Pra quem não estava acompanhando a história, eu comprei o Luminar 3 na promoção umas semanas atrás. Este programa faz várias coisas que o PS também faz, mas de forma mais automatizada e específica. Várias destas tarefas usam Inteligência Artificial, controladas por meio de sliders relativamente simples. Ou seja, para o que se propõe, o Luminar faz em um comando o que o PS precisa de vários passos.
Saiu ontem o Luminar 4, que tem todos os recursos do 3, e mais alguns recursos “interessantes”. Assim entre aspas porque muitos fotógrafos vão torcer o nariz (por vezes com razão) pra alguns recursos. Tipo o “Sky replacement”, ou substituição de céu. Peguei essa foto aqui:
e transformei nisso aqui, usando somente sliders e escolhendo o céu de um menu:
Claro que este é um exemplo bastante extremo, e eu sou da opinião de que um fotógrafo pode tirar coisas da cena, mas nunca trocar (a não ser em caso de paródia). Mas em caso de retratos, a IA também se faz presente. Aqueles filtros de melhora de pele sempre deixarm resultados inverossímeis, mas em outros casos ajuda mesmo, tipo pra adicionar mais luz ao rosto (acredite, tem um slider “face light” que faz justamente isso).
Sobre o desempenho, cada efeito desses demora uns 3-4 segundos pra ser aplicado no meu computador (Ryzen 7 3750H com 32 Gb de RAM). As ferramentas quer eram problemáticas no Luminar 3 (Clone & Stamp, Erase) continuam sendo, porém me pareceram mais estáveis. Desde ontem, usei o programa por cerca de 3 horas sem problemas com o programa fechando do nada. Minha opinião hoje é que este programa funciona melhor como um plugin do PS (acho que não funciona com outros programas) que sozinho. Digo isso porque o clone & stamp do PS é tão bom quanto, porém muito mais rápido que do L4.
O L4, assim como o 3, somente permite impressão pelo driver da impressora, o que significa que não há muita opção de proofing. Ou seja, no meu caso, vou continuar tendo que editar minha imagem, depois “clarear um pouquinho” pra sair na impressora igual à imagem na tela.
Depois continuo escrevendo. Se alguém tiver dúvidas, mande e eu tento responder.