Indique uma foto que vc gosta e que nao seja sua... (com analises)

A ideia eh postar 1 foto pos post onde vc mostra uma foto que vc goste mas que nao seja sua. E junto deve conter um comentario seu sobre a imagem (Comentario sobre a imagem e nao elogios e nem “eu acho o cachorro na foto bonitinho”).

A proposta eh praticar um olhar analítico sobre fotografia. De preferencia no aspecto artistico, criativo, estetico ou historico.
Claro que o aspecto tecnico pode ser abordado tambem, de preferencia quando se trata de uma tecnica diferente, de outra epoca ou outroprocesso, ou que faca parte da analise artistica e criativa.

E nao esqueca dos devidos creditos.

PS: Nao precisa ser nada muito profundo ou filosofico que nao aquiser. Basta ser a sua visao e opiniao que o faz gostar da imagem.

Eu comeco!

Raymond Depardon - New York East Side, 1981

Nessa foto eh gosto da ideia de exclusao que ela representa, da crianca na periferia separada (excluida) do glamuroso simbolo de poder e riqueza, como se os muros mostrassem que o acesso ao outro lado eh limitado e de certa forma privilegioso, enquando a pessoa que esta de fora fica so tentando observar e admirar o “espetaculo do poder financeiro”.

Eh como se revelasse o lado feio da beleza, ou o angulo desfavoravel daquelo que se assume belo.

Tambem acho esteticamente interessabte a tonalidade do predio do meio (famoso mas nao sei o nome) que eh mais claro do que a dos predias em volta, dando um certo destaque a ele, e combinando com o portao escuro aos lados e branco no centro, onde a crianda negra se desta com o contrate.

Tambem achei a cena descentralizada interessante por reduzir a presenca e importancia do simbolo financeiro e tornar a cena como um todo mais passiva inclusive da crianca.

O prédio ao centro é o Empire State Building!

Bom, vamos la

Fotografia: Domingos Peixoto

https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1069828_257883414378990_1882117540_n.jpg

Gosto muito dessa imagem pela situação e idéia geral que ela me passa. Foi feita por Peixoto em meados de 2003, quando o governo apresentou uma abertura de empregos para Garis no RJ, centenas(ou até milhares) de pessoas se acotovelavam no sambodromo para fazer as inscriçoes, muitas delas com ensino superior.

A força que a imagem me passa é que no Primeiro plano vemos um ser humano segurando uma carteira de trabalho, mostrando que pode, que tem o DIREITO a trabalhar, e no outro lado da grade, o policial, representado pelo ESTADO, fazendo o gesto de “Nao posso fazer nada”. Uma imagem que choca, que mostra a realidade do povo brasileiro

Fotografia: Claudia Andujar

http://www.riomaisbarato.com.br/wp-content/uploads/2013/03/yanomani-claudia-andujar-o-abrigo-e-o-terreno.jpg

A denúncia à desumanização do índio é uma constante no trabalho de Claudia Andujar. Como ninguém ela transmite a situação de “estrangeiro” do índio nas terras que ocupam ancestralmente.

Usando um interessante fonte de luz e uma super-exposição, o garoto Yanomami toma certo ar de extraterrestre, dentro de sua própria oca.

Há muitas fotos na mente… pensando num tema assim.
Mas tendo que escolher uma… fico com esta que há muitos anos tenho pendurada na sala…

[img=The Original Construction Guys: Lunch Atop A Skyscraper]


[/img]

Uma foto de Brian Finke na qual, penso eu, sobram comentários.

Chas Ray Krider

A intencao do fotografo nao eh fazer criticas mas apenas evidenciar e explorar tal evidencia da imagem da mulher objeto.

O aspecto manequim da mulher que tem a sua individualidade e personalidade escondida, e nessa foto ele deixa isso evidente cobrindo o olhar da madelo.

Tambem na exploracao da imagem sexual pelas poses e o tom feticheiro do destaque de acessorios e objetos.

Eu acho que esse estilo de fotografia que Glenn O’Brien descreve como “high glamour photo fiction”, interessante por usar da linguagem e cultura publicitaria de maneira explicita e nao da forma implicita que a publicidade costuma explorar. Em outras palavras, uma boa evidencia da cultura midiatica/publicitaria dos ultimos 20 ou 30 anos.

Essa foto é animal!!! Clássica, intrigante e até horripilante! :ok:

Distant Horizons por Dirk Kultus

Gosto da e dos elementos naturais e do caminho se distanciando que se torna convidativo a cena que, apesar de cliche, eh um estimulante ao meu instinto de liberdade junto com o espaco aberto e caminho livre, exploracao de novos territorios e retorno ao “natural”.

Só a título de curiosidade… a foto postada por i9forex foi tirada durante a construção do Empire State Building por volta de 1931, o mesmo edifício que o CRIOX postou em sua primeira foto. O fotografo que cobriu esta mega construção foi o Lewis Hine. A foto mostra como os trabalhadores daquela época corriam riscos, por não terem o mínimo de segurança. Mostra como a necessidade levaram aqueles homens a enfrentarem tantos perigos para terem seus empregos numa época em que os EUA passava por uma grande crise econômica. É incrível como eles encararam com tanta naturalidade o perigo como se estivessem sentados num banco na praça.

E pelo que ouvi falar foi uma foto encenada. Não que isso diminua de alguma forma a beleza e importancia da foto. Só uma curiosidade mesmo.

Vou pensar em alguma foto e volto depois.

Isso acontece, das pessoas encarar com naturalidade certos abusos e perigos pq osmeio esta acostumado a encarar como natural. E os poucos que criticam dizendo que nao se submete a tal coisa acabam sendo julgados como se estivessem com frescura, desculpapara nao trabalhar, corpo mole, etc.

Olhamos para fotos como essa e pensamos olha que absurdo era no passado mas nao param para olhar em volta e ver que ainda temos muitos abusos e absurdos hoje em dia. Diferentes, ou menos, mas ainda tem bastante.

Foi de certeza…
Há uma foto na sequencia dela… em que estão dormindo a sesta… na mesma viga… onde isso fica clarissimo…

Mas é como voce diz…
A foto foi encenada para dramatizar … MAS TUDO AQUILO ACONTECIA… .e provavelmente mais… no dia dia…
Houvesse um olho gigante gravando cada minuto… e as fotos loucas que não haveriam…

http://laurobarbosa.com/wp-content/uploads/2008/12/foto-da-catedral-com-o-barba-rala-em-cima-da-cruz.jpg

Adoro essa foto. Ela é do meu primeiro chefe, Kenji Ueta, com quem aprendi a fotografia.
Gosto dela, porque ela é historicamente importante para a minha cidade, retrata o momento em que foi instalada a cruz da Catedral de Maringá (Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória – Wikipédia, a enciclopédia livre).

Além disso, chama a atenção a insanidade do sujeito, em pé num espacinho desses a 124m do chão…

SNME, foi feita numa Linhoff de chapa. A foto foi feita de longe e depois recortada apenas essa parte.

tópico difícil de responder ein.
existem muuuuitos clássicos que eu poderia por aqui que todos conhecemos e admiramos,mas…

vou destacar o trabalho de um americano que mora no méxico.
adoro as fotos desse cara.

facebook

duas em especial

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t31/q71/s720x720/1397650_475424305898909_1083457143_o.jpg

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/68435_310921255682549_1077325474_n.jpg

adoro a luz desse lugar :ok:

Muito lindas… a 2.º uma maravilha

Suzanne Heintz

http://cdn.twentytwowords.com/wp-content/uploads/67421c0d578eedbf45016a0866dcf986.jpg

Ela usa manequins com quem ela posa juto para fazer fotos de familia e cotidiano. Ela diz fazer isso como uma resposta a pergunta que todos fazem a ela: “Pq vc ainda nao casou?”.

Eu gosto da forma que ela mostra essa idealisacao da familia ideal e estilo de vida familiar meio que imposto culturalmente, e que ela retrata de forma interessante nas fotos.

i9Forex,

Cara, essa foto da frio na barriga!!!

Max Dupain ~ The apotheosis of man,1936

Gosto da foto por retratar nao somente o nivel de desenvolvimento humano mas tambem o da propria foto atravez dos efeitos de manipulacao.

Fazer isto em 1936… é obra!

Pois eh, australianos pareciam ter uma tendencia e preferencia pela manipulacao antes dos demais fotografos.