Lente DX num corpo FX pode dar problemas?

Bom dia gente, desculpem a ignorância, mas fiquei preocupada com isso, acabei de comprar uma nikon D610 e a lente do kit da minha D3100 encaixou certinho na fx, foco automático e tudo mais, se eu ficar usando ela pode acabar estragando a lente ou o corpo?

Obrigada.

Pode usar

Parabens pela camara . Pode usar que não tem problema .

Voce pode usar com a câmara com ajuste Dx , ou com ajuste FX , neste caso voce tera um efeito de um circulo. experimente.

Assim que der compre uma lente melhor , a maquina merece. DE usa olhada na lentes antigas serie D , com AF , voce conseguira lentes muitos boas por preços abaixo de R$ 1000.

Abraços
Fábio José

Abraços
Fábio José

Obrigada Fábio :smiley:
Então, tenho uma 50mm, uso a do kit por enquanto pra tirar fotos mais abertas só, quando quero pegar um salão inteiro e tudo mais.
Mas já estou sim vendo pra comprar uma melhor :smiley:

Abraço.

Sem problemas usar. Algumas lentes o máximo que você vai experimentar é que em certas distâncias focais ela vai aparecer apenas o centro da imagem, pois o sensor de uma FX é maior. Algumas lentes funcionam perfeitamente nas outras distâncias.

Se eu usar uma lente 10-20mm DX numa D610 ajustada para o crop, será o mesmo angulo de visão de uma D7100?

Sim

Interessante.

2X… rss, sou iniciante em Nikon tb…

Pegando um gancho no topico, e no caso das lente EF-S em corpo fullframe existe algum problema tirando a vinheta ?

Se for Canon, não se pode encaixar lentes EF-S nas câmeras FF… :no:

É uma 6D, queria tirar essa duvida…
A nikon faz a regulagem né ? A canon nao ?

Lente canon cropada tem o mesmo encaixe mas ela entra mais fundo na camera. Se montar em ff, bate no espelho.

Lente EF-S da Canon não entra em FF.

As lentes para aps-c canon de terceiros, entra mas tem vinheta.

Valeu, colega!

FF ou FD? Ou lente EF-S realmente não entra em câmera EF?

Entra, mas bate no espelho na hora da foto

Pessoal!

Mais uma dúvida: se eu configurar na D750, o sensor para DX, o crop vai ser igual ou melhor que um recorte num programa de edição?
Ou seja, tem alguma vantagem em usar o recurso de “crop” que algumas câmeras oferecem, como a D750 e D7100?

Vantagem é não perder tempo cropando na edição. Aqui e acolá uma lente ou outra pode dar menos vinheta. Dá pra usar se for exceção. Se tem corpo FF (Full Frame), o melhor é usar lente para FF. Eu não sabia dessa limitação das lentes cropada Canon em corpos FF. Na Nikon é mesmo encaixe há décadas. Pode pegar as de filme antigas e a última digital. Mesmo encaixe.

Então a grande vantagem que anunciavam nos sensores crop, que era justamente
“potencializar” a lentes teles, na verdade não passava de engodo?!?!?!

Coloquei entre aspas o potencializar, pq sei que, na verdade o que ocorria era
a alteração/diminuição do ângulo de visão, mas achava que isso era melhor que um recorte
no photoshop …