Instagram e viagens: mais do mesmo

[vimeo]https://vimeo.com/253334732[/vimeo]

Vídeo de .

Nossa! Deu trabalho!!!
Mas faz pensar… né?!

Muito bom!

Vai ao encontro de algo que tenho percebido, a cada dia temos uma cultura global mais presente, ou seja, as pessoas estão consumindo, ouvindo, vestindo, comendo, se entretendo, com as mesmas coisas. A população está se tornando cada vez mais homogênea.

Nessas a gente vê como o olhar fotográfico faz diferença. Mesmo com a massificação da fotografia, fotos diferentes ainda se destacam visto a maioria esmagadora de fotos “iguais”.

Cara, será? Para mim parece o contrário, com a globalização das informações, a diversidade de gostos, ideias e opiniões, parece cada vez mais ampla, ainda que claro, a “massa” caia na vala comum das coisas - sem ser preconceituoso, cada um faça o que lhe aprouver.

Inicialmente eu também tinha esta impressão porém acredito que era pelo fato de analisar uma sociedade apenas localmente. Uma pequena cidade interiorana brasileira, por exemplo, certamente é mais heterogênea culturalmente hoje do que há 50 anos atrás, pois há acesso a informações e tendências mundiais e a diversidade se torna maior naquele local onde muitas “culturas” são importadas através das mídias e espalhadas pelo mundo. Porém se analisarmos de maneira global, a diferença de um jovem de uma pequena cidade interiorana brasileira para um jovem de uma pequena cidade chinesa, por exemplo, nunca foi menor. Não é improvável que estes assistam às mesmas sérias de televisão, ou ouçam as mesmas músicas, etc.

Verdade.

Simplesmente incrível!

Muito bacana! Apenas com imagens nos faz refletir.

Com relação ao tema da globalização que acaba surgindo, particularmente vejo os dois lados: só há toda essa padronização das coisas graças ao maior acesso que temos hoje; este mesmo acesso nos permite ir além das coisas triviais, vai de cada um buscar o que lhe interessa.

Muito bom! Podia ter um desse na versão “fotógrafo profissional”, rsrs