Interpolação em RAW

Gurizada.

É senso comum por aqui que, em JPG ou TIFF, uma boa maneira de interpolar é em varios passos de pequenos aumentos, pois isso dá um resultado melhor do que em um único passo grande.

Dá pra fazer essa interpolação no conversor (Bibble, por exemplo)? Alguma dica? Ou dá no mesmo que eu converter no tamanho original e dai interpolar no TIFF?

Agradeço as respostas. :slight_smile:

Até onde eu sei interpolar em RAW é coisa só para Fuji usando o
no caso dos outros conversores a interpolação não tem nada de especial, vc
vai conseguir melhores resultados gravando em TIFF e interpolando com
ou com o

Resposta eu não tenho… mas posso tentar dar uma raciocinada…

Teoricamente convertendo o RAW vc ainda pode conseguir alguma vantagem na interpolação na hora do demosaico… Mas acho creio que exista um ponto máximo de interpolação com esse ganho de vantagem. Depois disso acho que a melhor solução seria interpolar ou com bicubic de 10 em 10% ou então com logarítimos alternativos como o do genuine fractals…

É senso comum por aqui que, em JPG ou TIFF, uma boa maneira de interpolar é em varios passos de pequenos aumentos, pois isso dá um resultado melhor do que em um único passo grande.
Nem sempre. Já fiz alguns testes, e em alguns casos, é melhor interpolar direto para o tamanho desejado. Não cheguei a reparar se isso acontece em casos específicos, pois o teste foi feito com imagens aleatórias.

Acho que as recomendações do Pictus dão conta do recado. Já usei e gostei dos dois.

Obrigado!

Mas o Genuine Fractals e o PhotoZoom não são free né?

(essa ampliação é por trabalho… por isso finalmente resolvi fazer essa pergunta que há dias já me encucava)

Nem sempre. Já fiz alguns testes, e em alguns casos, é melhor interpolar direto para o tamanho desejado. Não cheguei a reparar se isso acontece em casos específicos, pois o teste foi feito com imagens aleatórias.

Acho que as recomendações do Pictus dão conta do recado. Já usei e gostei dos dois.

Fábio, vc é um dissonante… :stuck_out_tongue:

Valeu a dica!

Eu interpolo preferencialmente na conversão.

Eu interpolo preferencialmente na conversão.
Pois é, Ivan, é o que queria (quero) tentar, mesmo que só pra ver no que dá.

Mas daí que veio a pergunta inicial. Digamos que preciso fazer uma imagem 200% do que é originalmente. Interpolando na conversão, só dá pra fazer toda amplicação num punico passo, e não em diversos de 10%. Fiquei pensando que TALVEZ houvesse alguma manha pra isso.

Eu já interpolo direto do Raw pro tamanho que eu quero, acho a perda menor…

E se for do jpge, não vejo muita diferença entre ir de 10 em 10 % ou fazer logo direto pro tamanho desejado

Não vejo por que a interpolação direto no RAW poderia ser melhor do que no TIFF 16 bits. Posso estar errado, mas ainda acho melhor usar um programa específico, como o Genuine Fractals, com TIFF 16 bits.

Com um certo cuidado, ja vi uma pessoa abrindo um RAW da rebel de 6.3mp pra 15mp.

E ficou otimo… hehehehe

Ele converteu direto no Photoshop na hora de importar o Raw.

Não vejo por que a interpolação direto no RAW poderia ser melhor do que no TIFF 16 bits. Posso estar errado, mas ainda acho melhor usar um programa específico, como o Genuine Fractals, com TIFF 16 bits.
Fabio, eu nem digo ser melhor.... apenas é mais fácil e não tive perdas significativas na foto impressa, que no fundo é o que vou querer ver, por isso que faço direto do raw.... já que não dá diferença pra que fazer o mais demorado? apenas isso...
Fabio, eu nem digo ser melhor.... apenas é mais fácil e não tive perdas significativas na foto impressa, que no fundo é o que vou querer ver, por isso que faço direto do raw.... já que não dá diferença pra que fazer o mais demorado? apenas isso...
Alex, realmente é mais prático interpolar direto no RAW. Mas acho que ficou subentendido que isso resultaria em mais qualidade, quando acredito ser melhor usar um programa específico no TIFF :)
talvez por ser feita no momento do demosaico do arquivo, ou seja, tendo acesso a mais informação sobre cada pixel isolado.

E para interpolar, 16bits não tem nenhuma vantagem significativa (para não dizer nenhuma) sobre 8bits. Duvido muito que em alguma interpolação aconteça qualquer tipo de clipping de cores…

talvez por ser feita no momento do demosaico do arquivo, ou seja, tendo acesso a mais informação sobre cada pixel isolado.

E para interpolar, 16bits não tem nenhuma vantagem significativa (para não dizer nenhuma) sobre 8bits. Duvido muito que em alguma interpolação aconteça qualquer tipo de clipping de cores…

Bem, são duas as questões:

1 - Como saber se é feito no momento do demosaico? Pelo que sei, isso só rola na Fuji, mas não tenho certeza.

2 - Não é nem a questão do clipping de cores, é a transição mais sutil entre os pixels adjacentes.

Bom, a conversa já tá indo pra onde não posso contribuir muito.

Mas fui fazer aqui no no PhotoZoom, aumento de quase 100%. 6mp pra ±10mp, em tiff16. Putz, meu Lentium 4 levou dois minutos pra gerar o arquivo.

A interpolação na conversão é feita no demosaico, ou nem existiria. Assim, você não está interpolando pixels RGB e sim as informações em sua raiz. Considerando que em tratamento de imagem a ordem dos fatores altera o produto, interpolar com a informação primária tende a ser melhor.

Eu fiz muitas fotos interpolando ao tamanho máximo do conversor, e ficaram boas quando impressas. Não vi vantagem alguma em interpolar no PS, além de mais trabalhoso.

É importante dizer que temos de deixar o sharp em zero para não haver produção de halos.

Um teste.

Da esquerda para a direta na fileira de cima, todas com o mesmo RAW e usando o silkypix. JPG interpolado em 200% no RAW e interpolado com um script em 200% em 10 pasos. O script tem sharp.
Na fileira de baixo primeiro o TFF 16bits interpolado script e depois no RAW.
Não notei diferença, só usar o sharp nas interpoladas no RAW que fica igual.

Diminui a imagem original em 400%(cs2 bicubic) e interpolei de volta para o tamanho original.
De acordo com o meu gosto o resultado foi:

4º PhotoShop CS2 Bicubic Sharper

Em RAW o só interpola até 200% enquanto o vai até 10.000 pixels.
O resultado do Silkypix é melhor do que a do ACR, porem o Photozoom barra todos.

http://www.outbackphoto.com/workflow/wf_60/essay.html
Interpolar pelo ACR produz artefatos as vezes…