Eu gosto de tirar fotos espontâneas e, sinceramente, dou graças a Deus de estar atrás da câmera e não na frente!
PS: Estou aprendendo, então aceito sugestões para melhorar a foto, pois pretendo tirar algumas fotos de momentos descontraídos para imprimir e dar de presente.
Essa foi a primeira versão editada, esverdeada, que eu estava sem óculos e com um monitor de tubo com brilho baixo. Não deveria mexer nas fotos com essa cegueira, mas tinha sido a primeira vez que tinha usado o RawTherapee. Na minha visão esses tons esverdeados deram um tom mais sério a foto, inapropiadamente.
Primeira coisa é que eu pessoalmente não sou bom neste tipo de foto, então entenda tudo o que vou dizer como dicas de amador.
Eu acho este tipo de foto bem difícil, porque o fotógrafo meio que precisa ver a foto acontecer antes que ela aconteça. Se vacilar, perdeu o momento. Além disso, fotos interessantes têm detalhes curiosos. O lugar parece ser uma oficina, então o fundo é naturalmente meio poluído (com várias coisas diferentes e desconexas). Você pode usar isso a ser favor, por exemplo, combinando algo do primeiro plano (que são seus amigos) com algo curioso do sengundo plano. Isso faz com que você tenha que andar bastante pelo ambiente.
Outra coisa é isolar elementos mais simples. Nesta foto, por exemplo, as duas pessoas à direita poderiam render bons recortes. Eu peguei a pessoa do meio e fiz uma edição de 5 minutos pra tornar o tom da faixa vermelha mais próximo do tom do boné dele, e isolei o resto todo (espero que não tenha problema ter editado sua foto) e girei pra que a coluna ficasse vertical. Talvez escurecer todo o fundo ajudasse, mas aí eu perderia muito tempo no Gimp.
De qualquer forma, é só uma sugestão. Pessoas mais capacitadas do que eu podem ajudar mais.