Lente ou flash?

Tenho uma D3100, e a lente basica 18-55mm. E fico na duvida se deveria comprar uma nova lente ou investir em um flash remoto.
Sei q os dois sao importantes, mas qual deve vim primeiro?

Depende qual é o teu objetivo!

depende…mas de modo geral…

quer fazer ensaios? Lente clara

quer fazer eventos? Flash…

Lógico que pra fazer BEM os dois, é bom ter ambos…

No geral, acho flash mais util. Uma lente clara soh faz sentido a noite, ambientes indoor ou quando se deseja um DoF curto.

Um flash externo, usado fora da sapata ( se der! ), vai acelerar e muito seu aprendizado q a lente clara. Experiencia propria…

No momento meu objetivo maior é fazer ensaios externos. Fico em duvida, pq ate o preço pesa…

Eu também investiria no flash.

Um flash de preenchimento eh legal pra isso aih, ou um rebatedor, q eh mais barato.

Tô junto! Rebatedores 110cm (± R$ 70, tem aqui no fórum) + uma 50mm f/1.8G. Com menos de R$ 800 você tem um ótimo kit para externas.

A 35mm 1.8G DX eh otima para ensaios de corpo inteiro e meio corpo. Mas a 50mm 1.8G tb eh otima pra retratos mais fechados em cameras DX.

É. Eu prefiro a 50mm por isolar melhor o assunto do fundo. Na real mesmo eu prefiro a 85mm pra essa finalidade, mas não é a primeira lente prime a se comprar.

Bom dia Faby 05.

Eu escolheria Flash!

:snack:

Uma 35 1.8g DX ou 50 1.8G são baratas! Põe um YN junto e o conjunto vai sair muito mais barata do que uma zoom rápida!

O rebatedor eu ganhei de um fotografa amiga. Acho q vou comprar um YN primeiro msm. =)

Compra os 2, começa com um flash xing ling YN da vida que tem pra vender por 40 dólares no dealextreme, e uma lente barata com uma abertura legal…

primeiro troca de lente,esta lente que ja vem na maquina quando compra é boa, mais só durante o dia, se poder investir vende esta e compre uma mais clara tipo uma 2.8 com abertura constante em todo zoom, depois com o tempo compre um flash bom que também não deve faltar, mas com a lente e o flash da camera ja da pra se virar.

xing - ling também seria uma boa opção só que mesmo assim é bom ter um original também

Sei q me aconselharam a comprar um xing-ling. Mas pensei em comprar esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478812762-nikon-sb-700-speedlight-novo-pronta-entrega-frete-gratis-_JM

Q acham? (meu medo é pagar a vista e nao receber nada! :dizzy_face:)

Ai continuo a pensar em comprar essa tb… http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469557534-nikon-50mm-f18g-af-s-nikkor-fx-nova-no-estoqu-frete-gratis-_JM#D[C:S,P:4,E:L,Q:5] Mas sem saber se antes ou dps… Oh vida!!

Flash, sempre. A não ser que não o uses… Mas a curva de aprendizagem com um flash é sempre maior do que com uma objetiva, por isso, flash!

Falando nisso, o tópico está em lugar inadequado…rs :ok:

Só um comentário…

Se eu não me engano a D3100 não controla flash fora da sapata…

:ok: