Lightroom apaga arquivos originais ao renomeá-los...

Olá! Sou fotógrafo e trabalho muito com Lightroom e esses dias presenciei um erro horrendo!
Eu tinha acabado de tratar todas as minhas fotos e logo em seguida fui renomeá-las para entregar com títulos mais fáceis
ao meu cliente. Na metade do processo o lightroom simplesmente parou de carregar e percebi que nada acontecia.
O processo deveria ocorrer em segundos mas já durava meia hora. Percebi que o programa havia travado e então resolvi finalizá-lo. O programa não fechava também. Então forcei seu encerramento e logo depois reabri. O catálogo deu erro e não conseguia reabri-lo então fiz o processo do arquivo de cache para não dar erro e consegui abrir o Lightroom.
Quando abri, o lightroom dizia que não encontrava as imagens do catálogo apresentando uma exclamação em cima da janelinha da imagem. Até aí ok, fácil de resolver. Quando fui linkar novamente eu não conseguia encontrar a imagem, nem com o nome de arquivo original nem o renomeado. As imagens que eu tinha pedido pra renomear simplesmente haviam sumido!!! Alguém já passou por isso??? Alguma solução?

Estava tratando as imagens de um HD externo da Seagate de 1tb.
Por padrão eu tinha backup dos arquivos originais. Mas gostaria de saber pois em algum caso extremo eu poderia ter perdido todo meu trabalho.

Eu ainda não é espero não passar pela experiência, não faço ideia do que possa ter acontecido, vou lhe dar o contato do clicio Barroso, acredito que ele seja o brasileiro que mais conhece de Adobe Lightroom, entra na página dele, diz que assistitiu algum vídeo dele e pergunte, se ele não souber, não só Adobe mesmo creio eu. O site dele é http://www.clicio.com.br/site/

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk