Eu gosto de tirar fotos espontâneas e, sinceramente, dou graças a Deus de estar atrás da câmera e não na frente!
PS: Estou aprendendo, então aceito sugestões para melhorar a foto, pois pretendo tirar algumas fotos de momentos descontraídos para imprimir e dar de presente.
Essa foi a primeira versão editada, esverdeada, que eu estava sem óculos e com um monitor de tubo com brilho baixo. Não deveria mexer nas fotos com essa cegueira, mas tinha sido a primeira vez que tinha usado o RawTherapee. Na minha visão esses tons esverdeados deram um tom mais sério a foto, inapropiadamente.
Primeira coisa é que eu pessoalmente não sou bom neste tipo de foto, então entenda tudo o que vou dizer como dicas de amador.
Eu acho este tipo de foto bem difícil, porque o fotógrafo meio que precisa ver a foto acontecer antes que ela aconteça. Se vacilar, perdeu o momento. Além disso, fotos interessantes têm detalhes curiosos. O lugar parece ser uma oficina, então o fundo é naturalmente meio poluído (com várias coisas diferentes e desconexas). Você pode usar isso a ser favor, por exemplo, combinando algo do primeiro plano (que são seus amigos) com algo curioso do sengundo plano. Isso faz com que você tenha que andar bastante pelo ambiente.
Outra coisa é isolar elementos mais simples. Nesta foto, por exemplo, as duas pessoas à direita poderiam render bons recortes. Eu peguei a pessoa do meio e fiz uma edição de 5 minutos pra tornar o tom da faixa vermelha mais próximo do tom do boné dele, e isolei o resto todo (espero que não tenha problema ter editado sua foto) e girei pra que a coluna ficasse vertical. Talvez escurecer todo o fundo ajudasse, mas aí eu perderia muito tempo no Gimp.
De qualquer forma, é só uma sugestão. Pessoas mais capacitadas do que eu podem ajudar mais.
Não teve problema não. Adorei as idéias e realmente achei que a foto ficou um pouco poluída, mas na minha visão isso havia sido um problema mais do cenário do que das 3 pessoas. Sim, a intenção era mostrar a oficina, e fico feliz pra caramba que o enquadramento tenha deixado esta idéia clara, pois faz parte do contexto que eu colocaria no meu álbum de fotos pessoal. Como meu marido pediu uma foto espontânea desses 3, especificamente nessa situação, não deu para pensar muito, ainda mais porque sou iniciante, mas a minha idéia se eu pudesse pensar mais, seria incluir algum carro antigo na foto (a oficina em questão é especializada nisso), como um elemento “surpresa”. Era realmente uma pena não ter nenhum desses por lá no dia, também… A propósito, você também usa GIMP? É um pouco raro eu encontrar pessoas que usem o GIMP em detrimento ou complemento ao photoshop.
Ainda tenho o GIMP em todos os meus computadores pra edição rápida, mas hoje uso e recomendo o Affinity Photo. Ele custa 70 dólares pela versão 2, que está na 2.5.5. Vale até a 2.9.99. Bem mais barato que o Photoshop!
Sobre o enquadramento x poluição, depende de várias coisas, inclusive do seu gosto. Tem vários livros interessantes sobre o assunto. Um que eu gosto é “A Mente do Fotógrafo”.
GIMP é maravilhoso. Sou entusiasta do Linux e tenho um computador afetivo que ainda uso igualmente com Windows XP. Em ambos os casos, a dupla GIMP + RawTherapee me salva, mesmo em versões mais antigas (como é no caso do computador que eu uso com XP 32bit.). Agradeço pela dica de livro, é sempre muito agradável ler para ajudar a me inspirar.
Eu tenho no meu desktop um SSD com Kubuntu, que seria meu plano pra ir migrando aos poucos. Mas esbarrei feio no Affinity Photo citado acima. Não consegui fazer rodar em Linux de jeito nenhum, e não tenho conhecimento suficiente pra saber onde está o erro.
O problema é que a própria Serif não está nem um pouco interessada em facilitar. O guia que eu segui para versões anteriores deixou de funcionar pra versões atuais.