Ola, recentemente peguei uma lente Canon 50mm 1.8, fiz o micro ajuste do autofoco pra funcionar melhor, porem, sempre varia um pontinho de foco, creio que essa lente não tem muita precisão mesmo, mas esta me incomodando ter o foco cravado pouquíssimas vezes ;/ a precisão da canon 1.4 é melhor? pelo que eu li, parece que é mais ou menos, mas o ideal é relatos de quem tem. A 50mm 1.8, pra mim, tem um foco bem soft, dificil em 1.8 e um pouquinho mais aceitavel mais fechado, mas mesmo assim meio ruim e tem ate um pequeno jogo no anel, parece de brinquedo.
Poderiam me indicar uma lente legal, que de uma definição mediana e um foco mais cravado?
Qual a câmera que vc está usando. O problema pode n ser da lente. Por exemplo, na 7D (câmera fantástica que só tenho saudades), se o modo de foco não for selecionado adequadamente, dá backfocus.
é a 70d. com a lente 18-55 stm nao sinto tanto erro, com a 55-250 ja ocorre mais focos errados e com a 50mm pior, e em qlqr abertura, nao so abertura grande. todas essas lentes são ruins, entao creio que seja o maior problema. qual sao esses modos de foco vc fala?pode citar um exemplo? obrigado
Tenho a 50mm 1.8 e uso numa T3, não tenho problema nenhuma de foco em 1.8.
As fora de foco geralmente são porque eu tremi ou porque inventei de recompor.
Agora você citou problema de foco na 55-250, uma lente escura, em 55mm não tem esse DOF tão curto assim…
Pode ser problema na 70D, senão me engano foi com ela que vi um tópico com problema de foco.
Pelo liveview não errava nunca, mas pelo visor estava com problema.
pelo que citei acima, o problema nao é referente ao dof, pois ela era em qlqr abertura, tanto pequena quanto grande. nao é por velocidade baixa nem recompor. nao é um problema constante que nem a descrito nos problemas da 70d, pois peguei uma com esse problema. pela minha logica, é problema na lente mesmo.
talvez seja eu o problema mesmo, estou muito exigente e esses pontinhos de diferença no foco me atrapalham ;/ enfim, quero umas dicas de lente com foco mais preciso e imagem com uma definiçao legal obrigado
O autofoco vai variar por dois motivos básicos:
1 - A abertura da lente: quanto mais luz entra melhor e mais rápido a camera foca.
2 - Motor e construção da lente. Os motores USM são muito mais rápidos, mas muitas das lentes L por terem vidros maiores e mais pesados deixam o foco um pouco mais lento.
De qualquer forma a minha experiência.
Nunca tive problema com focus shift… porém em 99% das minhas fotos eu uso somente o foco central e depois enquadro. É meu modo de operação e gosto de fotografar assim. Normalmente o foco central é mais sensível primeiro pois normalmente o sensor é mais complexo que nos outros pontos de foco e segundo pois tem mais luz no centro que nas bordas (vigneting) o que varia conforme a lente utilizada.
6D + 40mm 2.8 STM. O foco STM é lento, para mim a grande vantagem dessa lente é o tamanho e peso, normalmente uso a noite um um mini tripé.
6D + 50mm 1.2 Essa combinação foca até no escuro… exagerando, mas já tirei fotos em boate no escuro sem flash em 1.2 com ISO 3600. E ela focava tranquilamente. So perde um pouco de velocidade pelo peso do vidro dessa lente. Fica um pouco mais lenta que a 1.4
6D + 24-105 f4. Neste caso a combinação é boa, mas o f4 começa a exigir mais luz para focar. Tem que ter uma iluminação ambiente razoável ou m ponto de luz para ela fazer o foco.
6D + 100-400, é onde eu perco a maioria das fotos. pouca luz nos 400 f5.6, e fotos normalmente de esportes com objeto em movimento mesmo com AF em Servo é facil errar o foco.
6D + 16-35 f4. É dificil errar foco com wide angle… Precisa da mesma luz da 24-105, mas como no wide a profundidade de foco é maior é bem mais simples.
6D + 100 f2.8 macro. Tem que limitar o foco, se deixar para toda a extensão a lente demora uma eternidade até achar o foco. Mas com limitação é bem rápido.
Experiências anteriores
T3i + 50 1.8. Precisa de pouca luz mas o foco é lento e extremamente ruidoso
T3i +18-55 do Kit… É a lente do kit… lenta escura… barata…barata…
T3i + 15-85 Trocar a do kit por ela foi agua para o vinho. Apesar de nao ser mais clara, velocidade de foco, range, qualidade, tudo melhorou muito.E foca muito rápido mesmo.
De todas as 3, (40/2.8, 50/1.8 e 50/1.4) a que crava mais o foco é a 40mm.
Eu também estava encanado com isso, comprei a 50/1.8 e troquei pela 1.4 por isso… agora vendo as fotos com a 1.4 nao achei aquela melhora não, se bem que ainda não tive a oportunidade de fazer fotos em mesmas condições.
Mais isso também tem a ver a questão do DOF.
Segue exemplos de fotos feitas com a 5D e todas em abertura maxima.
50mm 1.8 (dá pra ver até eu no reflexo do olho da cadela.
by , on Flickr
50mm 1.4
by , on Flickr
40mm 2.8
by , on Flickr
Tá dificil pra mim também, acostumei com a 40mm e ainda não vi essa qualidade toda na 50/1.4 que justificasse o preço :ponder:
Ainda estou testando.