Hoje tivemos um concerto em Jundiaí-SP, onde toquei com o Quinta Essentia Quarteto. Tínhamos uma fotógrafa conosco, que foi contratada para fotografar o concerto.
Pois bem, já passados 15 minutos do início do concerto, chega um fotojornalista e uma jornalista com ele, fazendo barulho e com o equipamento na bolsa. O cara fica em pé, na frente do público, enquanto tira a lente da bolsa e coloca na baioneta.
Depois de tudo ajeitado, começa a fotografar, mas tinha que mostrar que a camera dele fazia mais disparos que uma metralhadora. Fez umas 40 fotos em menos de 10 segundos, e vi que ele saiu do campo de minha visão indo para o canto do palco. Eu tinha certeza que ele iria subir no palco, já fiquei pensando em parar o concerto para ensinar boas maneiras para o cara, mas depois de alguns segundos ele passou na frente do palco. Tudo isso acontecia enquanto tocávamos, não havia o que fazer.
Pois bem, ele trocou de lado no teatro, quando chegou perto de nossa fotógrafa, e fez mais uns disparos “à la oriente médio”. Logo em seguida, algum funcionário do teatro chega para o ogro, quero dizer, fotógrafo, e pede para ele se retirar.
A jornalista que tava com ele, enquanto isso, tentava anotar algo em seu bloco de notas. O casal parecia a bela e a fera. Ele saiu do teatro, expulso, mas depois de poucos minutos volta para chamar sua companheira de trabalho, que sai em seguida.
Fica aqui minha indignação. O fotógrafo não pode roubar a cena, deve apenas registrá-la. Se não sabe ser discreto, não deve fotografar espetáculos. Se não tiver lentes claras, não deve nem tentar fotografar eventos desse tipo. Se não sabe acertar a foto de primeira, nem deveria ser fotojornalista; fazer 10 fotos por segundo não vai melhorar a qualidade de suas fotos, só vai aumentar o trabalho de editá-las depois.
Já passei por uma situação parecida com um cinegrafista da rede globo em Juiz de Fora (acho que foi ainda pior), embora tenha ficado indignado, eu não estava no palco.
Segue uma foto do espetáculo, feita pela Carol Zaine, nossa acessora de imprensa e fotógrafa.
http://forum.brfoto.com.br/uploads/monthly_05_2010/post-66-1272829499.jpg