Bom pessoal, tenho um relato:
Fui à F1 em 2009 - no camarote de um cliente da agência que eu trabalhava.
No ingresso estava escrito que não poderia fotografar e blá blá blá… pq a FOA detém os direitos de imagem.
A questão é a seguinte:
Estava definido: “fotografar”… então, tecnicamente nem com celular poderia.
Os seguranças vieram e pediram p/ guardar o equipamento - estava usando uma 300mm.
Questionei os mesmos, lembrei do direito de igualdade pela constituição - se eu não pudesse fotografar, ninguém poderia; e que se tomassem a câmera somente com busca policial, a qual procederia com a realização de um B.O.
O resultado foi o seguinte… fiquei muito puto, mas os “coitados” dos seguranças não tinham culpa - estavam seguindo ordens. Como o camarote que eu estava era patrocinado pelo nosso cliente… não iria armar um barraco né… então fiquei na miúda.
O segurança entendeu meus direitos… mas tava cumprindo ordens… continuei fotografando e com a cam na miudinha… qdo ele percebia olhava pra mim e tentava ficar na minha frente p/ que eu não fizesse as imagens.
Maaaaaasssssss… tecnicamente a solução é a seguinte (se vc quiser perder o dia e a paciência): invoque a Constituição, chame a polícia, faça um BO e esperneie… com certeza terá seus 15min de fama (ou por conseguir autorização ou por apanhar dos seguranças…rss).
Se um cel. pode… qualquer cam pode.
Se um mané pode… qualquer Zé Mané pode.
Tive outros 2 problemas… um no templo Budista pralá do Grajaú… deixaram fotografar desde que assinasse um docto dizendo que seriam fotos para arquivo pessoal… acho isso válido - é uma área PRIVADA.
Outro foi num Parque em Sto André… a Guarda Municipal apareceu… eu argumentei… mas vi que não teria jeito… só se chamasse a Polícia… e passasse o dia inteiro fazendo o B.O… optei por guardar o equipamento e voltar na segunda-feira para falar com o ADM do Parque… adivinhem se o encontrei…