Logo nas fotos

Na entrega das fotos no CD, após edição das mesmas, se entrega as fotos para o cliente com logomarca do seu trabalho, ou não!? Me peguei pensando nisso e não sei se devo entregar com o meu nome nas fotos ou as entrego apenas editada, sem nada que comprove que fui em quem tirei…

Assunto controverso, cada um faz de um jeito… :ponder:

Eu entrego sem logo, mas tem muita gente que coloca… :ok:

Como vc gostaria de receber? Pense nisso 1 minuto e terá Sua resposta

Concordo! :ok:

Muito bem colocado

Preferia sem, mas não me importo nenhum pouco se recebe com, desde que não ocupasse 1/3 da foto!
Não vejo problema nenhum em colocar no canto da imagem meu logo, assim como o fotógrafo que fez um aniversário da minha filha, tbm colocou e não me importei… mas tem um aqui na cidade que coloca uma coisa enorme, aí acho meio fora!

A pergunta que eu faço é: Pra que isso?

Não acho legal deixar uma logo/marca d’água sobre as fotos que alguém te pagou para fazer.
Não agrega, não embeleza, ao contrário: Polui.

Quer usar isso para uma divulgação? Eu acho que só queima o filme forçar a pessoa a ter que ter as fotos em que ela aparece com o nome de quem fez por cima.

E a autoria já é sua, tendo ou não marca, assinatura ou logo.

já pensou se o JR Duran colocasse seu logo nas fotos que ele publica pra Playboy? Sei lá, sem dúvida alguma é melhor sem.

Em trabalhos nunca se entrega com logo nas fotos :doh:

Você foi contratado para fazer aquela foto, não para divulgar o seu trabalho. Se depois quiser colocar logo para postar no seu site/pagina/etc tudo bem :sunglasses:

Acho o “ó” entregar as fotos finais com logo.
O cliente comprou a imagem… temos que desapegar a partir desse momento.
O que eu faço é o seguinte:
vendo as fotos em maior tamanho, após edição, cortes etc… Isso tá claro, bem escrito.
Mando junto (como brinde) um arquivo “pronto” pras redes sociais (jpg - 2048 px na maior aresta e 90% de qualidade) que vai com a logo. :wink:
Dessa forma o cliente escolhe se quer usar a foto com a logomarca e dar os créditos direto na imagem. É um direito dele não querer. Daí tem a imagem limpa que ele efetivamente comprou.
Até agora é 50% dos clientes que usam cada tipo. Alguns botam as fotos normais e dão os créditos no post… Então acho que ficou bom assim.

Quando se trata de entregar pro cliente pode ser ver a unanimidade: Não coloque. O cliente está pagando pelas fotos e não pra fazer propaganda sua.

Outro porém, se a pessoa realmente gostar das suas fotos, vai ter algo melhor do que a sua logo pra propagar o eu nome, o boca a boca. Com sua logo ele talvez não queira nem falar do seu nome.

O modelo que o Nando falou é bem interessante, boa parte das pessoas dá o crédito, e quando não se alguém se interessar vai acabar perguntando quem realizou as fotos.

Quando eu entrego as imagens em Mídia (CD/DVD), dou 2 arquivos um em Alta sem logo e outro em Baixa resolução para uso na net com logo. Dar mais trabalho, mas atende caso o cliente publique as imagens.

As fotos do cliente NUNCA deveram ter nenhuma marca de NADA!! :eek:
Certo e que muitos colegas fazem isto, mas…!!!
Para divulgaçao claro que pode ter um logo de identificaçao ( para fazer a propagandinha, :hysterical:).

:clap: :clap: :clap: :clap: