Nos dias de hoje é impossível ficar sem as redes sociais (tanto para uso próprio quanto para divulgação do trabalho).
Entretanto, essas redes tiram muito a qualidade da foto original.
A minha duvida é: Como vocês contornam isso?
Tem algum tamanho (pixel x pixel) ideal para instagram e facebook (talvez algum preset)?
Desculpe a essa for a área errada, mas foi a que achei mais condizente com o tema.
Eu não vejo muito isso, eu acho que ficam boas (talvez não 100%, mas eu acho muito boas) pelo menos nas minhas fotos, se não me engano tem um campo pra escolher postar na qualidade melhor, eu posto sempre 1800x1200 e ficam boas, na vertical perde um pouco qualidade quando visualizado no preview, mas se colocar pra ver em tela cheia normalmente fica melhor… o meu é Redirecting...
Quanto ao IG perde mais qualidade que o face (inclusive tem um topico falando sobre isso, alias, deve ter alguns já…), no meu ver, mas acho que os dois são interessantes pra portifolio mais para facilitar a visualização nessas redes, oq não dispensa um site legal para apresentar melhor o seu trabalho
Estou sem acesso aqui no trabalho, mas chegando em casa, vou ver.
Já tive problemas com fotos escuras (paisagens noturnas). Ficou bem ruim mesmo, sem definição e cheio de ruído. Geralmente posto em 800x533, será isso?
Interessante esses links que o C. Ferrari passou, depois vou experimentar subir uma foto em 2048px pra ver se vai ficar melhor…
Não sei oq algumas pessoas fazem, eu sempre passo p/ o cliente a versão para web em 1800x1200, e a grande maioria quando posta fica bem ruim a qualidade, não sei se é por que postam do celular, ou oq seja, mas de modo geral é difícil quem sobe com uma qualidade boa, mas, quando publico nessa resolução, pelo menos pra mim, fica muito bom, sinceramente quase imperceptível, ainda mais a ponto de achar que vai prejudicar a visualização do meu trabalho pela qualidade que está…
Peguei uma foto que esta no face e dei um crop 100% ao lado da original que tinha aqui, tem diferença, claro, mas pra mim eh imperceptível a ponto de ser prejudicial:
Acrescentando um comparativo igual, mas com o instagram (tb uso em 1800x1200), sinceramente… tem diferença, se é prejudicial, eu acho que não… nem um pouco…
Sim, sempre 1800x1200, mando a foto para meu e-mail e publico pelo celular (nem sei se tem a possibilidade de postar no IG pela web), ja no face eu só posto pelo computador, a não ser quando compartilho alguma foto do IG, ai é pelo celular…
Fiz os testes exportando em 100% de qualidade nos tamanhos 960 e 1080 px e obtive tamanhos de 0,35 e 1,3 MB respectivamente e percebi diferença entre as fotos mas qualquer um de olho normal não treinado vai achar igual.
A foto com contraste “acizentado” está no tamanho menor…
São links que existem tem um tempão e a galera não conhece… nada melhor que a configuração pra postar direto de quem criou o sistema, não é mesmo?
O problema ainda é o Share do Instagram… No insta posto em 1080x1080 sempre, mas quando faço o share pro FB a qualidade fica uma porcaria. Acredito que o Insta faça um resize que não é aproveitado pelo FB… Mas isso deve mudar logo, agora que liberaram pra pessoas normais fazerem anúncio (que são bem caros por sinal, gastei 65 pilas já).
Fiz um tete aqui, postei facebook algumas imagens, nos tamanhos:
720x480
800x533
1200x800
2048x1365
3000x2000
O resultado de todas (com exceção da 3000x2000) foi como do do exemplo que postei acima, estando ou não nas medidas indicadas no link a perda de qualidade é mínima (claro que quanto menor a foto mais evidente fica, mas mesmo assim não é gritante), então pelo menos pelo que pude perceber, na prática, na minha opinião, tanto faz o tamanho que vc posta a foto, contanto que deixe o campo de “Alta qualidade” selecionado…
No caso da 3000x2000 o FB reduziu a foto para 2048x1365, mas, manteve a qualidade como seu eu ja tivesse postado em 2048x1365, com uma perda mínima
Olá!
É interessante o assunto do tópico, mas achei que estava falando sobre os resultados em divulgar o trabalho por lá. :no:
Sobre o assunto em questão, de início eu ficava preocupado com isso, com a qualidade reduzida, no entanto, acho que para as pessoas que estão super acostumadas em colocar qualquer foto de qualidade super reduzida de selfs de celular, acho que nem vai notar a qualidade reduzida das fotos que postamos por divulgação.
Agora sobre resultados, mesmo com minha página no facebook, fazendo promoções, postando em horários estratégicos, em classificados (no facebook) e não sei la mais o que, até hoje eu só consegui fechar 2 trabalhos via Facebook e todos eles foram para pessoas conhecidas e nem foram fotos e sim cartões de visita. Olha que já faz anos que tento fazer a coisa funcionar, mas nunca deu muito certo. :no:
Como a outra imagem que peguei era de qualidade baixa feita com uma gopro2 eu fiz outro comparativo de uma foto postada no Instagram (com filtro) e a versão dela original:
Leo, eu gosto muito do seu trabalho. Nas fotos de studio vejo que vc mantem como padrão a velocidade 1/200 e variando os outros parametros. Existe um motivo especial ou é só prá não ficar mexendo na configuração ?