X-M5 não tem IBIS nem EVF, então é um no-go pra mim.
Mas ela ficou tão bonitinha, compacta, e - raridade ultimamente na Fuji - com um preço tão competitivo que no futuro posso repensar esse caso.
Se a Fuji conseguir produzir elas o suficiente vai vender aos montes - pois fora o autofoco, ela é melhor, mais adequada para fotos, e mais barata que a concorrente direta, a Sony ZV-E10 II.
Pra mim não tem sido também - tenho usado pouco, mas no que usei, especialmente em shows, o AF da X-S20 tem sido excelente.
Mas anda correndo uma polêmica forte nas redes com a Fuji - vários usuários relatando que o AF piorou com os últimos updates de firmware. Falam em todos os modelos mais novos, mas os relatos mais consistentes que vejo são nos modelos de 40mp, especialmente a X-T5.
No meu caso, foi o oposto - teve um update da X-S20 (acho que o 1.13) que melhorou significativamente o AF. E no 2.0 resolveram uma das minhas maiores reclamações com a Fuji - adicionaram touch to track AF em vídeo (antes tinha somente para foto), e nos teste que fiz funcionou muito bem.
Mas vi vídeos mostrando realmente falhas bem graves - tirando sequência de fotos com detecção do rosto ligada, com o box do AF sempre indicando que o ponto de foco estava no rosto, e nas fotos o foco várias vezes ia para outro local do frame. Ou seja, é pior do que não focar - é dizer que está focando em um lugar e focar em outro.
O Chris do Pal2tech fez um teste com uma pre-production da X-M5 e disse que aparentemente o foco está bem melhor - mas acho que ele testou com a kit lens, que não tem grande abertura. Melhor esperar testes mais consistentes.
Em todo caso, a Fuji já disse que está trabalhando no AF, e que vai soltar updates em breve.
Rolou isso sim, mas pra mim ao menos, sigo fazendo vídeos e fotos de aves, além de alguns takes de corridas, shows gravados sem parar por mais de 1h e tudo bem até aqui. Mas que bom que estão trabalhando na correção que afeta outras pessoas já que nenhum cenário de uso é igual e cada pessoa usa a câmera de um jeito.
É a 500mm f/5.6 da linha GFX com pequenas modificações, então já dá pra saber que é espetacular, pois já é ótima na GFX - e como no APS-C vai usar somente a parte central, vai ser melhor ainda.