é um espetáculo pelo preço! Já vai dar quase 2 anos de uso funcionando perfeitamente, as fotos estão naqueles quadros de vários retratos de parede, toma sol e não desbotou.