Latitude de fotos em raw

Sei que a latitude do jpg é de 0 a 255, e de fotos em raw?

O formato jpeg, por utilizar 8 bits, permite representar 256 níveis de intensidade (2^8).

Já o RAW utililiza 12 ou 14 bits para a mesma tarefa, o que permite representar 4096(2^12) ou 16384(2^14) níveis.

O olho humano é capaz de detectar aproximadamente 450 níveis :slight_smile:

É tão mais sensível assim? De 256 para 4000 é muita diferença!!!

Sim, o crescimento é exponencial, cada bit a mais dobra o número de possibilidades.

8>256
9>512
10>1024
11>2048
12>4096
13>8192
14>16384

Jpg não pode passar de 256 níveis?

Não em 8 bits.

Leitura interessante:

Zamora, muito boa sua indicaçao e explicaçoes. Tentei fazer uma leitura atenta do artigo e permito-me alguns comentários, mas antes creio importante esclarecer o significado de alguns termos, no caso, o de Latitude, conforme mencionado no primeiro post e entendido ao longo da discussão como sinônimo de amplitude tonal. Entretanto, parece-me que o termo Latitude é mais adequado para referir-se aos limites fisicos de sensibilidade à luz do equipamento digital (sensor/processador) ou analógico (filme/revelaçao), ou seja, Latitude relacionada à Exposiçao.
Mas voltando a questão em discussão da amplitude tonal de imagens jpg de 8 bits e raw de 16, reproduzo aqui parte da conclusao do artigo, em que a diferença fundamental nao esta na diferença estupenda de cores do formato de 8 para 16 bits (de 16 milhões de cores para a casa de trilhões), mas na imensa quantidade de informaçao que uma imagem de 16 bits armazena que permite multiplas alteraçoes sem perda de detalhes, ou seja, sem o aparente efeito de “bandeamento” entre tonalidades, que pode ocorrer nas imagens com 8 bits após tratamento. Além disso, o ganho de latitude de exposiçao em imagens com 16 bits (RAW) é muito maior do que em jpg de 8 bits, o que me parece uma vantagem inigualável, principalmente para quem fotografa em ambientes externos…

Angelone,

Concordo com você, e veja que procurei não usar o termo “latitude”, porque o conceito envolve muitos outros fatores, os quais não caberiam aqui sem tornar o assunto um tanto árido :ok:

Creio, inclusive, que já exista pelo menos um tópico no fórum onde se discutiu com mais profundidade a questão da latitude.

Iniciei a dar aulas para crianças de 11 anos e uma hora terei que explicar isso, e serão inúmeros por quês!!!