Líquido para limpeza de sensor

Como o título do tópico já diz, gostaria de ouvir dos colegas recomendações sobre qual líquido comprar para fazer a limpeza do sensor. Li em alguns lugares que o mais indicado é o “Eclipse”, porém não se encontra no Brasil (não com preço razoável). Em outras pesquisas li sobre álcool isopropilico ou metanol.

Estava cogitando comprar os swabs úmidos, mas o valor é bem mais caro que comprar o seco, e preciso limpar com frequencia o sensor, portanto me parece mais racional comprar o líquido adequado e os swabs secos.

Desde já agradeço! :ok:

Outra coisa que esqueci, duas das câmeras que uso são Nikon D300, li que ela usa um tipo especial de coating no sensor e portanto não seria recomendado o “eclipse” :ponder:

Eu usava o Eclipse. Cheguei a usar na D300 e nunca tive problemas.

Hoje eu uso o Aero-clipse, que é uma reformulação do Eclipse mas não é inflamável. Seguro p/ levar em viagens de avião.

https://photosol.com/products/aeroclipse/

Já li vários comentários positivos com relação aos produtos da VSGO.

No site da Photosol cita que pode ser o Eclipse na D300.

Quando tive dúvida, entrei em contato com eles, via email e sempre responderam.

Primeira vez que vi algum usando produtos da VSGO foi o Morten Hilmer lá em 2018.

Inclusive esse tópico me lembrou que preciso comprar uma lupa com led.

A que eu tinha já era.

Uso limpa tela de monitor, já usei de óculos também.

Eclipse é basicamente metanol filtrado. É o que uso, mas uso tão pouco que um frasco comprado coisa de 7 anos atrás ainda tá na metade.

Dito isso, a não ser que eu encoste o dedo no vidro da frente do sensor (câmera de astro tem esse vidro bem exposto), tenho limpo só com um pincel bem macio.

P.S.: pra limpar marca de dedo, um cotonete com água destilada+detergente, depois só um cotonete com água destilada também funciona. Água destilada não deixa rastro. Mas é só cotonete úmido, não pode encher de água.

Bom saber! Obrigado pelas informações, André!

Gostei de saber que este VSGO é bom. Tem ele a venda no ML em um kit com 4 swabs por 120R$. O líquido é 15ml, mas creio que deva durar um tempinho, aí depois só compro mais Swabs. O eclipse e aero-clipse esta muito dificil de achar e muito caro.

Acho que vou nesse kit da VSGO mesmo.

Eu fiz isso uma vez e ficou resíduo depois de secar, mas nao tinha SWAB entao todo o processo nao foi muito correto.

Legal, pesquisei sobre esse Metanol filtrado pra vender na internet, mas nenhum que me desse confiança de comprar.
Problema é que eu faço bastante foto em trilha, eventos de mountain bike… aí é muita poeira… e se precisar trocar de lente eu troco ali mesmo, acaba que suja o sensor… no meu caso creio que a limpeza umida é necessária. Mas sabe que eu tenho um pincel desses e não havia pensado em utilizar no sensor. :ok:

Lembre de usar o pincel do sensor somente pro sensor. Pra poeira, funciona muito bem.

Eu estou afim de comprar um desses kits da VSGO para experimentar. Porque o custo é excelente e mais fácil de repor.

Se você comprar poste aqui o que achou. :ok:

:ok:

Devo comprar ele sim, pelos preços que vi. Depois relato minha experiência.

Tenho esse aqui, mas eu não sou muito expert em limpar sensor e as vezes fica as manchinhas depois que seca e aí tenho que passar o swab seco.

Aqui uso o Eclipse e o VSGO, ambos excelentes. É o tipo de coisa que dura uma barbaridade então é algo que o custo não importa tanto.

Tenho 3 kits desses, para FF, APS e MFT.
São muito bons.

:ok: :ok:

uso esse kit ai da vsgo ,foi uma das melhores compras que ja fiz kkk
peguei no shopee na epoca antes o apocalypse paguei incriveis 80 reais
chegou tudo lacrado com a bolsa e tudo mais, o mesmo kit antes no aliex era 130+ , hoje ta uns 170
não tenho o que reclamar.