Desculpe, não achei muito claro onde perguntar.
Tenho dúvidas sobre quando aumentar ou diminuir velocidade ou ISO ou abertura.
Como saber quem dessas é a necessária para a fotometria “perfeita”?
Desculpe, não achei muito claro onde perguntar.
Tenho dúvidas sobre quando aumentar ou diminuir velocidade ou ISO ou abertura.
Como saber quem dessas é a necessária para a fotometria “perfeita”?
Fotometria perfeita é relativo dado um frame inteiro e não apenas um ponto na cena.
A combinação dessas variaveis que vc citou pode dar a mesma fotometria.
Olha, sinto muito, mas entender isso faz parte da fotografia, vc tem que estudar.
Uma boa fonte: A internet, começando aqui pelo Fórum, na janela pesquisa. Tem tudo o que se possa perguntar.
Ali em cima do lado da “lupinha”…sem demagogia.
x2
Tu ta perguntando algo assim: To aprendendo a dirigir, e queria saber quando acelero, quando freio e para que serve o câmbio…
Fica difícil explicar desde o começo. Como o Raphael, sugiro que tu use a busca, leia, veja vídeos no Youtube… Procura o canal EPF - Escola Pública de Fotografia, no Youtube. O japa lá explica bem todo esse começo básico.
Boa sorte!!
Na net você encontra muiiiiiiiiiiito conteúdo bom que vai te ajudar…
Pesquise muito e pratique também…
Quando eu resolvi aprender sobre fotografia eu ficava de olho no EXIF das fotos, me ajudou bastante.
Não existe uma receita única, infelizmente…rs
Boa sorte!!!
Olhe, você AUMENTA o ISO quando precisa de mais velocidade para determinada abertura.
Exemplo:
Está fotografando determinada cena, em situação de pouca luz (O Interior de uma Igreja) e não pode usar Flash ou Tripé. Vai ter de segurar a Câmera.
Utilizando a PRIORIDADE de Abertura, você nota que (Em ISO 100) a abertura que escolheu (Digamos, f8) lhe dá uma velocidade que dificultará a nitidez de foto ( digamos, 1/30s).
O que você faz? Aumenta o ISO
Na mesma cena (ISO aumentado de 100 para 400) a abertura escolhida (f8) lhe permitirá uma velocidade maior (algo próximo de 1\120s).
Simplificando: ISO maior lhe garante uma VELOCIDADE maior e uma nitidez maior, dentro de determinada abertura escolhida. O ISO é o “substituto” do Flash e do Tripé (Em determinadas situações)
Evidentemente a coisa funciona no sentido contrário também, onde você ABAIXA o ISO para que a Velocidade seja menor, para conseguir algum tipo de efeito na foto que você deseje.
Um exemplo seriam as fotos de cachoeiras, onde a foto delas fica com aspecto de "Véu de Noiva):
Na foto abaixo certamente foi usado um tripé ou apoio para a câmera, uma velocidade baixa e um ISO baixo.
by , on Flickr
Espero ter ajudado.
Fotometria perfeita é a combinação dos três fatores para chegar a exposição desejada (exposição perfeita é relativa).
Pra começar, estude o que é abertura, iso e velocidade de obturador mais a fundo, assim como seus efeitos na fotografia.
Depois estude o que é compensação de exposição.
Isso pra começar.
Abraços.
ISO, abertura de diafragma e velocidade do obturador são os três componentes da tríade da exposição. Cada um deles tem um"efeito colateral" que usamos de forma criativa. Até hoje o melhor material que eu já vi é vídeo curso do Jared Polin
http://froknowsphoto.com/fro-video-guide/
Se você entende inglês pode comprar que o investimento é certeiro!
Na época do filme, sabendo-se isso:
Já sabia-se muito.
Rs
É uma pena que o povo não use mais esse recurso
A combinacao das tres eh necessaria para uma boa exposicao da image. Mas ao contrario do que estao dizendo, nao eh preciso estudar muito, procurar no google nem nada:
Basta usar a regra Sunny 16. Eh a maneira mais facil e rapido de se conseguir boa exposicao da imagem manualmente.
http://www.zoomcamera.net/images/column_1396006491/the%20sunny%2016%20weather%20condition%20img.JPG
Funciona assim: O ISO e o tempo de exposicao devem estar sempre paralelos ou proximo em sua numeracao (ou seja, reciprocos).
Por exemplo: Quando usando velocidade 1/125 o ISO deve estar em 100.
Em velocidade 1/60 o ISO deve estar em 50.
Em velocidade 1/250 o ISO deve estar em 200
Em velocidade 1/500 o ISO deve estar em 400
Em velocidade 1/1000 o ISO deve estar em 800
Em velocidade 1/2000 o ISO deve estar em 1600
E assim por diante.
O ISO e o tempo de exposicao estando paralelos, ou reciprocos, vc passa apenas a ter que se preocupar com a abertura do diafragma da lente. Entao vc usa essa tabela da imagem para saber qual F-stop da lente eh ideal para cada situacao de luz.
Assim vc pode fotografar sem misterios. Quanto mais pratica mais facil fica de acertar.
Mas vc pode ir alem e usar a ferramenta de forma criativa. Nesse caso, seria preciso entendendo algumas coisas basicas.
O ISO controla a sensibilidade do sensor.
A abetura do diafragma da lente controla a intensidade de luz que atinge o sensor.
O tempo de exposicao, como o nome ja diz, controla o tempo que o sensor ficara exposto a luz.
O ISO, quando mais sensivel a luz (ou seja, quanto mais alto), mais tende a gerar ruido nas imagens (grao nos filmes e ruido digital nos sensores).
A abertura do diafragma da lente, quanto mais aberto (ou seja, quanto menor o numero) mais curto o DOF (ou seja, menor a area com nitidez na imagem). E quanto mais fechado o diafragima (ou seja, quanto maior o numero) mais largo o DOF (ou seja, maior a area da imagem com nitidez).
E o tempo de exposicao, quanto mais longo mais captura movmentos e quanto mais curto, menos captura de movimento frizando objetos em movimento de maneira nitida.
Sabendo tudo isso vc entao pode decidir como ajustar sua fotometria. Ou seja, quanto mais sensivel o sensor estiver a luz (ISO) mais rapido o obturador tera que expor o sensor a luz, para nao ficar sobre exposta. Ou se vc nao quiser mexer no tempo de exposicao, menor tera que ser a abertura do diafragma da lente, para diminuir a ntensidade da luz e assim evitar sobre exposicao. As vezes vc pode preferir compensar no diafragma da lente para criar DOF mais largo ou mais curto. As vezes no tempo de exposicao para capturar objetos em rapido movimento de maneira nitida(mais curta exposicao) ou capturar movimento de objetos (mais longa exposicao). Ou mexer no ISO para aumentar ou diminuir o ruido.
Obviamente, sempre quando se mexe de um lado tem que compensar do outro.
Eh igual matematica. Se o sultado tem que dar 6 e vc tem 2+2+2, mas vc quer mudar um dis valores para obter um efeito. Entao vc ajusta o valor do seu efeito desejado e fica 1+2+2. O resultado nao eh mais 6 entao vc precisa compensar outro valor para acertar o resultado, pode ser 1+3+2 ou 1+2+3 ou 1+0+5. Eh mais ou menos assim que funciona, so que cada valor que vc muda vc muda o efeito nas imagens.
Nao eh tao complicado quanto parace e nao tem misterio.
Uma compreensão básica desse recurso facilita enormemente a utilização das Digitais. Você não parte do “Nada”, mas de uma base bem real das situações mais comuns e sua dependência da Máquina diminui bastante.
Com a utilizacao da auto fotometria e da prioridade (em abertura ou velocidade), o povo nao ve necessidade em fotometrar manualmente.
Mas todo velho que costumava a fotografar suas viagens de ferias e festas de aniversarios dos seus filhos, sabem dessa regra. A antiga camera amadora da minha avo tem essa tabela colada no corpo da camera que veio de fabrica.
O filme era sempre ISO400 e o obturador eternamente no 1/500.
Eu lembro de quando eu era crianca. Minha avo foi levar a camera para ser averiguada pq as fotos estavam saindo muito claras (fotos em um dia ensolarado na praia). A lente da camera ia apenas ate f/16. Entao o cara apos ver que a camera estava funcionando, orientou a minha avo a mudar o obturador para 1/1000 quando for fotografar na praia em dia de sol forte, e depois “voltar para o normal”.
Como assim, “Não usam mais esse recurso” ?
Estou no começo da caminhada fotográfica e a Fotometria é algo em que eu tenho muita deficiência, até que esse link apareceu e me ajudou bastante… Mas o comentário acima me gerou uma dúvida, isso Não é mais válido? Essa regrinha aí.
Não usam porque acreditam que o fotômetro “zerado” de suas DSLRs vai resolver tudo
Claro que é VÁLIDO.
Entendi, valeu, Alex.
Queridos, obrigado!
Li muito sobre esses tópicos (questões por muito tempo), ou seja, estudei bastante, mas não tinha equipamento que me permitisse tentar. Agora com o equipamento, eu tenho a chance, mas sempre me perco nesses pontos.
quando quero mais luz, normalmente diminuo a velocidade mas não tanto, pois com medo de tremer tudo, acabo abrindo mais, aí desfoca.
Esses são efetivamente os meus problemas. Entender quando um é mais viável que o outro.
Ainda não li todas as respostas, mas estou lendo e aprendendo muito, sanando várias dúvidas que ainda perduravam em minha mente.
Obrigado a todos.
É isso aí Jones, você está pegando o espírito da coisa. Cada fator tem sua própria influência na cena. Como você mesmo já descobriu:
Diminuo a velocidade e tenho mais luz, mas corro risco da imagem sair com movimento (“tremida”).
Se abro mais a lente tenho mais luz, mas tenho menos profundidade de campo (“área focada”).
Aumento o ISO e tenho mais luz, mas ganho em ruído (“granulação”).
Então, parte de você e de como você quer compor a imagem para priorizar um ou dois destes fatores e compensar com o outro. Estude, pratique e pratique
Bons estudos