GENTE, ESTA SEMANA SAIU UMA NOTINHA AQUI NO JORNAL DE PORTO ALEGRE (ZH)FALANDO SOBRE LOMOGRAFIA.MAS NÃO ENTENDI…ALGUEM SABE ME EXPLICAR??
Pelo o que eu entendi são fotos realizadas acima de 30 segundos, longa exposição, pelo modo bulb da câmera. O nome advém da própria marca da câmera.
Texto retirado na Wikipedia
Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida a partir de 1980.
Leia mais em Lomografia – Wikipédia, a enciclopédia livre ou busque em LOMOGRAFIA - Pesquisa Google
abs
Luciano
Desenterrando o tópico. Mereço uma pá de troféu.
Vi que a LC-A é a melhor câmera do mundo para Lomografia. Entrei no site Lomography e não vi produtos à venda, nem câmeras nem acessórios. Vocês tem câmera Lomo aqui no fórum ? O que aconteceu com a loja e com os produtos Lomo ? A loja Lomography de São Paulo ainda existe ? Onde comprar câmera Lomo LC-A+ e seus acessórios ?
As câmera LC-A são originadas na ex-União Soviética na década de 80. Se tornaram bastante aceitas no mundo, no cotidiano das pessoas comuns e assim foi criado um dos maiores movimentos fotográficos existentes. Com o fechamento da produção na Rússia, quiseram continuar e as câmeras receberam atualizações e acessórios, como uma caixa estanque para tirar fotos embaixo d’água, cabo disparador, lentes experimentais.
A empresa Lomography saiu do Brasil ano passado.
Não vendem mais nada oficialmente aqui no Br.
O site não tem produtos a venda pois não enviam para o Brasil, cheguei a mandar e-mail para eles a algum tempo atrás e eles responderam para procurar no Ebay de algum representante da marca, seria o mais barato.
Falando ainda da Lomography, ela tem um vasto aparato de câmeras de filme e filmes até hoje, mas a venda só tem fora do país.
Ela também fabrica alguns remake de lentes bem interessantes como a Petzval com seu conhecido efeito de swirly bokeh extremo…
Se procurar no Mercado Livre acha muita coisa interessantes em sua maioria analógica.
Estes conceitos citados são muito interessantes mas que não precisam se limitar as câmeras da Lomo, eu particularmente uso uma câmera compacta ou o celular para isso.
Acredito que atualmente o Celular casa direitinho com essas regras ou melhor com essas recomendações.
Vi algumas Lomo LC-A à 100 dólares no ebay, sem acessórios. Se torna proibitivo devido às taxas da nossa realidade. Fiquei curioso com aquela cápsula para mergulho e com as efeito túnel.
como assim efeito túnel? tem o link? fiquei curioso kkkk
fabianob,
Tem um spltzer que corta a foto em duas e sai invertida, lentes wide Lomo, flash com cor variável, flash circular
Neste outro explica a modificação para filtros a cores
À venda a cápsula para mergulho
https://marinho.com.br/products/lomography-lc-a-krab-underwater-housing
bem legal… essas camerazinhas são bem interessantes.
São divertidas e é provável ter alguns bricos/DIY espalhados por aí pra essas câmeras lomo.