ISO alto em baixa luz?

Eu sempre tive uma grande dúvida, de por que o desempenho em ISOs altos é tão pior em baixa luz do que em alta luz, mesmo que a exposição final seja a mesma. Pra mim sempre foi óbvio que isso acontecia, mas nunca entendi o porquê. Da mesma forma, com flash o desempenho em ISOs altos é muito melhor do que sem flash, novamente mesmo que a exposição final seja a mesma.

Daí vi uma explicação de um usuário em um fórum gringo, e queria saber dos colegas se realmente faz sentido. Segundo ele, em baixa luz as frequências próximas do azul são bem mais fracas e aí, pra compensar, os canais azuis são saturados ao extremo, aumentando demais os ruídos. Em luz alta todas as frequências estão mais equilibradas, o que aumentaria menos os ruído. Da mesma forma que com flash.

E aí? Faz sentido para vocês? Não sei se é exatamente isso (até porque no escuro eu sempre acho tudo mais azulado, rsrs), mas pra mim parece uma explicação satisfatória.

Acompanhando :snack:

X 2

Eu diria que eh oq a luz mais fraca cria mais sombreamentos, tons mais escuros, onde exige mais “pigmentacao” e por isso o ruido se destaca.

Seestou certo ou errado ou nao sei, mas eh o que veio no exato momento que li a pergunta, baseado na minha experiencia visual.

Ja as informacois tecnicas de como o sensor eletronico funciona eu nao tenho ideia.

O ruído nas imagens digitais é uma relação entre o sinal captado e o ruído inerente à eletrônica da câmera. Nas áreas claras, o sinal é mais forte, então a relação sinal/ruído é melhor. Da mesma forma, nas áreas escuras, essa relação fica menor, logo o ruído fica mais perceptível.

Mas se o ISO usado é o mesmo e a exposição final é a mesma, controlada pelo tempo de exposição, não faz muito sentido pra mim… Por que fotografar em 1/4000s no claro gera menos ruído do que fotografar em 1/100s na sombra, usando o mesmo ISO a e abertura? Aumentar o tempo de exposição não aumenta o sinal?

Essa resposta poderá ser dada, sem erros, por um engenheiro em eletrônica mas “creio” que vem de uma deficiência inerente ao sensor eletrônico que tenta

trazer informação em áreas escuras, mesmo com ISOs mais baixos. Em uma foto digital dificilmente o preto fica chapado

como nos cromos ou mesmo negativos que utilizam processos químicos para captação e não eletrônicos. Deve ser por aí…

O sinal é a quantidade de luz que chega no sensor. Pode ser muita luz por pouco tempo ou pouca luz por um tempo maior. Se a exposição é a mesma, o sinal é o mesmo. E o ruído deveria ser o mesmo. (Sem considerar longa exposição e ruído devido a temperatura).

Pois é, isso que a lógica diz, mas na prática não é isso que vemos… Pouca luz por tempo mais longo sempre gera mais ruído que muita luz por tempo mais curto, mesmo que o tempo não seja uma longa exposição. Em fotos com flash, uso ISO4000 tranquilo e às vezes 6400. Em fotos sem flash, não passo dos 2500, e ainda assim às vezes a foto fica com mais ruído. Eu sempre digo que o flash mascara o ruído, mas nunca entendi direito o porquê…

Mascara porque melhora a iluminação. Casamento de dia ao ar livre também melhora o ruído…

Não é bem assim. A velocidade da luz não varia, o que muda nisso tudo é o tempo que o sensor fica exposto à ela ou o quanto o sensor se programa para “receber” a luz. O ISO é como se fosse um “overclock” do sensor: Ele passa a trabalhar com uma frequência acima do seu padrão, e quanto mais “overclock” sofrer, mais ruído gerará. NA verdade, quando você eleva o ISO você não está elevando a exposição e gerando ruído, mas sim está fazendo o contrário: está elevando o ruído para gerar a exposição.

É difícil colocar em palavras, mas é basicamente isso que acontece!

Acho que o pessoal ainda não está entendendo o que estou falando… E vi que meu post inicial está mesmo bem mal escrito, ahahah. Alcure, eu não disse que a velocidade da luz varia, tá maluco? Rsrs. E não tenho ideia do que seja overlock, eheheh…

Deixa eu explicar novamente. Quando eu fotografo de dia, muitas vezes uso ISOs elevados, como 3200, pra conseguir mais velocidade. Isso me gera pouco ruído, mesmo com esse ISO altos. Mas quando eu fotografo de noite (ou em locais escuros), usando o mesmo ISO3200, isso gera muito mais ruído. E não é só coisa da minha cabeça, a maioria das pessoas que trabalha com eventos diz a mesma coisa.

Simplificando. Imagina se eu fotografar um cartão cinza médio zerando o fotômetro. Se for em local bem iluminado, não terei muitos ruídos mesmo com ISO3200. Agora se fotografar esse mesmo cartão cinza médio, também zerando o fotômetro e com o mesmo ISO3200, mas em local escuro, a quantidade de ruídos será maior. O que varia nessas duas situações é, obviamente, o tempo de exposição - que é maior no local escuro. De resto, tudo igual.

Será que só o tempo de exposição mais longo é responsável pelo aumento do ruído? Notem que não estou falando de longas exposições, eu sempre uso tempos de pelo menos 1/100s em eventos.

Tomara que agora eu tenha conseguido explicar, desculpem o post inicial confuso… Faltlou foi dizer que era sempre no mesmo ISO. :doh:

Eu ainda acho que se fizer esse experimento com um cartão cinza o resultado será igual. Vou tentar fazer e posto aqui.

Não tinha visto sua resposta, Marcio, mas pode bem ser isso mesmo…

E se o Marcio estiver certo, o experimento com o cartão cinza vai dar resultados iguais mesmo. Testa lá e posta aqui, por favor (não tenho cartão cinza aqui, eheheh).

Só um detalhe. Quando for fazer o teste, não use luz fluorescente. Segundo o autor do comentário que postei inicialmente, a luz fluorescente aumenta mais os ruídos justamente porque não tem muitas frequências azuis. Então quaisquer resultados sob luz fluorescente ficariam iguais (ironicamente, só tenho luz fluorescente aqui em casa)…

Agora entendi melhor seu questionamento, mas eu já respondi sua pergunta: Elevar o ISO não é aumentar a sensibilidade e ficar mais sensível, mas sim aumentar o ruído para ficar mais sensível. Nos filmes o ISO era diferente: era a película que continha elementos que aumentavam a sensibilidade, já com o eletrônico não, isso é com base em frequências (procure por SNR, ou melhor, Signal Noise Ratio). TODO equipamento eletrônico se baseia num conceito simples entre SINAL e RUÍDO, e é na relação entre ambos que fica aparente o ruído na fotografia.

As vezes o sinal é tão forte que o mesmo se ressalta sobre o ruído, que fica quase inexistente, mas nem sempre isso ocorre e quando a informação do sinal (no caso fotográfico sinal seria o ambiente a ser fotografado) é fraca (pouca luz), a relação entre o sinal e o ruído diminui (ficam equivalentes), logo, um não se destaca sobre o outro, gerando uma “confusão de imagem”.

É similar a uma radio: Quando o sinal é forte você mal escuta o ruído da transmissão, mas ao se afastar da antena vai perceber que ainda que você receba o sinal, vai ouvir chiados etc. Isso é porque o sinal ficou tão fraco quanto o ruído, logo, ambos passam a se misturar. O mesmo ocorre na fotografia: Trabalhamos basicamente com luz, e por isso, quanto mais abundante ela for, mais ela se sobressai.

Então pela lógica a resposta está aí: Quando o ambiente tem muita luz (muito sinal), esta se sobressai ao ruído (sensor fotográfico) e acaba o tornando menos perceptível, mas à medida que o sinal enfraquece (pouca luz), o ruído passa a ser transmitido na mesma intensidade que o sinal, gerando uma imagem confusa (que é o ruído nas fotografias). Por isso que eu afirmo: ISO = RUÍDO.

Sensor = Receptor de sinal
ISO elevado = Ruído elevado
Muita luz = Sinal elevado

A maior evidência desse fenômeno é o color noise, que é quando o sensor começa a confundir as cores em função do ruído e gera artefatos ao transcrever o sinal para o arquivo.

Espero ter explicado corretamente, pois utilizei a lógica por trás da eletrônica para basear minha explicação. Radio, Microondas, Televisão, Câmeras, Celulares etc todos tem o mesmo princípio: só muda a fonte do sinal para que passem a operar.

:ok:

Aproveitando: Overclock é um jargão utilizado na informática onde um processador é designado e vendido para operar a 1ghz, mas que dentre diversas alterações, como por exemplo, a alteração na voltagem e amperagem transmitida ao mesmo, ele passa a operar com velocidade acima da padrão, tornando-se mais rápido. É igual você comprar um carro 1.0 e colocar turbo nele: vai consumir mais só que vai andar mais.

Alcure, obrigado pela explicação, mas não sei se entendi completamente. Isso funciona da mesma forma mesmo se o ISO for sempre o mesmo? Porque eu entendo que “muita luz” pode ser tanto muita intensidade da fonte como também um maior tempo de exposição. Se estivermos em um ambiente bem iluminado e utilizarmos 1/200s e ISO6400, teremos menos ruído do que se estivermos em um ambiente com 1/4 da iluminação e utilizarmos 1/50s e ISO6400…

Eu entendo que aumentar o ISO aumenta o ruído, isso pra mim sempre foi mais ou menos claro, mas a questão é manter o mesmo ISO e aumentar o tempo de exposição. Por que isso aumenta o ruído? Ou melhor, por que isso deixa o ruído mais perceptível?

Vou acompanhar por curiosidade, pois não tenho nada para acrescentar, mas se não estou equivocado, tem alguma coisa à respeito disso aí que vc colocou em questão no site do AFShalders.
Lá ele fala alguma coisa sobre tipos de ruídos, inclusive esse de longa exposição, que seria algo como ruído térmico.

Vamos ver se ele ou o Alexandre se manifestam por aqui, não desconsiderando o que foi colocado.

Basicamente, muito basicamente, ruído não é “ruído” é sinal/ruído. Uma relação que há entre o ganho elétrico aplicado no sensor e a reposta de saída do conversor AD.
Essa relação tem uma resposta ótima em uma determinada faixa de trabalho. No caso dos sensores com ISO base 200 é aí. Abaixo ou acima disso está fora da relação ótima e, portanto, gerará mais ruído.
No caso específico da dúvida do Teté, o ruído é maior (embora possa haver outros fatores envolvidos) quando a exposição é maior por causa do ruído térmico. Quando maior a exposição maior ruído ela gerará, aumentando a relação do sinal/ruído, criando mais artefatos na imagem final, que é mais perceptível nas áreas escuras da imagem.

Ah, tava esquecendo…

http://www.photomysteries.com/website/Photomysteries_BR/Ruido.html

No site The Luminous Landscape tem uma boa explicação, complementar a essa da saturação do canal azul.

Segundo eles, os sensores distribuem a informação no histograma de forma exponencial, das sombras para a luz.
Um sensor que gere um raw de 12 bits e considerando o histograma dividido em 5 zonas, vai ter a seguinte distribuição:
128, 256, 512, 1024 e 2048.
Sendo 128 a quantidade de informação do lado esquerdo e o 2048 a informação do lado direito.
No lado esquerdo a quantidade de ruido é superior ao sinal, o que não acontece no lado direito.

Em fotos bem iluminadas o histograma tende para a direita, por isso mesmo em iso alto, o ruido não é evidente, pois ele é bem menor que o sinal.
Já em fotos mal iluminadas o histograma tende para esquerda, e o ruido é maior que o sinal, ficando em evidencia.

Por isso que eles recomendar expor para a direita em câmeras digitais, respeitando o limite q estoura o branco, e depois baixar na pós.
Assim você usa a melhor parte do sensor.

vangelismm, gostei dessa explicação! Não sei se é absoluta verdade ou não, mas faz muito sentido pra mim e do que eu vejo acontecendo com minhas fotos. Valeu!

PS: sua assinatura está atualizada?