Olá pessoal,
Como comentei em outro tópico, fiquei de avaliar alguns softwares de workflow para fotografia e postar aqui minhas impressões. Se mais alguém puder postar sua opinião aqui, melhor. Há tempos que não me agrada a ideia de ficar dependente do Lightroom. Sempre achei ele muito pesado, e a ideia de ficar pagando uma subscrição não me agrada. Então parti para procurar alguma alternativa à altura. Digo ‘à altura’ porque apesar de “parecer” pesado e “caro”, o Lightroom atende a todas às minhas necessidades, é recheado de funcionalidades e é fácil de usar.
Minha avaliação se resumiu a avaliar desempenho, funcionalidades e facilidade de uso. Não levei em conta, por exemplo, fidelidade de cor na impressão/exportação. Alguns aqui no fórum, por exemplo, relatam que produtos da Corel apresentam problemas desse tipo, mas isso não foi objeto da minha avaliação. A avaliação foi feita em um antigo notebook Intel Core 2 Duo, com 4GB de RAM e disco SSHD de 1TB. Fiz questão de utilizar um notebook antigo para sentir mesmo a diferença em termos de desempenho. Nesse mesmo notebook consigo utilizar tranquilamente o Lightroom, apesar de o tempo de resposta não ser lá muito bom. Mas com esse hardware pude ter uma boa noção da diferença de desempenho entre os software avaliados. Vou me concentrar apenas nas diferenças e deficiências entre eles.
Zoner Photo Studio
Vantagens:
Não é necessário executar o passo de importação, basta selecionar a pasta e começar a trabalhar.
Desvantagens:
Pobre em funcionalidades em relação ao Lightroom, o recurso de máscara só pode ser utilizado para cores e exposição.
Mais lento que o Lightroom, provavelmente porque não gera as visualizações em cache.
Corel AfterShot
Vantagens:
Não vi nenhuma.
Desvantagens:
Também pobre em funcionalidades em relação ao Lightroom.
Desempenho um pouco pior do que o Lightroom.
Máquina travou algumas vezes.
Canon Digital Photo Professional
Vantagens:
Acompanha as câmeras da Canon.
Desvantagens:
De todos, o mais pobre em funcionalidades.
De todos, o mais lento, só que não travou nenhuma vez como o AfterShot.
Lightroom
Vantagens:
Mais rico em funcionalidades.
Não parecia, mas agora sei que é o melhor em desempenho.
Desvantagens:
Licenciamento por subscrição não agrada alguns usuários.
Conclusão
Eu queria provar o contrário, mas não consegui. O Lightroom, infelizmente, não tem concorrente no mercado e estamos refém dele, especialmente para quem gosta de fazer burning e dodging na pós produção digital. É o mais rico em funcionalidades e o mais rápido (basta comparar). Não recomendaria nenhuma outra ferramenta, mesmo que fosse só para fazer o básico, pois todas as outras ferramentas tiveram graves problemas de desempenho. Quem sabe o Darktable, que é software livre (mas só roda no Linux), um dia chegue perto do Lightroom.