[LANÇAMENTO] - Nikon D5100

Olha só o que a Nikon lançou hoje:

vídeo Full HD 1920 x 1080p em 30p
Sensor 16.2MP
Novo recurso HDR
Novos efeitos especiais durante o video (cores seletiva, efeito miniatura, etc)
processador EXPEED 2
Norma ISO 100-6400
AF: 11 ponto medição 3D Matrix Color metering 420px
Entrada de microfone estéreo
4 fps
Modo silencioso do obturador
Lado tela giratória LCD
bateria EN-EL14

http://cdn2.ubergizmo.com/wp-content/uploads/2011/04/Nikon-d5100.jpg

Preço do kit 18-55 VR: U$ 899,00

Boa posição da Nikon…

O LCD parece ser uma tendência de mercado. Até que enfim…

Achei pouco 4 fps.

Deve ser impraticável esse ISO 102.400.

Grande sacada os efeitos especiais durante o vídeo.

E, finalmente, vai chover HDR…rs Tomará que pelo menos diminuam os Tone Mapping…rs

Lançada para bater de frente com a T3i/600D. :fight:

Deve ser o mesmo sensor da D7000…

Essa bomba tem motor de foco? rs

No Dpreview já tem alguma coisa, inclusive algumas comparações de imagens com T3i e A55

http://www.dpreview.com/previews/nikond5100/

O que achei estranho é que, embora use o mesmo sensor, eu gostei mais da imagem da D5100 do que da D7000. Achava a imagem da D7000 sem textura em ISO alto. Se é verdade que a Nikon aplica compulsoriamente NR no RAW, parece que na D5100 ela acertou a mão. A imagem da D5100 tem um pouco mais de ruído que a da D7000, mas também tem mais textura.

As cameras cada vez mais apresentam resultados semelhantes, pena que a D5100 aparentemente não tenha motor de foco.

AlexandreS Realmente, elas cada vez mais estão igualadas… mas sei lá… viu esses raw estão muito bom, bem exposto, quero ver na hora “h” mesmo, onde não dá pra expor tão bem… onde tem área de muita sombra… ficam sofríveis…

Aparentemente a D5100 tem menos croma. Mas luminância tem tanto ou até mais que a 600D. Não acharam?

Natão, são fotos de laboratório, dá prá analisar o ruído em uma situação de boa exposição e nada mais do que isso. Mas com certeza as cameras evoluiram muito nos últimos 2 ou 3 anos. No caso das Nikon nem dá para falar porque pararam de usar CCD e passaram a usar CMOS, então a evolução vai também por conta da troca de tecnologia.

Mr. Hyde, eu achei que ela tem mais luminância e menos croma que a D7000 e pouca coisa mais de croma que a 600D. Basta ver a parte preta do “véu”, onde o croma é mais pronunciado. O bom é que se realmente houve um melhor acerto na D5100, nada impede que uma atualização de firmware deixe a D7000 da mesma forma.

Embora que, na realidade, duvido que em uma aplicação real, tipo impressão 20x30, dê para notar alguma diferença entre qualquer uma delas, tirando a G2 que ja é outro tipo de camera.

Croma é ruído complicado pois, ao certo, teria que ser analisado cor por cor… no caso do preto a Canon tem resultado melhor, no vermelho a nikon apresenta menor ruído, ruído croma no branco também a nikon ganhou, em compensação a Canon leva vantagem no azul… o amarelo está praticamente idêntico. A difereça é tão ridícula que o fator de escolha hoje entre as duas fica por conta de gosto mesmo. Se o cara falar qual ele deve escolher analisando essa imagem, bem ele vai ficar cada vez mais indeciso…

Qualquer uma delas está de bom tamanho.

Natão, perfeito !

Afora que a luminância é relativamente fácil de ser minimizada, já a croma… :assobi:

Mas é berm por aí mesmo, Natão. Hj em dia defesas apaixonadas não são baseadas em critérios técnicos (vai chover pedra em cima de meu telhado…rs). Tá tudo muito parecido. Só há saltos qualitativos quando a gente analisa cam de diferentes nivéis, mas aí não é justo né?!

Estou pensando em pegar uma desta no final do ano, achei muito interessantes os recursos, e acredito que não se encaixa em uma maquina só para Profissionais… acho que principiantes conseguirão manusea-la

Pessoal, tenho uma lente objetiva da tokina 28-210mm alguém poderia me informar qual a marca e modelo de máquina que esta lente serve???
Obrigada.

Bom, quanto ao motor de AF, certamente não tem.

Neste caso só com o andar de cima.

Curiosamente achei também o sharp dela mais interessante que a D7000 (que adquiri recentemente e receberei em alguns dias).

Ao analisar o RAW e JPG dela com a 600D, achei mais ruído e mais textura, já acima de 1600 (porém mais evidente em 3200 ou 6400).

Pena que o sistema de AF continua sendo o mesmo. Bonzinho* mas defasado.

Gostei.

Um amigo sempre fala que o bonzinho ferra a gente…

Interessante :ok:

Existe algum controle no modo de video?

Gostei que a Nikon manteve o tamanho da D3100 e não igual a da D5000.

Sobre as capacidades todo mundo já falou, o interessante foi a velocidade com que a Nikon lançou este modelo.
Uma boa pedida em termos de qualidade de imagem, mas ainda parece faltar alguns recursos como motor de foco no corpo.

feio… tirando o fato de q essa maquina é amadora…de entrada… as lentes AF-S G estao dominando o mercado… 24m 1.4G, 35mm 1.8 e 1.4G, 50mm 1.4G, 85mm 1.4G…só estou sentindo a falta de uma grande angular bala na casa dos 16 - 18mm para sistemas DX.
se tivesse uma 17mm 1.8 ou 1.4G seria perfeito :).
nao vejo a falta de motor como um problema nessa maquina.
estou curioso quanto ao HDR dela.

Fiquei impressionado com o ISO 6400.
http://www.flickr.com/photos/rob-1/

Acho que vou começar a usar 3200 na D7000 com pouquíssimas ressalvas, e 1600 para eventos sem ressalvas.

Com certeza o iso 3200 é usável mas apenas com uma lente boa, ou com melhor iluminação. O nível de ruído de uma 60D, 7D, 5Dmk2, D5100, D7000 e D700 estão muito próximos até iso 6400. Somente é possível diferenciar nos detalhes. A imagem geral é muito semelhante. E isso é fantástico para quem fotografa em ambientes diversos.

Eu sei que estou arriscando muito no meu comentário, mas é a conclusão que cheguei depois de uma comparação rápida que fiz.