ISO Gritante

Boa noite a todos. Bom, antes que alguém diga “Eu falei !” ou “Se você tivesse lido a respeito !!”, digo que já sabia desde ponto fraco da Sony F828.

Estava de bobeira aqui em casa e decidi brincar de bater foto. Fiz uma comparação entre os ISOs para ver a diferença de ruído entre eles.

Conclusão:
Fotos Escuras como o Exemplo - ISO 64 obrigatório, ISO 100 no máximo se der uma crise de tremedeira.

Tentei reproduzir a mesma iluminação na mesma, o que não deu muito certo. Bom, este tópico é inútil, talvez sirva de exemplo para quem quer comprar uma 828 e não saiba disto, ou para quem não sabe o que é ruído, ou até para quem quer saber o que o ISO influencia em uma foto digital.

ISO 64

ISO 100

ISO 200

ISO 400

ISO 800

Foto Reduzida

PS: antes que alguém fale também “Eita bolsa de boiola em !”, “Essa bolsa é da sua irmã né ?!”. Não, esta bolsa é minha e eu a utilizo para transportar a câmera.

Bom, abraços !

Bom… é ruído não tá muito diferente do da F717… Mas não sei se a diferença pra outras da mesma categoria é tanta assim. O f**a da 828 é o preço… alto demais. E agora, com a R1, em algumas semanas vai baixar bastante, eu acho.

E a bolsa… nada a ver, não achei nada de arrado nela.

É… acho que tem bastante ruído mesmo… Legal, que como você disse, fica de exemplo como a mudança de ISO pode agravar a questão do ruído. Eu não sabia que o caso era tão sério assim, principalmente em toda a série F. Isso, mais uma vez, me faz perguntar: por que não há um ISO mais baixo nesse novo lançamento que é a DSC-R1?

Pra concordar com tudo o que você disse, só falta…

… eita que bolsa boiola, heim? É da sua irmã? :mf_w00t2:

Mas a bolsa não é mesmo da sua irmã???

Hahahaha. Brincadeira, viu?! Mas é difícil resistir. Nunca pensaria isso, mas como vc se preocupou tanto…

Mas falando sério, o ruído realmente incomoda. Acho que o ruído da Rebel em ISO 1600 é menor que o da F828 em ISO 800.
Valeu a dica.
Abraços!

Hoje vou fazer o mesmo teste com a minha Sony V1, ai podemos comparar se o problema está na linha Sony, ou linha F e etc.
O pessoal que também tem Sony poderia fazer também o mesmo teste. O que acham?

's

Sobre o ruído eu entendi tudo, tudo mesmo.

Agora, afinal de contas a bolsa é de quem?

Você está entre os amigos, não precisa ter vergonha…:gathering:

Voltando ao assunto, acho que até ISO 200 é aproveitável (64 e 100 estão boas, pelo menos, para mim). A partir dos 400 o ruido arruina mesmo a foto.

Legal sua iniciativa de deixar sua irmã usar a câmera. :laughing:

Mas falando sério, espero que a R1 tenha menos ruído que isso. A minha A60 tem ruído até aceitável em ISO 400, mas a densidade do sensor é bem pequena, 2 megapixels num sensor de 1/2.7".

Mas falando sério, o ruído realmente incomoda. Acho que o ruído da Rebel em ISO 1600 é menor que o da F828 em ISO 800. Valeu a dica. Abraços!

Ola!
Pois é… a F-828 eu pesquisei um punhado de fotos a respeito ((eu quase comprei uma na época)), mas acho que o iso 1600 de uma rebel é menor do que o iso 200 dessa sony…
Mas as fotos feitas em iso 64 e em iso 100 da f-828 ficam “perfeitas” heheh
E se acompanhar um flash externo 32x “já eram” os problemas de iso dela…
Vejam que no site do dpreview só tem fotos feitas em iso 64!
E no site do steves, olha só a granulação que a F-828 tem em iso 800…

E creio que na R-1 este problema seja solucionado ou pelo menos reduzido até o iso 800 (ficaria “usável”).

Ah, e a V1 eu acho uma câmera “espetacular!” heheh… sério mesmo… para mim as melhores câmeras até então lançadas pela Sony em suas respectivas categorias recentemente eram a V1 e a V3… seguidas da F-717…

Abraços,

Renato

Bom, a bolsa é minha mesmo !! :laughing: :laughing:
Não tive vergonha, sabia que vcs entenderiam !!

nossa, o exemplo do steves tá “horrorivel” mesmo !!

Mais as vezes o ISO alto ajuda em Fotos escuras, e vc pode usar o photoshop p/ amenizar e muito o ruído. Mesmo assim o ruído é grande. Eu peguei a sua foto com ISO 800 e usei o Noiseware, olha como ficou:

Não achei o ISO dela tão ruim assim, o ISO 400 me pareceu até usável (na maioria das câmeras compactas ele não é usável) e o ISO 800 apesar de muito ruim dá até para quebrar um galho.

Não achei o ISO dela tão ruim assim, o ISO 400 me pareceu até usável (na maioria das câmeras compactas ele não é usável) e o ISO 800 apesar de muito ruim dá até para quebrar um galho.

Opa!
Mas num sei não… esta num era a câmera TOP da Sony até então?
Eu concordo que a câmera não é tão ruim sim… mas até em iso 200… depois disso ela quebra galho mesmo… hehehe

Abraços,

Renato

neocosmo, dizer que o ISO1600 da Rebel é melhor que o 200 da F828 já é exagero. O 1600 da Rebel é bem ruinzinho. Em RAW o bicho pega :doh:

Pessoal, aqui está o teste com a V1, todos com 2s de exposição.

ISO100

ISO200

ISO400

ISO800

Mais as vezes o ISO alto ajuda em Fotos escuras, e vc pode usar o photoshop p/ amenizar e muito o ruído. Mesmo assim o ruído é grande. Eu peguei a sua foto com ISO 800 e usei o Noiseware, olha como ficou:
onde fica esse plugin ? Tem que baixar ou já vem ?

Essas fotos da V1 não servem para avaliar, estão em condições de subexposição que não favorece muito o aparecimento do ruído ajuste os levels no PS que vc verá como os níveis de ruído são muito mais intensos do que na F-828.

Em termos de luminância em JPG a 300D realmente tem o mesmo nível de ruído em ISO 1600 que a F-828 em ISO 200, mas temos que considerar que a F-828 tem um tratamento de ruído menos agressivo do que o da 300D. :slight_smile:

Andei fazendo mais um teste aqui. Essa é a minha priminha. A primeira foto é a original.
A segunda eu (fuçando) tentei tratar o ruido.

Original

Tratada

Para tratar eu fiz o seguinte:
Despeckle
Reduce Noise
Dust & Scratches

Eu percebi que o objetivo perdeu um pouco a textura, mais e agora ? opto por um pouco de textura com ruido, ou um pouco menos de textura com um pouco menos de ruído ?

Bom isso sempre é esperado quando se trata ruído, não existem milagres… :slight_smile:
Eu particularmente prefiro um pouco mais de ruído mas minhas texturas mais preservadas, mas isso é uma coisa meio particular. :slight_smile:

O problema nem é tanto o ruído. Afinal, é sensor pequeno mesmo, vai querer o que, né? E nem dá pra achar que em prossumers ou próximas a isto se conseguirá muito menos ruído.

Bagaceiro é o preço que se paga por câmeras assim.
“Ah, mas com essa grana dá pra pegar uma dSLR de entrada…”… É, mas dai, pra muitas pessoas, dá pra ficar mais um ou dois anos juntando os trocos pra conseguir uma lente com um zoomzinho… :huh: