Eu tinha achado que a GF1 era bem menor que a E-P1 e agora olhando as dimensões das duas, são quase idênticas, uma pena que a Olympus não colocou flash na sua M4/3, o flash é sempre interessante mesmo pra quem prioriza a luz ambiente.
Duas dúvidas…Essa GF1 tem o mesmo esquema do multi aspecto da GH1 mantendo mesmo ângulo de visão? Por que a Olympus usa o sensor NMOS e a Panasonic CMOS, qual é melhor?
Acho que duas posições, 28-equiv. e 50-equiv, f2, quase do mesmo tamanho dessa 40-equiv seria a melhor relação versatilidade-tamanho. Mas não há nada assim nos roadmaps que vazaram por aí. Para um tamanho único, essa 40 f1.7 (“quase 35 e quase 50”) é muito interessante. Os caras não bobearam não.
O flash pelo visto era isso ou nada, Eles deram nó em pingo d’água para fazê-lo deitar e caber no menor espaço possível. É de metal, mas com certeza vai exigir cuidado.
Vejam como fica na mão, ou melhor, na mãozinha dessa beldade oriental É a ilustração da primeira frase do Ivan.
Eu nem havia reparado nas unhas, só olhei para a câmera e para o rostinho lindo… Tá feia mesmo rs
realmente a branca é bem atrativa. Sei lá, se for para ficar um bom tempo com a câmera (leia-se: não pensar em valor de revenda) eu acho que compensa por ser menos intimidativa. Encarna ainda melhor a idéia de “compacta”.
Comecei a fazer os calculos de envio pela B&H do corpo mais a lente de 20mm e hoje está na casa R$2050,00 e a E-P1 com a lente de 17mm e o flash externo por aproximadamente R$2400,00.
Será que os preços dessas câmeras podem abaixar daqui uns 06 a 08 meses? Eu cheguei a notar que as câmeras Panasonic costumam não cair de preço.
Se chegasse na casa dos R$1500,00 pelo menos hein…
Levando todos os pontos em conta. R$2.000 não está caro não. Lembrando que, para uma comparação mais direta com as DSLR de entrada, pelo mesmo preço se leva a 14-45 no lugar da 20 (não seria a minha escolha, porém).
Philos, eu penso que uma camera dessa poderia ficar mais barata que uma Nikon D40 (R$1300,00), principalmente na medida que os volumes de vendas forem subindo, por outro lado vejo uma LX3 que também poderia ser mais barata que uma reflex de entrada mais de U$100,00 acima de uma D40.
Eu penso que elas sempre serão um pouco mais caras que as DSLR de entrada, não tem jeito.
Eu comprei uma LX3, paguei 399 no balcão da J&R, misteriosamente o preço subiu pra quase 500 dolares e não baixou.
Sobre a minha futura GP1, acho que vale a pena pagar por um kit portátil, prático, leve, e com boa qualidade. Existe muita coisa envolvida que torna esse kit lumix mais atrativo que uma DSLR de entrada, e imagino que boa parde do públique que eles querem atingir já possua DSLR, não imagino essa câmera atraindo o usuário de entrada com tanta força.
É algo como a G11, não tem preço de compacta, quem quer uma G11 não quer apenas uma compacta, quer toda a sofisticação e precisão, é quase uma jóia, e custa quase o preço de uma DSLR de entrada também.
Em um primeiro momento, serão segundas cãmeras sofisticadas de quem já tem uma DSLR. Depois vão convergir para a lucratividade média do setor, porque tanto na natureza quanto na economia ocorre uma erosão que vai planificando os terrenos. Não adianta tentarem segurar, simplesmente outros fabricantes começarão a competir atraídos pelo nicho de alta lucratividade, e aí a lucratividade cairá. Como lei geral econômica se pode dizer que a competição entre os produtos e pelo direcionamento dos capitais entre os segmentos da economia, a economia tende à mesma taxa de lucratividade geral, principalmente nos negócios “velhos”. Então o negócio novo tem uma taxa maior e ela vai diminuindo com o tempo, o produto vai barateando também, e aí tanto cai a margem por produto quanto a margem bruta por todos os produtos.
Daqui a dois anos custarão MENOS que uma dslr de entrada. Não esta exatamente, mas outra, com capacidade de receber as mesmas lentes. E então vão chegar ao seu verdadeiro público.
Se quiserem comprar barato mesmo é esperar o lançamento da GF2.
É assim mesmo, o produto tem seus atrativos, compacta, boa qualidade, alternativa interessante pra fotografar no brasil, com tanta violência é bom ter um kit compacto pra guardar numa bolsa comum…
Eu comprei algumas objetivas Canon, mes passado, pra minha surpresa entrei no site da BH e tudo subiu em dolar, todos os preços foram reajustados!
Outra coisa estranha é que comprei minha LX3 por 399 em NY, no balcão da JR, agora, um ano depois, custa U$499, isso é sinistro! Então vai que essa GF1 daqui um ano também segue o caminho da LX3…talvez só abaixe uns 3 anos depois.