macete

Lembre que roupa é escura absorve luz e engana o fotômetro(salvo casos de roupa branca), ele buscará as áreas mais claras… geralmente paredes para acertar a fotometria.

Estranho isso. Fotometrar para a direita não é justamente o contrário? Jogar o histograma para a direita e recuperar AS ALTAS LUZES na pós?

De qualquer forma acho esse procedimento do fotógrafo sem sentido para esse fim. Bastava usar M ou compensar a exposição.

Está mais com cara de focar e recompor. Ou tique mesmo!!! :doh:

Reli o que o colega amador escreveu. Ele direcionou um pouquinho para o lado. De inicio eu tinha entendido que ele apontou pra fora do quadro. Se fosse isso, a unica possibilidade que via alem do tic nervoso seria disfarçar o click mas como a foto era posada, essa ideia cai por terra. Bem se ele apontou pra dentro da cena, acho que todas essas possibilidades são realmente válidas.

Mas aí, se a parede é clara o cara também não erra??? Se usar o fotômetro no pontual vai ter que escolher um ponto mais próximo do cinza médio, como a pele clara. Mas isso não tem nada a ver com “fotometrar para a direita” - técnica superexpor a cena baseada na ideia de se recuperam melhor as altas luzes que as sombras e pretos.

Eu não entendi que fosse fora da cena.
Entendi que fosse dentro da cena mas não de forma centralizada, pq isso pensei em fotometria.

Se foi fora da cena, só posso imaginar em: problema de AF e ele focava em algo contrastado fora da cena mas numa distância equivalente ao dos motivos; low sinc; e, maluquice…rs

:doh:

Perfeito, fernandomaues!!! :ok:

Pensei uma coisa e escrevi outra.

Recuperasse o estouro. As baixas já deverão ter sido expostas corretamente. :ok: :ok:

Realmente ele pode estar fotometrando em uma parede e travando a exposição. Mas ele só faria isso uma vez…

Se ele fotometrar ao extremo das pessoas ele vai errar mesmo, eu creio que ele fez isso que eu disse, mas aos lados de quem estava posando, por isso ele refazia a fotometria e não recomposição de cena.

Mas quem disse que ele usava fotometria pontual e não a média?

Se ele usar pontual em um grupo de pessoas ele vai errar não?

Claro que não! A fotometria pontual serve justamente para isso: ele escolhe, no monte de cores e luminosidades do grupo, o ponto mais próximo do cinza médio; fotometra ali; trava a exposição; recompõe e fotografa.

2x

amador47sc… ache o fotógrafo e pergunte a ele… é o único jeito :dizzy_face:

Ele pode escolher um branco, um preto, um cinza, qualquer tom que ele referencie com o ponto medio, desde que trave a exposição já com a compensação feita.

Mas aí é expor a esquerda, e não a direita… O esperado na exposição à direita é expor para os tons mais baixos e recuperar as altas nos pós, sem deixar as altas estourar de vez.

É uma possibilidade sim! :ok:

Mas é dificil saber ao certo se era isso sem ver o resultado, ele poderia estar também usando a média e estar compensando, para garantir que não ia perder a foto. :ponder:

Também ele estava fotometrando luz refletida e não incidente, então a cor da luz refletida nas roupas poderiam ainda sim enganar o fotômetro, o que justifica ele usar o pontual. :ponder:

E nem sabemos se ele estava usando flash, ai ele estaria realmente só refazendo a composição sem se preocupar tanto com a exposição. :ponder:

Já corrigi lá atrás, rbusato.
Pensei uma coisa e escrevi outra.

Todo mundo se matando pra adivinhar e vai que era um mosquito incomodando…

Ou o cara tinha Parkinson.
Ou pior… O Spider esteja certo!!! :dizzy_face:

Acho que você esta certo Hyde, Só perguntando ao fotógrafo! :smiley:

Acho que só para recompor, dependendo da lente a “mexida” parece ser bem grande aos olhos de quem ta de fora.

Seera casamento, é muito provavel que a camera estivesse em M, e talvez o flash. Então não precisa ficar fotometrando toda hora.
Eu voto no foco no ponto central.

OFF: uma vez, fui fazer uma formatura, com uma Nikon 801 com uma lente 35-135, punheteira. O foco daquela lente era tão lerdo, que quando apitava eu não acreditava. Aí, entre uma foto e outra, eu colocava a mão na frente da lente e focava, só pra “ir pro macro”.
Aí, na hora de fotografar, eu conseguia ver a imagem focando, srsrsrsrsrsrsrs

Sei lá, mas se me ver fotografando vai pensar o mesmo…

Acostumei a usar em 99% das vezes a câmera em AV (prioridade de velocidade) com medição pontual… Escolho o local da cena como tom médio, bloqueio a exposição (apontando o ponto central pra esse local) depois foco e recomponho…