Alguém já utilizou aqueles kits de limpeza de sensor e teve sucesso na empreitada? E também, alguém tem ideia de quanto custa mandar limpar o sensor em uma loja especializada em Porto Alegre/RS?
Começaram a aparecer pontinhos nas imagens de minha D7200, limpei com a bombinha de ar e alguns sumiram mas a maioria ficou.
Estou muito chateado, câmera com nem 1.200 cliques, nunca troco lente fora de casa, nunca fui em ambientes hostis com ela, Nikon diz que é selada, e o sensor já está cheio de pó. :aua:
Minha NX3000 que ta sempre sendo judiada, tem o sensor bem mais exposto que a D7200, já está rodando a uns 4 anos e nada de pó no sensor.
Que inferno! Estou começando a querer vender essa D7200. Já não ando muito com ela por ser um trambolho e ainda tenho que me estressar com essa parada de limpeza de sensor. >:(
Estranho camarada, a minha tem uns 15k, sempre vou a praia e roça com ela e, até agora, ta de boa… quando aparece algo na imagem é sujeira na lente ou no filtro…
Também achei bem estranho. Testei com 2 lentes diferentes e os pontos estão sempre no mesmo local.
Quando chegar em casa do trabalho hoje vou tentar usar a bombinha de novo, vamos ver o que acontece.
Moises, eu comprei um kit de limpeza e deu certo em uma mirroless, mas tem que ter sangue frio e muita paciência rs.
O mais prudente é levar pra limpar em uma loja especializada.
A minha D7200 ficou com o sensor sujo rápido também, limpei mas não ficou 100% porque tem um pouco de poeira na tela de foco, como a tela é mais sensível e me faltou alguns acessórios pra limpar eu deixei pra lá.
Se você tem facilidade para fazer essas coisas há vários artigos sobre como fazer a limpeza. Só adianto que requer muita tranquilidade, as vezes a limpeza está quase pronta e aparece mais uma poeira em algum canto…
É, acho que o negócio vai ser mandar limpar mesmo, até porque acredito que o ideal é fazer a limpeza em sala selada contra pó.
Obrigado pelas informações.
Há lentes que estendem e retraem durante o zoom. Obviamente entra e sai ar da lente nestes casos. Se houver poeira junto, poeira vai entrar e sair, independente dos selos da câmera.
Poeira na lente, se procurar, vai encontrar. Melhor não procurar. Se vc precisa usar pequenas aberturas, ok. Mas se não precisa, sugiro não se preocupar muito.
Se vc tiver um pouco de destreza manual, compre um kit com cotonetes secos e líquido de limpeza, com tamanho compatível com seu sensor, pra fazer o serviço em casa. É rápido e relativamente fácil. Tem vídeos no youtube explicando como fazer.
Oi Moises. Uso Canon, então nem sei se tem autorizada Nikon aqui em Porto Alegre.
Mas, na autorizada da Canon, paguei 120 há 1 ano pra limpeza geral e revisão.
Sei que o Ibrahim da Tecnifoto faz esse tipo de trabalho ali no centro. Muito bem recomendado.
Então, não adianta ter o corpo selado se as lentes não forem seladas, vai entrar poeira sempre no sensor.
Principalmente com o uso de lentes zoom, algumas são verdadeiros aspiradores de pó.
Para ficar registrado caso alguém precise do serviço.
Hoje, 26/07/2014, contatei o Ibrahin da Tecnifoto de Porto Alegre/RS - Redirecting... - e o mesmo me passou que o valor de limpeza do sensor da D7200 fica em torno de R$ 100,00.
A câmera fica pronta no mesmo dia e o mesmo atende aos sábados até as 12 horas.
A primeira vez que tentei limpar, alguns anos atrás, fiz lambança, ficou pior que antes :aua: :aua: Ontem fui na Unimagem aqui no Rio de Janeiro, pois a minha 50d está com um ponto de sujeira e me cobraram 150,00 :eek: De vez em sempre tem aqueles cursos da Canon College aqui no Rio, eles cobram 100,00 pela limpeza da câmera e de uma lente (no caso Canon) …
Minha 5D tbm precisa de limpeza, mas me da medo de colocar ela no correio, moro a 400km de Porto Alegre, e não achei nada mais perto.
Até comprei um kit de limpeza no ebay, já chegou, só não tive coragem de limpar ainda. So que já ta começando a atrapalhar a sujeirinha, qualquer foto com um céu ela já aparece.
Bah Pablo, se eu tivesse o kit em mãos eu arriscaria. No youtube tem videos dando uma explicação, não parece ser difícil.
Como eu ainda não comprei o kit acabei pensando que não vale a pena gastar uns 50 reais num kit, e talvez depois ter que gastar mais 100,00 no técnico, então quando acumular mais sujeira levo até o técnico direto.
Brabo é que fotos que tem céu e dependendo da abertura já estão ficando bem aparentes os pontos de pó.
Sabe Erick que após usar a bombinha de ar no CCD também fiquei com a impressão de ter piorado, parece que saíram alguns pontos e surgiram outros mais, vai ver é neura minha. :hysterical:
Vou dar um tempo antes de mandar no tecnico, ver se vendo ou não vendo essa D7200, ainda não me decidi. Malditos usuários Fuji estão me corrompendo, vontade doida de comprar uma X-T20, só preciso arrumar alguém que me traga uma do USA.