Amigos,
Alguem sabe como inserir a data na foto ? Tenho uma camera que não faz isto e existem algumas fotos onde gostaria de ter esta informação. Pode ser usando o Photoshop ou o GIMP. ???
Amigos,
Alguem sabe como inserir a data na foto ? Tenho uma camera que não faz isto e existem algumas fotos onde gostaria de ter esta informação. Pode ser usando o Photoshop ou o GIMP. ???
Use a ferramenta de texto no PhotoShop ou no Gimp…
Pictus, é um auto retrato?
Desculpem se me expressei mal, o que estou querendo é uma forma de se extrair do EXIF automaticamente. Algo do tipo script.
Deu para perceber como sou bom desenhista/retratista ;D
Você consegue isso com script em ambiente GNU/Linux; penso que o utilizando o convert, um programa de linha de comando. Não sei por que nunca fiz. Você também pode procurar utilitários de linha de comando que extraiam as informações EXIF, e usá-los em shell script BASH.
bahh
me senti um completo analfabeto tecnológico agora :hysterical: :hysterical:
não entendi bulhufas.
E por incrível que pareça, estava justamente pensando nessa possibilidade hoje. Com a minha outra câmera (sony t-5) você configura nela mesmo se quer que saia IMPRESSO nas fotos a data ou não. Já procurei na minha DSLR e naõ encontrei esse recurso. Para fotos de família é bem útil, daqui a alguns anos saber quando foi tirado a foto (principalmente para acompanhamento do crescimento das crianças). Acho que tratar em software se for uma foto descompromissada é meio sacal.
Abraços
em tempo: sinistro aquele desenho ali em cima hein?? :hysterical: :hysterical:
Não, provavelmente você não é um analfabeto tecnológico. Fique tranquilo! O que eu falei é bem específico mesmo. Eu não entrei em detalhes porque estou aperreado com meu tempo escasso, então eu deixei as palavrinhas para quem se interessar em pesquisá-las.
Para usar as soluções que comecei a propor, é preciso aprender um pouco de programação de computadores e a linguagem de programação de scripts chamada BASH. Por favor, use a Wikipédia e o Google para ir aprendendo mais. Se vir que as coisas só se complicam, deixe de lado, pode ser que não seja uma pesquisa que valha a pena pra você. Mas se for lhe interessando, pode ir me perguntando coisas mais específicas, com links, e talvez eu tenha como lhe ajudar.
Para usar as soluções que comecei a propor, também será preciso estar familiarizado com um ambiente GNU/Linux. Entenda-se: usar uma distribuição Linux. Eu sugiro o Ubuntu.
Acho que tratar em software se for uma foto descompromissada é meio sacal.
Pode ser, principalmente se o tratamento for para cada foto individualizada. Mas o que estou propondo é a construção de um script (programa) que adicione as marcas em lote. Por favor, não deixe de observar que softwares (com interface gráfica em janelas) que fazem isso já existem e talvez possam ser gratuitos, encontrados em sites tais como o Baixaki e o Superdownloads (para executar Windows principalmente). Talvez também exista plugin para Gimp, não sei.
Eu estou realmente aperreado com o tempo, senão eu iria lhe dar o resultado de algumas pesquisas.
Alexandre, assim como você o tempo também não está me permitindo fazer muitas pesquisas. de qualquer forma é bom saber que existe determinada alternativa para esse “problema”.
Qualquer hora retorno nesse tópico.
Obrigado pela dica.
Abraços
Você pode usar o convert sem necessariamente ter de programar um script em BASH. Scripts possibilitam automatizar atividades, só isso. Você pode simplesmente aprender a passar os parâmetros para o convert, na linha de comando, para cada foto. Talvez um único comando faça o que você queira. Pesquise pelo menos sobre “usar o convert para editar imagens”.
Exemplo de um comando qualquer passado ao convert:
convert -resize 640x480 -colors 14 splash.png splash.xpm && gzip splash.xpm
Isso é o que se chama uma “linha de comando”. O software convert não tem janela. Não sei se tem versão para Windows.
Comece lendo: .
Apareceu uma janela no meu tempo aqui. Tive de parar o que estava fazendo no desktop para permitir outra pessoa usá-lo. Então, agora que estou no notebook da minha irmã, aproveitei e comecei a pesquisar as questões relacionadas a EXIF e marca d’água. Os melhores resultados eu obtive quando usei no Google essas quatro chaves de pesquisa:
[ol]-
watermark exif
watermark exif gimp
watermark exif bash
watermark exif python
[/ol]
Marca d’água automatizada, a partir do EXIF — os achados mais interessantes
- código de script em Bash.
- código em linguagem de programação PHP. Muito complicado! Coloco aqui apenas a título de curiosidade e de registro. Afinal, ele pode servir a alguém que pesquise o assunto na Internet chegue a esta mensagem.
- código em Python. Não o julgo menos atrativo do que o código em Bash. Pelo contrário. É apenas diferente. É outro estilo. São outras ferramentas. Usar Python, facilmente pode vir a ser uma opção muito melhor do que usar Bash; vai depender do objetivo que tem. Veja outros Python para manipulação do EXIF.
- esse tutorial, parece-me, abrange apenas a alteração dos dados EXIF de uma imagem particular, com Gimp. Não o li com cuidado, só muito ligeiramente.
Software com interface gráfica (janelas)
Uma opção de software pago que despertou minha curiosidade foi o , quando olhei o screenshot. Ele parece caro, pois existem as seguintes aplicações gratuitas: , (online), (software livre, código aberto), . Mas eu não verifiquei se cada um desses programas é capaz de fazer a mesma coisa. Vejo (pelas screenshots) que o WatermarkV2, por exemplo, pode não fazer o aproveitamento das informações EXIF, e servir somente para inserir uma marca d’água a partir de uma imagem.
Alteraração dos dados EXIF
No meio dessa pesquisa toda, uma utilidade relevante para a alteração em lote dos dados EXIF de uma coleção de fotos. Eu nunca tinha imaginado tal necessidade profissional. Quanto ao software para isso, já vi que as do Marcelo Rodrigo poderão ajudar. Inclusive ele estava procurando (2010) solução para Ubuntu, não sei se encontrou. Deve ter encontrado. Tem a dica do Gimp acima. que o INFANVIEW é outra opção gratuita; juntamente com o , para Mac. Segundo edsouza.net (), um dos melhores programas grátis para visualizar dados do EXIF é o .