algumas fotos de longa exposição !!!
algumas fotos de longa exposição !!!
cara … lindona sua foto …
mas não tem como postar elas com resolução menor não ?
é q tem gente q usa internet discada aki, aí não vai ter paciencia pra ver suas fotos não … hehhe
T+
Gostei das fotos, mas editei o tópico para melhorar a visualização dos usuários que entram mais desavisados…
Quando for assim poste no e poste com os links Thumbnail for forums (1) que é o que dá certo para colocar os thumbnails com links aqui…
Muito legais mesmo!
Ah, e falando em ImageShack, esse fim de semana muito provavelmente terei uma versão beta apresentável do meu uploader, assim que tiver algo eu posto aqui no fórum!
Uma fot minha de longa exposição, foi tirado no Bairro do Santana, em São Paulo, no carnaval deste ano, foram 15 seg de exposição em f8.
http://www.ximiti.kit.net/Fotos%202005/Carnaval%20em%20Sampa/001.jpg
fotos com longa exposicao q eu gosto sao as light painting!
yurilq, boas fotos!
Qual abertura e tempo de exposição?
yurilq,
Achei bem legal suas fotos, mas seria bem legal se você postasse junto com a foto o EXIF para que possamos analisar de uma maneira mais técnica.
Yuri,
Ficaram massa. Gostei mais da primeira. Parabens.
usei a bertura 22 e 30 s de exposição.
lincoln_designer oq é EXIF ?
Yuri, legal as fotos.
Já que o tópico é sobre exposição, uma pergunta:
Essa semana fiz umas fotos de cachoeira, com 22 de abertura e 1s de exposição. Ela estourou um pouco no branco da cachoeira. Como evitar esses problemas???
Abraço,
Fernando
Faça a fotometria na cachoeira…
Foi exatamente o que eu fiz. Na realidade estava estourando, eu ví. Mas já estava no máximo da abertura, ISO 100, e eu não queria mexer na velocidade para não perder o efeito. Eu até procurei, mas não encontrei como diminuir a exposição em 1 ou 2 pontos. Estava fotografando no manual.
A proposito, como diminuo a exposição qdo estou no modo manual, qdo aperto o botao de exposição ele muda a abertura.
Abraço,
Fernando
Fernando, vamos recordar o conceito, existem 3 operações que afetam a luz absorvida (ou exposição).
São eles: A Sensibilidade, a Abertura e a Velocidade, se vc altera a exposição 1 dos 3 tem que mudar :), se sua abertura estiver no máximo a suas alternativas para não estourar a cachoeira seria aumentar a velocidade ou reduzir o ISO (o que tbm não estava ao seu alcance pois sua câmera não tem este recurso abaixo de 100).
Você poderia usar ainda um filtro ND, mas sem dúvida isso afetaria a imagem.
Então o que ocorreu foi um erro de fotometria conciente, se vc sabia que estava estourado deveria ter tomado alguma medida (das 3 possíveis) para solucionar o problema, no seu caso alterar a velocidade para 1/2s.
É isso aí Fernando… Tenta colocar nessa velocidade que o efeito que você quer, de névoa na queda de água, vai aparecer também!!!
Valeu
Valeu… Como provavelmente vai me faltar tempo para ir novamente lá, eu fico com o conceito, e tento na proxima oportunidade!
Foi realmente o que eu tinha pensado. Tirar em 1/2… Isso mostra que o curso fez sentido!
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Fernando
Minha câmera eh limitada…mas deu vontade de achar um parque de diversoes pra fazer uns testes…
Será que os 15 segundos da A85 são suficientes para ter efeitos semelhantes?
Menor abertura eh F8.0 na minha…mas…nao preciso usar a menor… certo?
Na verdade se vc quer encurtar o tempo deve usar a maior.
Mauricio, o que pode acontecer, é que ao expor 15 segundos em F/2.8 por exemplo, vai entrar tanta luz que pode ficar tudo estourado (dependendo do que tu for fazer!). Aí se usa uma abertura menor com o intuito de restringir a luminosidade, e com isso conseguir uma exposição longa de boa qualidade… Em alguns casos, F/8.0 é pouco ainda, aí ainda tens que partir pra um filtro ND (filtro escurecido), como no caso de fazer exposições longas de ruas muito iluminadas da cidade, com os carros cortando o asfalto com luz…
O grande problema dessas cam. digitais compactas é essa abertura. Para imagens com muita iluminação e velocidade bem baixa (acima de 1s) ela normalmente estoura. Na lua de mel bati uma foto de uma cachoeira f/9.0 e 1/30 ela me estourou tudo.
Muito dificil realmente, mas talvez o uso de filtros ND ajude (só fico me perguntando se vale a pena o investimento).
Abraço,
Fernando