Na verdade vc nao esta fotografando de graca, vc esta fazendo uma troca pq existe uma demanda de ambos os lados. Vc quer o filho das pessoas para fotografar e as pessoas querem fotos ser gastar dinheiro. Ou seja, no lugar de dinheiro vc aceita criancas e com elas vc investe em pratica e portfolio. Quando ja nao precisar mais vc para de cobrar criancas e comeca a cobrar dinheiro. E eh muito melhor vc pagar com fotos a um casal qualquer do que pagar com dinheiro a uma agencia de modelos por exemplo. Degraca eh quando uma das partes nao recebe nada em troca o que nao eh o seu caso.
Nao ha mal nenhum em nao cobrar mesmo quando o fotografo eh bom e so faz por prazer, como um hobby de final de semana. Se vc pensa que fotografia eh um hobby caro, tenta velejar por exemplo para vc ver o que eh gastar dinheiro. As pessoas sao livres para cobrar ou dar de graca o que quiserem como tambem em aceitar a receber de graca ou pagar pelo o que quiserem. O que promove isso que eh chamado de “banalizacao” nao sao as pessoas mas sim tecnologias que dao acesso a mais pessoas a fotografar com menor custo e facilitar a entrada de mais pessoas no mercado. E tecnologia eh para isso mesmo, fazer com que mais pessoas usufluam e usem como quiser.
Quanto a trabalhar com fotografia, todo mundo comeca cobrando um valor menor e vai aumentando o valor de acordo com os investimentos, experiencias e demanda. Bom marketing e qualidade ajuda a atrair demanda, tendo demanda vc pode dispensar aqueles que nao querem pagar o preco. Tendo qualidade vc pode cobrar mais do que os competidores com menos qualidade. E para tudo isso eh preciso muita pratica e se precisar comecar a fotografar de graca mesmo.
Mas algo que muitos, ou quase todos que querem entrar no mercado da fotografia, esquecem eh de que experiencia visual tambem eh muito importante. Tao importante quanto a pratica. Para falar a verdade, mesmo que vc domine a pratica mas sem uma experiencia visual boa nas artes visuais vc se torna apenas boa no quesito tecnico e nao no quesito de qualidade artistico visual. Por outro lado, quando mais experiencia e estudo em artes visuais, quando vc for entrar na pratica a tendencia eh que vc consiga com muito mais facilidade e velocidade fazer fotos com qualidade. Infelizmente a maioria dos fotografos de hoje nao pensam nisso, nao ecelentes guru nos quesitos tecnicos, altamente informados sobre tecnologia, qualidade e desvantagens de cameras e acessorios, etc, mas na hora de fotografar, mesmo fotografando tudo dentro das “regras” e normas o resultado eh aquele “Meh”. E vc pode ver que fotografos que tem um background nas artes visuais antes de entrar na fotografia, quando entran na fotografia ja comecam melhor do que muitos que estao ha anos praticando, mesmo tendo muito menos experiencia.
Eu mesmo estou mais ou menos 3 anos fotografando ou 4 ja nao sei. Antes disso eu apenas fotografei com cameras de bolso por mais ou menos 1 ano. E antes disso eu apenas fotografava as baladas que eu ia com meu celular para poder relembrar quando eu estivesse sobrio. Metade das fotos que estao nomeu portfolio sao de mais ou menos 1 ou 2 anos depois que comecei a fotografar. Depois comecei a fotografar mais com filme e outros temas e nao mais fashion, erotico e nu somente. E com frequencia aparecem fotografos com o dobro de anos de experiencia com fotografia, me elogiando como se eu tivesse decadas de experiencia. E eu nunca fui em um workshop. Mas o que eu tenho de vantagem que esses nao tem sao os anos de experiencia em estudo de artes visuais e experiencia em artes visuais.
E eu estou dizendo tudo isso para te convencer que mais importante do que praticar por si so eh ser aprendiz de algum outro fotografo, sendo assistente, vendo como ele trabalha, observando os criterios de qualidade (comercial ou artistico), etc. Ou seja, ganhando experiencia visual, de qualidade artistica ou comercial, usando as artes visuais como referencia (escultura, pinturas, etc), e por ai vai.