Caros amigos, pesquisei pela internet e não encontrei nada que falasse sobre esse assunto, mas resolvi vir aqui tentar a ajuda de todos.
Comprei uma 85mm da viltrox há um tempo atrás, e é uma lente muito boa. Usei ela algumas vezes na Z6II e a lente é um espetáculo.
Recentemente, peguei a Z6III e o upgrade foi absurdo. Foco preciso e cravado, nitidez impressionante desse conjunto. Só que eu notei um detalhe que eu achei que fosse algum erro de configuração meu ou algo parecido, e até agora está sem solução.
Notei que a Z6III, por algumas vezes, ativa o modo foco manual sozinha com essa lente. Sem apertar nada (Já que ela não tem botão de seleção de modo de foco na lente), absolutamente do nada esse modo ativa e a câmera não foca mais. Ai, preciso desligar a câmera e ligar novamente, ela volta a funcionar o modo automático do foco, sem apertar nenhum botão.
Pensei que pudesse ser alguma configuração, mas já percorri os menus de cabo a rabo e nada de encontrar algo que pudesse ser a causa desse problema. Em um casamento recente, tive que desligar e ligar a câmera diversas vezes porque simplesmente o modo automático era desativado sozinho.
Em outras lentes, eu não consegui perceber se está acontecendo, especialmente nessa 85mm que percebi, já que o foco fica mais perceptível quando está errado.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser? 
Se pegar o anel de foco e girar, a câmera muda por conta própria pro modo manual? Caso positivo, e vc não esteja girando o anel sem querer, suspeito de algum sinal esquisito que a lente possa estar mandando pra câmera. Tá com o firmware mais recente?
Outra coisa, olhei a página da Viltrox, e tem isso aqui:
We’ve recently become aware of a new notice issued by Nikon, advising users not to update their Nikon camera firmware while a third-party lens is attached, as this may cause potential issues or malfunctions.
As a third-party lens manufacturer dedicated to delivering reliable, high-performance autofocus lenses to creators around the world, we would like to provide the following kind reminders to our valued Viltrox users using Nikon Z-mount cameras:
Firmware Update Reminder To ensure a smooth firmware update process, please detach all third-party lenses or lens adapters, including Viltrox lenses or adapters, before updating your Nikon Z camera.
1 curtida
Felipe, obrigado pela resposta. Então, eu achei que pudesse ser exatamente isso, de eu estar encostando no anel de foco e ela estar alterando, mas não. Inclusive, tentei fazer isso agora pra demonstrar o erro aqui, mas não aparece. É enigmático.
Agora, essa mensagem ai da Viltrox me preocupou muito, eu fiz a atualização do firmware mas não me recordo se estava com lente. Provavelmente sim.
Será que, após esse update, eu consigo fazer ele novamente por cima, mesmo sendo a mesma versão?
Só tentando. Por experiência, eu sei que vc pode colocar o mesmo firmware duas vezes nas lentes Viltrox. Pelo menos pra Fuji, pode.
Quanto à câmera, não sei. Não tenho uma câmera Nikon há mais de 15 anos, e acho que nunca atualizei o firmware de uma.
1 curtida
Só para deixar registrado, dá sim. Baixei novamente no site da nikon, coloquei no cartão, e entrei no menu de update. Ele pergunta se você deseja susbstituir e fica: Versão 2.0 por Versão 2.0.
E fiz o procedimento também de atualizar a lente.
Agora, é testar. Se funcionar, volto aqui e fecho o tópico. Por enquanto, obrigado!
1 curtida
Amigos, voltando ao tópico para confirmar que realmente, atualizar a câmera sem a lente conectada e atualizando a lente com o firmware mais novo resolveu o problema de ativar o foco manual sozinho.
Dois casamentos e alguns ensaios sem acontecer novamente.
Obrigado pela dica do felipe, deu certo!
1 curtida
Que bom! Eu estava curioso.
Ainda mais, estou espantado de a Nikon fazer qualquer menção a lentes de terceiros. Antigamente era “azar o seu. Agora se vira aí”.
https://www.dpreview.com/news/6954326351/use-a-third-party-lens-read-this-before-updating-your-nikon-z8-firmware/
1 curtida