Branco Melo,
A sua opinião é perfeitamente valida. Acredito que para vc a combinação de cores possa nao ser objeto de preocupação, como também nao deve ser para muitos fotógrafos, profissionais, inclusive. E acredito ainda que suas fotos devem ser muito boas, ainda que sem se preocupar com as cores.
O que ocorre, e ao menos falo por mim, quando me apaixono por algo, e embora ja namorasse a fotografia ha algusn anos eu me entreguei de verdade ha um ano apenas, gosto, ou melhor, nao consigo fazer diferente, de buscar o máximo aprimorar meus conhecimentos para melhorar meu resultado.
Nao que ele vai ser melhor que o dos demais, mas sera um passo, pequeno, mas um passo a frente do que eu fazia.
Sabe aquele atleta que faz ioga para melhorar no dia da corrida, e ai a gente pensa que ele perde tempo porque com ioga ele nao vai correr mais rapido, mas ele tentou, experimentou, e até conseguiu melhorar, nao porque de fato correu mais rápido, mas aquilo lhe deu confiança e tranqüilidade para fazer uma boa largada?
Pois é, sei que algumas coisas que estudarei ao longo de minha trajetória nao servirão la para muita coisa, mas ao menos saberei, por mim, se aquilo influencia ou nao em meu trabalho.
Contudo, embora acredite que algumas coisas de fato podem nao me trazer resultado positivo, acredito que o estudo das cores pode sim me ajudar. Nao estou falando que todas as minhas fotos serão influenciadas por esse conhecimento, mas certamente em algumas, como naquelas em que voce produz do zero, seja em estúdio ou externa, este conhecimento faz a diferença. Afinal, o fotografo gerencia tudo, ou quase tudo neste tipo de fotografia, e ele podera escolher, ainda que nao acredite, cores que poderao leva-lo a um resultado ainda melhor. Se nao o levar, ao menos nao piorou.
Sabe aquele camarada que ve suas fotos e fala assim: nao sei porque gosto tanto das fotos dele, elas sao ate parecidas com a dos demais, mas eu gosto?
Entao, quem sabe o conhecimento das cores nao pode fazer isso por nos?
Pode até ser que nao, mas vou arriscar.