Ganhei de natal o livro “Labirintos e identidades”: panorama da fotografia no Brasil (1946-1998), de Rubens Fernandes Junior, talvez interesse alguém.
Conhecer a tradição da fotografia brasileira é tão importante quanto expandir o conhecimento técnico sobre o assunto ou tirar fotos todos os dias, não só porque você entra em contato com o que já se produziu no país e, portanto, contribui para lhe aproximar da tradição fotográfica brasileira e, a partir disso, encontrar uma orientação acerca de possíveis caminhos que venha a seguir.
Metade do livro são fotos, tem cerca de 40 páginas de texto e uma parte de biografias. Um mapeamento interessante para quem quer conhecer um pouco da nossa mais fina fotografia.
Coloca lá naquele tópico dos livros em Papo furado, eu pelo menos sempre dou uma olhadinha lá e no dos filmes. Já assisti uns cinco filmes que sugeriram lá.
Hahaha eu também já vi e revi uns filmes citados lá. Muito boa a idéia.
Vou postar na sugestão de livros, embora lá sejam sobre vários temas, mas nunca é demais né.
Vi que você citou lá o filme “Moça com brinco de pérola” e tem tópico sobre isso aqui na AF. O problema da fragmentação é isso.
É verdade! Mas até que não é um problema…, problemão, é mais um probleminha. Não sabia que esse filme tinha sido citado aqui, do contrário acho que já teria assistido.
O Rubens é um grande cara da fotografia, enciclopédia ambulante fotográfica. Tive aulas com ele eram verdadeiras viagens no tempo pelo fotografia, excelentes.
Obrigado pela dica, Kika, vou pesquisar e comprar o livro.