Linguagem fotográfica x lentes

Boa noite amigos. Gosto muito da linguagem fotográfica do Frankie Costa e de como Ele trabalha a questão de luz/sombra em sua fotografia de casamento. Sei que cada fotógrafo busca sua própria linguagem fotográfica e refina seu método com o passar do tempo. No meu caso, essa estética de trabalho tentando aproveitar a luz ambiente e usando o flash como luz de preenchimento quando for preciso, me leva ao encontro das lentes fixas ( maior claridade) , que também podem me proporcionar outro elemento que acho importante na construção da minha linguagem fotográfica que é o efeito Bokeh mais acentuado nas fotos . Não estou aqui dizendo que as lentes fixas são melhores ou piores que as lentes zoom ( todas tem suas vantagens como qualquer outra e suas desvantagens), mas apenas que para o resultado estético a que me proponho gostaria da opinião dos amigos sobre esse tema, se minha ideia de lentes fixas e claras é o melhor caminho para ir de encontro a esse resultado estético almejado. Diferentemente do Frankie Costa, que trabalha com apenas 1 corpo de câmera e uma lente 50mm f/1.4 durante todo um evento, nessa questão Eu penso em trabalhar diferente dele, me utilizando de dois corpos de câmera Full Frame 6d mkii e um kit de lentes fixas para cada câmera, flash, etc.
Minha questão é saber se para o que busco o caminho é realmente lentes fixas e qual o melhor grupo de lentes.
Pensei nas seguintes lentes para formar os kits:

1. Câmera 1: lente 50mm f/1.4 canon no corpo da câmera e lente 35mm f/2.0 reserva
  2. Câmera 2: lente 100mm f/2.0 canon no corpo da câmera e lente 85mm f/1.8 reserva

Esse kit foi pensado levando em conta, tanto no range para cobrir um evento quanto pela qualidade das lentes ,quanto pelo custo final ( tenho no máximo R$9.000,00 para investir em lentes) .
Sei que de 35mm para 50mm o range é pequeno, mas a opção de lente abaixo de 35mm seria a 28mm f/1.8 ou a 24mm f/1.4( fora do meu orçamento). Pensei na 35mm f/2.0 pelo preço e qualidade e acreditando que se precisar de um ângulo mais aberto poderei usar a técnica do passo para trás ( quando for possível) .

Obs: Inicialmente Eu tinha planos de comprar duas câmeras Canon 80 D mais decidi investir em duas 6D mkii.

Gostaria de saber das opiniões experiências dos amigos, que será muito importante para minha decisão.

Meu caro, com certeza alguém vai ter uma resposta muito mais completa, mas posso acrescentar um pouco.

Gosto mais de fixas, tanto pelo preço e também por evitar ficar “zanzando” pelos comprimentos. Acho que o trabalho fica mais homogêneo.

Sobre estas lentes, a 50mm na FF tem um ângulo bacana… mas pra corpo inteiro pode trazer dificuldades. Pensando nisso comprei a 35 F2, mas eu, particularmente, não possuo um bom olhar pra fazer cenas mais abertas, gosto mto, mas ainda preciso treinar bastante.
(*ps, essa 35 F2 IS USM é sensacional, mto rápida e com qualidade boa demais)

Eu uso uma FF e uma APS-C, e costumo colocar essa 35 ou a 50 (1.8) na FF e usar uma bem mais aberta ou bem mais fechada na crop, pra dar mais diferença.
Tem fotógrafos aqui da cidade que usam só a 35 o tempo todo, o trabalho fica mto bom, mas acaba faltando aqueles closes.

Acho que suas opções estão muito boas, é o que estou “vivendo” nesse momento.
Tirando a 100mm, já usei todas estas e este é basicamente meu kit.

Um exemplo da 50 em FF… (na época ainda n tinha a 35)
Achei legal o ângulo nessa parte, mas no restante do casamento eu usei mto a 17-40.

Obrigado pela sua ajuda Grauby…
Minha dúvida também é se 35mm consigo fazer as fotos mais abertas de um evento ou teria que ter uma 28mm f/1.8 ou mesmo 24mm…minha opçao inicial pel 35 x 28 é pelo que falam sobre a qualidade maior da 35mm…mas fico preocupado se terei abertura suficiente.

O jeito mais seguro é vc pegar uma emprestado e fazer uns testes, até msm com uma 24-105 em 35 só pra ter noção do ângulo.
Eu fico bem satisfeito com o ângulo de visão, às vezes acho até mais aberto do que queria, mas isso é por conta do meu vício em retrato fechado.
Já acho a 24mm em FF muito aberto na maioria dos casos.

Essa história de dupla de lentes para uma dupla de corpos é bem variável em função dos gostos e estilos…
Para mim, funcionaria melhor a dupla 35/85 do que 28/50… Contudo, se você adiciona uma 100 mm a esse segundo kit, já fica muito mais competo mas eu não gosto de ficar trocando de lente.

A 28 mm pode ser que sirva 100% a todas as necessidades de grande angular mas minhas experiências recentes me mostraram que vai ter 5% das vezes que a 28mm não dá o ângulo necessário.
Já a dupla 35/85 traz muito mais qualidade (são estilos de lente que tem um pedigree bem característico e agradável nos resultados) ao meu ver baseado nas minhas experiências mas você vai precisar de uma GA para situações específicas… Mas aí eu economizaria e usaria uma zoom GA f/4 ou até mais escuras visto que GA não precisa tanto assim de grandes aberturas e o seu uso é bem específico.

Aproveitando a excelente resposta do colega Talles, eu adicionaria a 14MM 2.8 L ou alguma genérica (Tokina, Youngnuo, etc) porque você teria uma grande angular pra dar uma linguagem de proximidade de quem olha, além de captar detalhes como por exemplo, o casal dentro de uma bela igreja. No mais, concordo que esse mix de 14, 35 pra uso geral e 85 pra dar closes mais fechados, seria um kit perfeito. Precisa ver se cabe dentro do seu orçamento. Exemplos de lentes 14MM 2.8:

https://www.bhphotovideo.com/c/product/769532-REG/Rokinon_FE14M_C_14mm_Ultra_Wide_Angle_f_2_8.html

https://www.bhphotovideo.com/c/product/1383150-REG/yongnuo_yn14mmf2_8c_14mm_f_2_8_autofocus_lens.html

E esse vídeo do Armando Vernaglia sobre o assunto (recomendo):

Obrigado amigos Thales e Cheferson…Realmente é uma dúvida grande…minha ideia seria um kit de lentes até f/2.0…a 24mm f/1.4 realmente fica fora de meu Range monetário…KKK…ai fico pensando na 28mm 1.8 x 35 mm 2.0…dúvida cruel…

Eu pra eventos prefiro lentes zoom, mas se vai de fixas, eu iria nessa de 14, 35 e 85. Ou outra idéia ainda seria substituir a 35MM por uma 24, daria pra pegar mais detalhes. Eu acho 24MM no Fullframe muito grande angular kkkk . Quer uma dica mesmo, aluga uma 24-105 F4L (caso não tenha) e vai trabalhar num evento de algum amigo. Teste as distâncias focais que você mais usa; mas sem levar em conta na hora do evento. Por exemplo, eu uso crop e pra mim a 35MM não serve . Descobri que amo a 50MM e que a maior parte das minhas fotos é feita entre 50 a 90 MM . Por isso, minha próxima aquisição de lente será uma 85MM 1.8 . No meu caso com 50MM e 85MM estou no meu kit, lembrando que faço retratos e eventos esportivos. Eu acredito que com uma zoom , você terá ideia de qual distância focal fixa é mais interessante pra você.

Conhecendo as fotos de Frankie Costa, achei que a maior parte de suas fotos é feita com grande angular e meia teleobjetiva. Considerando suas opções de objetivas, uso de 2 FF e por minha experiência em FF com Sigma 35mm 1.4 e Canon 85mm 1.8, acredito que este seria um equipamento de boa qualidade a um valor relativamente baixo. A Sigma não tem a mesma rapidez de foco da Canon, principalmente em baixa luz, mas tem ótima abertura e boa nitidez. Ambas as lentes são fáceis de encontrar nos xings lings de sampa.
Quanto ao flash, poderia ser interessante com radio flash para iluminar fora da câmera. Pesquise sobre o Godox V860IIC e o X1T.

Estilo fotográfico vai de cada um, eu prefiro usar 35mm como principal e ter a 50mm na mochila.
Uso a 35mm f/2 IS USM e não sei pq o pessoal não valoriza essa lente, ela é absurdamente rápida de foco e não erra nunca, ótima nitidez num tamanho compacto comparado a Sigma e ainda mais barata. Sem falar no IS, quase não uso, mas se precisar ela tem.
Trabalhando com dois corpos eu usaria a 35mm e a 100mm. Porém eu trabalho com apenas um corpo no evento, 90%do tempo com a 35mm. Cada um se adapta ao seu modo de trabalho.
Em ensaios acho estranho usar um 35mm uso a 45mm, já em eventos eu enxergo tudo em 35mm, antes dela, eu usava a 30mm, fazia tudo e nunca faltava, pelo contrário sempre precisava chegar mais perto, até demais pra fechar o quadro, acabei pegando a 35mm com medo de “faltar” espaço e estou adorando, claro que ela não é uma grande angular, mas da pra fazer um casamento só com ela, eu faço infantis com ela e saio satisfeito. Vc precisa se adaptar a esse tipo de trabalho, eu curto estar sempre perto da situação, abro mão de mostrar tuuuudo do evento pra mostrar de perto fatos interessantes.

pablo.ebani.
Obrigado pela sua ajuda…Consegue fazer vs fotos mais abertvs do evento com a 35mm? Consegue efeito bokeh com ela?

reeditei minha resposta não sei se já leu. falo sobre o fato de angulo de visão.
Tudo depende do lugar onde se fotografa. Se for em casa por exepmlo eu levo minha Fuji com a 16-50, se precisar de algo aberto vou ter que puxar ela, não precisei ainda.
Esse aniversário foi em casa, eu achei que não fosse conseguir apenas com a 35mm…foi um sucesso.
https://www.instagram.com/p/BzOtidVH9bv/?utm_source=ig_web_copy_link

Efeito de desfoque de 35mm eu acho legal pelo fato de ela desfocar pouco (gosto pessoal), vc ainda percebe o que acontece ao fundo, mas eu curto camadas e treino isso sempre que posso, fecho o diafragma pra ter o maior numero de coisas acontecendo na imagem. Toda aberta ela desfoca legal, ainda mais se vc estiver perto do sujeito. Claro que não se compara a uma 50mm.

O desfoque dela é bem suave e leve… se vc se aproximar mto do objeto (que não é mto comum pra usar em 35mm) a profundidade de campo fica pequena demais e o desfoque mto forte, até com risco de perder imagem se errar um pouquinho o foco.

GRAUBY.
Obrigado pela informação… Penso em usar a 35mm mais para um angulo de visao maior, quando precisar…Gosto da estética do bokeh, mas sei que nao da para fazer todas as fotos assim…mas é uma linguagem que procuro…