A ideia eh postar 1 foto pos post onde vc mostra uma foto que vc goste mas que nao seja sua. E junto deve conter um comentario seu sobre a imagem (Comentario sobre a imagem e nao elogios e nem “eu acho o cachorro na foto bonitinho”).
A proposta eh praticar um olhar analítico sobre fotografia. De preferencia no aspecto artistico, criativo, estetico ou historico.
Claro que o aspecto tecnico pode ser abordado tambem, de preferencia quando se trata de uma tecnica diferente, de outra epoca ou outroprocesso, ou que faca parte da analise artistica e criativa.
E nao esqueca dos devidos creditos.
PS: Nao precisa ser nada muito profundo ou filosofico que nao aquiser. Basta ser a sua visao e opiniao que o faz gostar da imagem.
Eu comeco!
Raymond Depardon - New York East Side, 1981
Nessa foto eh gosto da ideia de exclusao que ela representa, da crianca na periferia separada (excluida) do glamuroso simbolo de poder e riqueza, como se os muros mostrassem que o acesso ao outro lado eh limitado e de certa forma privilegioso, enquando a pessoa que esta de fora fica so tentando observar e admirar o “espetaculo do poder financeiro”.
Eh como se revelasse o lado feio da beleza, ou o angulo desfavoravel daquelo que se assume belo.
Tambem acho esteticamente interessabte a tonalidade do predio do meio (famoso mas nao sei o nome) que eh mais claro do que a dos predias em volta, dando um certo destaque a ele, e combinando com o portao escuro aos lados e branco no centro, onde a crianda negra se desta com o contrate.
Tambem achei a cena descentralizada interessante por reduzir a presenca e importancia do simbolo financeiro e tornar a cena como um todo mais passiva inclusive da crianca.
Gosto muito dessa imagem pela situação e idéia geral que ela me passa. Foi feita por Peixoto em meados de 2003, quando o governo apresentou uma abertura de empregos para Garis no RJ, centenas(ou até milhares) de pessoas se acotovelavam no sambodromo para fazer as inscriçoes, muitas delas com ensino superior.
A força que a imagem me passa é que no Primeiro plano vemos um ser humano segurando uma carteira de trabalho, mostrando que pode, que tem o DIREITO a trabalhar, e no outro lado da grade, o policial, representado pelo ESTADO, fazendo o gesto de “Nao posso fazer nada”. Uma imagem que choca, que mostra a realidade do povo brasileiro
A denúncia à desumanização do índio é uma constante no trabalho de Claudia Andujar. Como ninguém ela transmite a situação de “estrangeiro” do índio nas terras que ocupam ancestralmente.
Usando um interessante fonte de luz e uma super-exposição, o garoto Yanomami toma certo ar de extraterrestre, dentro de sua própria oca.
A intencao do fotografo nao eh fazer criticas mas apenas evidenciar e explorar tal evidencia da imagem da mulher objeto.
O aspecto manequim da mulher que tem a sua individualidade e personalidade escondida, e nessa foto ele deixa isso evidente cobrindo o olhar da madelo.
Tambem na exploracao da imagem sexual pelas poses e o tom feticheiro do destaque de acessorios e objetos.
Eu acho que esse estilo de fotografia que Glenn O’Brien descreve como “high glamour photo fiction”, interessante por usar da linguagem e cultura publicitaria de maneira explicita e nao da forma implicita que a publicidade costuma explorar. Em outras palavras, uma boa evidencia da cultura midiatica/publicitaria dos ultimos 20 ou 30 anos.
Gosto da e dos elementos naturais e do caminho se distanciando que se torna convidativo a cena que, apesar de cliche, eh um estimulante ao meu instinto de liberdade junto com o espaco aberto e caminho livre, exploracao de novos territorios e retorno ao “natural”.
Só a título de curiosidade… a foto postada por i9forex foi tirada durante a construção do Empire State Building por volta de 1931, o mesmo edifício que o CRIOX postou em sua primeira foto. O fotografo que cobriu esta mega construção foi o Lewis Hine. A foto mostra como os trabalhadores daquela época corriam riscos, por não terem o mínimo de segurança. Mostra como a necessidade levaram aqueles homens a enfrentarem tantos perigos para terem seus empregos numa época em que os EUA passava por uma grande crise econômica. É incrível como eles encararam com tanta naturalidade o perigo como se estivessem sentados num banco na praça.
Isso acontece, das pessoas encarar com naturalidade certos abusos e perigos pq osmeio esta acostumado a encarar como natural. E os poucos que criticam dizendo que nao se submete a tal coisa acabam sendo julgados como se estivessem com frescura, desculpapara nao trabalhar, corpo mole, etc.
Olhamos para fotos como essa e pensamos olha que absurdo era no passado mas nao param para olhar em volta e ver que ainda temos muitos abusos e absurdos hoje em dia. Diferentes, ou menos, mas ainda tem bastante.
Foi de certeza…
Há uma foto na sequencia dela… em que estão dormindo a sesta… na mesma viga… onde isso fica clarissimo…
Mas é como voce diz…
A foto foi encenada para dramatizar … MAS TUDO AQUILO ACONTECIA… .e provavelmente mais… no dia dia…
Houvesse um olho gigante gravando cada minuto… e as fotos loucas que não haveriam…
Ela usa manequins com quem ela posa juto para fazer fotos de familia e cotidiano. Ela diz fazer isso como uma resposta a pergunta que todos fazem a ela: “Pq vc ainda nao casou?”.
Eu gosto da forma que ela mostra essa idealisacao da familia ideal e estilo de vida familiar meio que imposto culturalmente, e que ela retrata de forma interessante nas fotos.