Pessoal, estou muito chateada com um fato que ocorreu comigo e gostaria de pedir a opinião de todos vocês!!!
Este final de semana, fui ver à Fórmula 1, no sábado treino, e ontem a corrida. Estava no setor E (arquibancadas cobertas, camarote). E eis que levei minha câmera, uma Nikon D700 com lente Nikkor 80-400mm f/4.5-5.6.
No sábado, foi tudo bem, fotografei o evento todo sem nenhum problema, mas ontem, após 1/3 de corrida, subiram dois seguranças e me disseram que eu estava proibida de fotografar, pois meu equipamento era profissional e não podia tirar mais nenhuma foto, com pena de que, se eu insistisse, eles apreenderem a minha câmera… Tentei argumentar que meu equipo é semi-profissional, mas os seguranças subiram o tom de voz comigo, dizendo que iriam tomar minha câmera… Fiquei chocada com este episódio, e na hora, por não saber como agir, desliguei meu equipamento e sentei… Perdi todo o pique de fotografar e ver aquela corrida…
Mas fiquei indagando-me se isso realmente pode ser feito… Então, só fotógrafo profissional é que pode ter boas câmeras?! Talvez, eu esteja com uma visão muito restrita, ou ainda, seja muito ignorante neste assunto, afinal, sou novata em fotografia… Mas na minha humilde opinião, eu não estava fazendo nada de errado e tinha o direito de fotografar o que quisesse, afinal, eu estava numa área destinada ao público em geral, e como tal público estava fazendo, eu também estava fotografando o evento com meu equipamento, seja ele qual for… Será que estou muito míope de conceito?!
Penso ainda que, se eu estivesse em uma área restrita a fotógrafos profissionais, onde só entra profissionais cadastrados ou os atrapalhando em termos de ângulo de visão, afinal, esses ficam em pontos estratégicos do percurso, afim de conseguirem fotos incríveis… mas não é esse o caso, estava num setor reservado ao público em geral, e em nenhum momento, antes do início do evento ou em seus panfletos, havia alguma menção sobre proibição de fotografias, como é comum em teatros, etc … Daí eu pergunto: Como fica a nossa liberdade de expressão?! A gente compra equipamentos originais, com lentes originais, paga todos os impostos (que não são poucos), paga seguro para poder portar estes equipamentos e no final, não pode usar?! Está correto isso, gente?!
Desde já agradeço muito qualquer opinião dos profissionais da fotografia, orientando-me de como proceder nestes casos!!! Obrigada.