Prezados,
Como sabemos ao se elevar a distancia entre a fonte de luz e o objeto a se fotografar a quantidade de luz incidente sobre ele cai de forma exponencial (2 vezes a distancia, 1/4 vezes a luz. 3 vezes a distancia, 1/9 vezes a luz, e por ai vai). A explicação para isso é muito simples e uma rápida olhada nos esquemas disponíveis na internet ilustram por completo o entendimento, embora ja tenha ouvido fotógrafos que produzem bons resultados dizerem nao entender bem o porque (adianto logo, nada contra).
Outro ponto em fotografia é que o que se vê do objeto é, na verdade, a luz que reflete nele e atinge os nossos olhos ou, neste caso, o sensor da câmera.
Ai estou com uma duvida e com dificuldades de encontrar explicações consistentes de porque a lei do inverso da quadrado da distancia “nao vale” para a distancia entre o fotografo e o objeto iluminado. Melhor dizendo, se em ambos os casos estamos tratando do comportamento da luz, por que ao mudar a distancia da câmera ao objeto nao precisamos mudar a configuração da exposição (ISO, Diafragma ou Velocidade, este ultimo quando a luz nao for proveniente de flash)?
Alguém poderia me explicar, ou mesmo dar uma pista de onde encontrar a resposta?
Tenho a impressão de que li algo bem superficial sobre este assunto mais ja faz muito tempo e nao estou conseguindo encontrar mais detalhes, até acho que esta no primeiro livro que li sobre fotografia mas, embora a vontade exista ha alguns meses ainda nao consegui retornar para ele, mesmo com texto superficial (so neste ponto), pois tem outros ja comprados na fila de espera).
Acho que agora estou mais preparado para entender bem a questão.
Obrigado e desculpem os eventuais deslizes e se estiver “viajando”.
Ps. para nao restar duvidas, aqui estou considerando a fonte de luz e a câmera totalmente desconectados um do outro (vai que aparece um dizendo que pensou na fonte de luz sobre a câmera :hysterical:).