Olá Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vcs. Eu tenho uma lente Nikkor DX 18-105 que acompanha o Kit da D90. Me disseram que a distãncia que tenho dessa lente na verdade é de 27 -157mm pq minha camera não é ff. Por que a minha lente sofre essa alteração se ela é DX ou seja feita para ser usada em câmeras que não sejam ff que usam lentes EX. Eu penso que o normal seria não ter alteração alguma pois eu estou usando a lente que foi feita para o meu tipo de cam ou seja DX. Não sei se deu pra entender, mas será que alguém poderia me dar uma luz?
Olá amigo, na verdade a distância focal é essa mesmo 18-105mm (é a distância focal física), então eles deixam assim mesmo… pois seria mentira se eles colocassem 27-157mm. O que acontece é que a imagem sofre um crop… dando a impressão de que houve aumento na DF, tornando ela equialente a 27-157mm…
Fora que apesar de tudo essas objetivas DX podem ser utilizadas em FF… eu usei uma hoje, a 55-200 pra uns testes aqui… normal, vinhetou muito pouco em 55mm … mas o que acontece é que essas lentes tem “menos” vidro… então não cobre todo o sensor FF, havendo perda de luminosidade nas bordas…
Outra coisa, tudo bem que lentes DX foram feitas para sensores DX. Mas lentes FX podem ser usadas em máquinas DX. Então a lógica é manter o padrão correto de nomenclatura em todas as lentes. Além disso existem as fixas. Uma 50mm pode ser usada tanto em DX como FX, mas em DX ela funcionará como uma 75mm devido ao fator de corte. Você precisa apenas saber disso a título de conhecimento, porque na prática é que você verá qual lente é a que você precisa naquele momento.
s