Iniciando em Fotojornalismo...

Boa noite a todos,

bom, como já citado aqui no fórum, estou iniciando agora na fotografia, e uma das áreas que irei “seguir” será fotojornalismo (urbana, foto policial, politica…)

Gostaria de saber de quem trabalha na área ou tem uma certa experiencia na área, como eu poderia INICIAR na área, tenho uma canon t2i e uma lente 55-200…Minha dúvida é de como devo iniciar nesse seguimento, se devo simplesmente sair pelas ruas com o equipamento e buscar boas fotos desse tipo, ou correr atras de informações de protestos, escândalos e etc, e ir correr atras de chegar no lugar certo e na hora certa…!?

Pelo menos não é uma área muito disputada, visto ao ibope que deu o tópico hahaha

cara exatamente o contrario, fotojornalista nao tem tempo pra nada de nunca vem em forum, eu pelo menos nao lembro de ter visto nenhum por aqui, o pessoal aqui eh mais ligado a estudio, e fotografia criativa, still, o resto sao amadores que nem eu. acho que o negocio eh ir aos eventos com a sua camera e ir falando com o pessoal pra fazer um networking, tenta conhecer o pessoal das agencias de noticias e outros fotografos, comece com eventos pequenos e essas coisas…

Oi Diogo, sou repórter fotográfico e atualmente estou tentando outros segmentos da fotografia, mas vamos ao que interessa:

A primeira coisa que você deve ter consciência é que realmente você irá doar boa parte da sua vida, e claro, tempo pra registrar os acontecimentos de sua cidade e cidades vizinhas, você está preparado pra isso?
Fotojornalista não tem vida e seria muito bom você encarar já essa realidade. Já te falo que não é nada fácil.

O mais positivo é que você clica em diversas situações de luz (dia, noite, luz-sombra, lâmpadas e locais diversos) e também em diferentes segmentos da fotografia (retrato, shows, teatro, esporte, etc). Sem querer polemizar, mas é como ser um “rato” da fotografia, no bom e mal sentido (ágil, ligado, ver com antecedência oportunidades, marginalizado por alguns e respeitado por outros).
E importante, NUNCA se esqueça que fotojornalismo é em primeiro lugar INFORMAÇÃO e a arte ou seja lá o que for vem depois.

Muitos acabam se especializando em determinadas linhas editoriais, como política, cultura, dinheiro, social, policial e por ai vai. Mas o veículo que você trabalhar irá determinar e muito o caminho que vc irá percorrer fotografando. Conheço muitos fotógrafos de REVISTA que acabaram se especializando em retrato e ensaios, enquanto outros de JORNAL ficam quase sempre na rua e ou sede do veículo, geralmente pra descarregar.

Crie um portfólio com esses segmentos que te apontei acima, saiba o que está acontecendo ou o que irá acontecer em sua cidade e se programe pra ir lá fotografar. Clique lugares turísticos, pessoas, bichos, discussões na rua, desfiles, pegue esse material e apresente a alguém de um bom veículo, seja cara de pau e boa sorte.

Outra coisa, trate de comprar uma grande angular 18-55 / 17-55 / 18-135 pq vc irá utilizá-la em 80% ou mais em suas fotos.
Esse negócio de ouvir uma notícia e sair correndo pra ir lá fotografar, na minha modéstia opinião, não funciona. Vc irá se esgotar, perder a paciência e se encher de fazer isso. Agora se for um acontecimento perto de sua casa ai é diferente. Mas se concentre e diversifique suas fotos. O que um editor quer é variedade de assuntos.
Pra começar essa correria de ir atrás do acontecimento, deixe pra quando estiver trabalhando e com um motorista pra te levar, porque no caminho a única coisa que vc tem que pensar é na foto, estar com a sua câmera pronta e já em mãos e contar com os imprevistos. É um mantra.

Sou Repórter Fotográfico, o que posso te dizer é que alem do que já foi dito, o fotojornalismo é muito difícil, você precisa estar antenado com os acontecimentos, ter um bom olho fotográfico para registrar aquele momento e o que está acontecendo ao redor, pois muitas vezes você estará numa pauta e acontece algo diferente, o que chamamos “a pauta virou” .

Discordo de que não adianta você ouvir a notícia e sair correndo para registrá-la, mais ainda por você não ter portifolio e também isso ajudará a treinar o olhar e até memso se chegar e ver que já há repórteres ergistrando, se enturmar e conhecer as pessoas do meio. Quando estiver numa agência ou veículo, você estará pautado para fazer aquele registro, o que não significa dizer que se você se deparar com algo inesperado, não deva fazer, muito pelo contrário, tem que fazer.

Seria bom você fazer um curso específico em fotojornalismo

Quanto a equipamento, como você irá fotografar em diferentes condições de luz, tempo e lugares, ter objetivas de lentes claras é impresindível, um bom “enxoval” de objetivas como: 24-70mm, f2.8, 50mm f1.8 e 70-20mm f2.8 e se puder 2 corpos de cameras, já está de bom tamanho. Quanto a fazer esportes, será necessário ter no mínimo um 300 f2.8 ou mais, por exemplo uma 70-200mm no campo de futebol, fica no meio do camiho, não chega ao outro lado do campo, um tele-converter 2x pode ajudar, mas perderá 2 pontos de luz, saiba disto!

Ter o notebook e internet 3G móvel, alem de claro o lightroom ou o ps. E estar disposto a carregar este peso todo, o dia todo, hehehe!

Quanto a fazer um portifólio, penso que deva ter no máx 30 fotos impressas de cotidiano, polícia, personalidades, autorais, viajens, espetáculos etc, sempre digo que é bom você, além de ler o jornal ou a revista, fazer um portifolio como a estrutura do jornal e de revista, isto acaba facilitando o caminho para você seguir, as fotos do final da pasta doportifolio, deve constar as fotos autorais. Tenha em mente que estas fotos, não devem conter tratamentos que as deixam artificiais, como hdr, muito sharpen, adulterar (retirar ou colocar) objetos da foto.
Espero ter contribuído, abs

muito bons os cometários… esclarecedores.

Bem legal o tópico, não sabia que haviam fotojornalistas aqui no forum (:

Ricardo, o meu argumento foi baseado no fato que o Diogo está começando a fotografar e querendo ingressar na profissão. Não discordo absolutamente em nada do que vc disse, só tentei ser pé no chão, mas também acredito que cada um tem a sua realidade.
Por exemplo, quando eu fotografava pro jornal eu trabalhava com um equipamento que considero bem sólido pra atuar na profissão: Nikon 300D com grip, Flash SB 900, objetivas 17-55 (2.8) e 70-200 VRII (2.8), não tinha do que reclamar. Agora, se o veículo não ceder esse equipamento pro cara (coisa que geralmente não o fazem), será que o cara aguenta bancar todo esse investimento pra começar??? Eu não. Não sei o Diogo.
Agora que eu possuo o MEU humilde e suado equipamento (veja descrição abaixo) ví que mesmo com uma lente do “kit” dá pra se virar. Já a questão da 2a câmera, eu tb acho pra INÍCIO desnecessário (a não ser que o cara tenha mais grana AINDA sobrando), sei que com o tempo a pessoa irá sentir essa necessidade e também irá se preparar para adquirir tal “segurança”.

Sobre o fato de correr atrás da notícia: se o cara puder atravessar uma cidade como São Paulo, tem tempo, disposição e grana pra bancar táxi ou gasolina, estacionamento e quem sabe algumas multas, acho mais é que tem que ir mesmo. Fiz muito isso, me rendeu muitas fotos legais, consegui conversar com caras de vários veículos (Agência Estado, Folha, TV Record e Isto É), me deu a visão sobre a correria pra se conseguir uma boa imagem (Protesto contra a Guerra no Iraque, Morte do Mário Covas no Hospital das Clínicas, entrevistas com várias personalidades), e me rendeu algumas fotos pra portfolio. Mas não foram só essas que me garantiram um emprego tenho certeza.
A “pegada” o cara só adquiri no cotidiano, tendo o peso do equipamento no pescoço e da responsabilidade nas costas. Alguns macetes de posicionamento no carro (repórter fotográfico SEMPRE na frente com câmera ligada e jornalista SEMPRE atrás). A cordialidade e a falta dela numa coletiva de imprensa etc.
Agora no meu caso, eram “eventos” e geralmente tinham data e hora pra começar, então eu conseguia me programar pois meu trabalho me impossibilitava de sair correndo atrás de fotos de última hora, mas repito, cada um tem a sua realidade. O importante é mostrar variedade e tb ter cara-de-pau.
As dicas do Ricardo são fundamentais, e vai depender de cada um pra chegar lá. Espero ter ajudado.

Desculpe, quis dizer Nikon D300 e não 300D

Zaca, não sei se já nos encontramos em alguma pauta pela cidade de SAMPA, mas seria um prazer nos encontrarmos e bater um bom papo.

Até concordo que eu, digamos, super-dimensionei o equipamento necessário, mas é que se sente falta no dia-a-dia sem estes. Claro que com a lente do kit e até mesmo uma 70-300mm 4.5-5.6 dá pra se virar e começar, eu mesmo comecei assim! Como vc disse cada sabe onde aperta o calo!

Agora não aconselho o colega Diogo a sair de táxi, pois mesmo que publicar a foto, não irá compensar e até mesmo de carro, o ideal seria de moto, mas também não se pode levar a ferro e fogo estas sugestões, pois cada um sabe ou saberá o que é melhor.

Bem acho que ele já tem uma ideia formada sobre a profissão, agora é deixar ele “voar” e se precisar de algumas dicas, estaremos aqui para isso.

Forte Abraço

Aos interessados, domingo (01/04) acontecerá uma manifestação - com concentração em frente ao cemitério da Consolação às 11:30 - sobre a ditadura no Brasil.

http://www.brasildefato.com.br/node/9160

Caro Diogo Ribeiro, tenho 24 anos de fotojornalismo aqui no interior da Bahia mais precisamente na cidade de Eunápolis vizinho a Porto Seguro e posso lhe garantir que não é mole esqueça os compromissos sociais o encontro com a namorada e vc deve estar atento todo o tempo para não perder as boas fotos que o dia a dia oferece.
Quanto ao equipamento esta sua lente ai quase não vai te servir pra nada vc precisa urgente de pelo menos uma 18-135.
Eu tenho uma 40D + Grip, com quase 40 mil clicks com uma objetiva EF-S 18-135mm, um Flash 580EX II, Battery Pack Canon para o Flash
Bolsa Lowe Pro própria para equipamento fotográfico e com compartimento para meu Macbook Pro 13.3 - i5 com 8Gb de memoria e um iPad 2 3G este é meu kit básico além de outros acessórios como carregadores baterias extras e por ai vai.

Olho vivo parceiro e bola pra frente que atráz vem gente.

Gostei muito das opiniões e sugestões, e acima de tudo conhecer um pouco da experiência de cada um.

Legal saber o equip. e o dia-a-dia de um fotojornalista. Aqui sempre se fala em still, pos-produçao, lentes,… . Sempre bom dar uma variada nos assuntos.

Uma boa foto, de um fotojornalista em sampa, por quanto tao pagando? Alguem sabe informar? Isso me lembrou Peter Parker ( homem-aranha ) negociando suas fotos com o editor do jornal. :smiley:

Muito bom. Sou jornalista e pretendia entrar nesse ramo, também. Gostei demais das dicas.

Pois é, estão faltando relatos dessa parte. :assobi: kkkkk

Mas é sério. Qual a paga? Essa correria toda que não permite vida social, esse negócio de a empresa não fornecer equipamento e vc ter de investir em tudo (assim como nos demais ramos da fotografia)…penso que a recompensa seja no mínimo razoável a ponto de valer a pena, não?

Ou estou sendo muito inocente?

A camera sem problemas , mas essa lente ai NÃO vai te ajudar em nada , te sugiro uma 28-105 , 24-120 , 24-70 … se a camera for full frame … ( sou totalmente analfabeto em termos de canon ) ou o equivalente , como 17-70 , 16-80 , 16-55

Voce está enganado até quanto à duvida .
Se ofereça como foca ( free lancer ) em jornais e revistas .
Se voce tiver tarimba ( força de vontade , carisma , desenvoltura , agilidade ) obterá seus resultados . A partir deles voce poderá conseguir um emprego .
Quanto à ir atrás disso ou daquilo , um fotojornalista tem de estar com sua camera até mesmo quando vai tomar banho .

Lhe desejo boa sorte e sucesso .
Um abraço
Björn

Mas qual é a paga, gente?

Investimento em equipamento, vida social aniquilada, corre pra cá e pra lá, gastos e desgastes.

Tudo isso pra ganhar aproximadamente quanto? A resposta é desanimadora?

Estou no primeiro semestre de Jornalismo e cogito algumas áreas de trabalho. Fotojornalismo é algo que chama minha atenção (uma das coisas pelas que me interesso).

Mas se for esse martírio que estão falando aí pra no final do mês ganhar mixaria, eu tô fora…